5 Dicas de SEO para seu blog

5 Dicas de SEO para seu blog

SEO

Não é de hoje que encontramos uma real necessidade de dominar técnicas cada vez mais profundas do marketing digital e de SEO.

Afinal de contas, estamos em um processo de transformação digital que não tem volta, e a internet não é mais o futuro, e sim o presente.

Fazer um curso de informática pode ser um ponto de partida interessante para quem está completamente alheio ao assunto. Entretanto, se você veio até aqui buscar algumas dicas extras sobre como performar melhor com seu site em buscas do Google, acertou em cheio.

Nas estratégias de SEO é importante se manter atualizado, sempre estudando e colocando os seus estudos em prática para uma boa performance SEO.

Hoje, gostaria de trazer para você não uma, nem duas, mas 5 dicas incríveis de SEO para o seu blog.

São toques que só os profissionais de verdade conhecem e eles não espalham para qualquer um!

Então aproveite e confira aqui estas dicas e informações incríveis!

5 dicas de SEO para seu blog

Primeiramente eu acho relevante dizer que embora todas sejam dicas bastante úteis, a grande verdade é que a maioria delas não vai fazer muita diferença se aplicadas sozinhas.

Então, o que você precisa é montar uma estratégia de ataque que contemple estas ideias em praticamente qualquer palavra-chave.

1 – Combine short tails com long tails

Por um bom tempo os profissionais de SEO recomendavam focar somente em buscas de cauda longa. Entretanto, o Google está sempre se reinventando e trabalhando seu mecanismo de busca para encontrar o melhor resultado para atender os clientes.

Então, a preferência hoje é para textos com um tema central menos específico, mas que entregue muito conteúdo relevante e de qualidade.

Sendo assim, a palavra-chave principal hoje costuma ser de cauda curta, enquanto você trabalha termos semelhantes com cauda longa durante o texto.

Isto sem contar o número de palavras maior, que podem passar de 4000. Lembrando que só vai realmente valer a pena para o buscador caso o conteúdo seja realmente de qualidade.

2 – Trabalhe o CopyWriting

O Google entende cada vez mais o que é um conteúdo bem escrito do que é basicamente um texto amador. E isto muitas vezes não está diretamente relacionado ao uso de palavras-chave ou coisa do tipo.

Entenda, o que o Google realmente quer é trazer conteúdos de qualidade que respondam de maneira satisfatória à necessidade do usuário.

Se você simplesmente força resultados de SEO, provavelmente não irá colher o que está procurando. O buscador vai saber o que você está aprontando.

Por isso, evite gastar tempo recheando seu textos de palavras-chave e procure utilizar sua cabeça para escolher frases que irão orientar seu leitor a uma ação, que é algo muito mais proveitoso.

A própria opção de conhecer mais sobre textos persuasivos é uma ideia boa de curso para horas complementares. Saber escrever de uma maneira convincente traz resultados incríveis no longo prazo.

3 – Cuidado com a qualidade dos backlinks

Realmente a questão da autoridade do domínio diz bastante coisa sobre o seu site. E sem uma grande autoridade, vai ser praticamente impossível alcançar qualquer resultado em uma boa busca.

Entretanto, o desespero de alguns, principalmente iniciantes em SEO, pode fazer com que hajam penalidades graves.

Entenda, o Google quer que você atinja resultados de maneira orgânica. Isto não significa que você não pode pagar por posts patrocinados ou algo do tipo.

O erro que muitos cometem é exatamente tentar comprar pacotes de backlink de baixa qualidade. Sendo que não raramente, estes pacotes podem vir de sites com vírus ou mesmo com algum tipo de penalidade.

Isto irá derrubar a sua SERP ao invés de melhorá-la.

Então, tente correr atrás de links de maneira honesta, ou mesmo contrate serviços de PBN só em casos de extrema confiança.

Se isto não fosse importante, o Google não teria desenvolvido o Disavow. Que basicamente é a criação de uma lista de sites onde você insere aqueles cujo backlink deseja ignorar ou que não tem seu aval.

4 – Tente parágrafos e frases menores

O grande problema da maioria das pessoas que iniciam algum blog é exatamente tentar criar um texto acadêmico.

Mas este não é o propósito de um site do tipo blog. O que você quer é uma fonte de informação informal e bastante rápida, com facilidade para leitura.

Por isso, esqueça da possibilidade de parágrafos com mais de 3 linhas. Sendo que o ideal mesmo é criar algo em torno de 1 só. Ainda que isso signifique fazer uma divisão que não esteja totalmente de acordo com a gramática.

Entenda, o Google passou a incluir uma boa carga de seriedade para os usuários de dispositivos móveis. Então o que para você é uma simples e curta frase no computador, pode ser um grande parágrafo no celular.

A apresentação do conteúdo precisa ser a mais curta possível.

5 – Utilize a estrutura de tópicos da maneira correta

Todo texto de blog é baseado e formatado em HTML, e por isso deveria seguir as regras da linguagem de marcação.

A distribuição de cabeçalhos H2, H3, H4 e por aí vai, é algo mais do que uma questão de estética.

O que nós estamos criando com estas tags é basicamente uma estrutura de tópicos, que permite uma distribuição harmônica e organizada do conteúdo a ser lido.

Isto também facilita para o Google na hora de analisar o que você escreveu. Trazendo assim uns pontinhos extras.

Criar um conteúdo onde você utiliza várias vezes a tag H1, ou mesmo pula da H2 para H4 só porque achou mais bonitinho, muito provavelmente sofrerá penalidades.

Experimente algum plugin de tabela de conteúdos e você verá como tudo fica mais interessante.

Conclusão

Estes foram só alguns dos milhares de conceitos que podem ser trabalhados para alcançar um bom resultado nas buscas. Entretanto, é importante notar que muitos dos fatores que hoje são considerados cruciais, podem mudar do dia para a noite.

Sendo assim, recomendo que você se atualize constantemente, fazendo cursos e aprendendo da melhor maneira possível a se adaptar e extrair as regras.

Tudo isto sem perder a capacidade de orientar e persuadir o leitor a fazer a ação buscada por você com aquela publicação.

No mais é isso, qualquer dúvida é só chamar.

Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.