5 dicas para abrir sua própria padaria

5 dicas para abrir sua própria padaria

Montar uma padaria talvez seja a melhor ideia para se livrar da crise. Parece loucura, mas o setor de alimentação continua em constante desenvolvimento no Brasil e movimenta cerca de R$ 300 bilhões todos os anos.

Não é para menos, todas as pessoas precisam se alimentar, e isso independe das condições financeiras.

O setor de panificação é um dos que mais gera lucro para quem investe, uma vez que o café da manhã padrão do brasileiro é composto por café, pão e leite.

De acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), o setor movimenta mais de R$ 80 bilhões por ano.

Sendo assim, não vai faltar clientela para o estabelecimento. Portanto, confira uma lista com 5 dicas para abrir a sua própria padaria.

1. Planejamento

Antes de abrir qualquer empreendimento, a primeira coisa a ser feita é o planejamento.
Se planejar é manter uma estratégia pronta, o que garante mais flexibilidade durante as ações tomadas ao longo da gestão. Veja o que deve conter em um planejamento:

  • Abertura do CNPJ;
  • Licenças e alvará de funcionamento;
  • Contratação de funcionários;
  • Equipamentos para o funcionamento do local.
  • Cursos de Confeitaria

Cabe destacar que é muito importante ter um capital para investir, pois uma padaria precisa de vários equipamentos para funcionar.

2. Localização

Escolher o melhor lugar para inaugurar a padaria é outro passo importantíssimo. Esse tipo de estabelecimento é de caráter competitivo e para conquistar clientes é preciso oferecer um serviço de qualidade.

O recomendado é pensar no público-alvo que deseja atingir. Normalmente, as famílias são os principais consumidores de padaria.

Assim sendo, o ideal é pensar em uma instalação num local que contenha um grande número de casas e apartamentos.

3. Não só de pão viverá o cliente

Quem é que nunca passou em uma padaria para tomar um cafezinho? Para evitar o preparo constante da bebida, o ideal é procurar uma empresa que ofereça o aluguel de máquina de café expresso.

Além de ser mais prática e cômoda, o sabor do café expresso geralmente agrada bastante o consumidor.

Além disso, pensar em outros tipos de alimentos para vender é uma boa ideia para garantir mais vendas. Neste caso, pizzas e esfihas costumam ter saída constante em padarias.

Um forno esteira pizza facilmente daria conta da demanda em uma padaria de pequeno a médio porte, por exemplo. Cabe destacar que oferecer maior variedade é o pontapé inicial para fidelizar os clientes.

4. Escolha certa das máquinas

Muitas pessoas têm dúvida sobre quais máquinas compõem uma padaria. Equipamentos, como balcão refrigerado, forno e chapa são os mais pesquisados entre os interessados em montar esse tipo de estabelecimento.
Por conta disso, separamos uma lista com máquinas indispensáveis numa padaria. Veja:

  • Amassadeira;
  • Balança Digital;
  • Mesa de Inox;
  • Modeladora;
  • Divisora de Colunas;
  • Batedeira Profissional;
  • Fôrmas;
  • Fornos;
  • Câmara de Crescimento;
  • Ultracongelador;
  • Armário e esteiras;
  • Resfriador;
  • Balcões;
  • Balcões Refrigeradores;
  • Fatiadeira;
  • Máquina para cortar frios;
  • Geladeira;
  • Freezers Verticais;
  • Veículo para entregas.

Em linhas gerais, esses são os principais equipamentos e máquinas utilizados em uma padaria. Ainda assim, cabe destacar que os assados vão a fornos diferentes do usado para os pães.

Para assar outros tipos de alimentos, como as esfihas, o ideal é investir em um forno para esfiha. Para assar empadas, bolinhos e tortas, recomenda-se optar por um forno específico.

5. Foco no atendimento

Quando tudo já estiver montado e preparado, a dica final consiste focar no atendimento ao público. Isso porque o contato humano é um dos fatores que vão definir se o cliente voltará ou não àquele estabelecimento.

Ou seja, pessoas treinadas e simpáticas são capazes de cativar o público-alvo. Quem é que não gosta de chegar a um lugar novo e ser bem recepcionado?

Além disso, outra coisa que tem dado muito certo é o processo de degustação para os clientes.

Nos primeiros meses, disponibilizar uma cafeteira expresso é uma boa forma de fazer com que os clientes se sintam em casa e mais habituados. Assim, eles voltarão com regularidade.

Dica extra:

Antes da inauguração, crie uma página da padaria em cada rede social e faça a divulgação do estabelecimento.
Usar a estratégia do cafezinho grátis pode pescar alguns visitantes. Assim como diz o ditado popular: a propaganda é a alma do negócio. E, sem alma, ninguém é capaz de viver!