A maneira ideal de manter a segurança em um açougue

A maneira ideal de manter a segurança em um açougue

A segurança no trabalho é um tópico muito importante para a administração de empresas. Seu objetivo é definir quais são as medidas e ações que podem ser tomadas para conseguir um ambiente de trabalho mais seguro, com menos acidentes e sem causar doenças em seus funcionários.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre esse assunto no que diz respeito aos açougues, um negócio promissor no mercado brasileiro.

Como garantir a segurança

Existem uma série de normas e leis a se seguir quando se abre uma empresa. Quando é uma empresa no ramo alimentício isso se torna ainda mais relevante e é o caso dos açougues.

Um açougue precisa se preocupar com a qualidade da carne, que tende a estragar mais rapidamente que outros alimentos. Mais do que isso, o dia a dia em um açougue é arriscado, por conta da câmara fria, dos objetos cortantes e outros.

Para se certificar de que todas as normas e leis de segurança estão sendo seguidas é possível contratar uma Empresa de consultoria em segurança do trabalho.

Esse tipo de empresa conta com especialistas na área, que se certificam de que o lugar está completamente adequado para funcionamento.

Ultimamente, a fiscalização tem aumentado e, em alguns casos, quando as normas não estão sendo cumpridas se pode considerar como um atentado contra a saúde pública. Assim, nenhum descuido pode ser aceitado.

Com uma empresa especializada, evita-se problemas legais e se tem mais tempo para administrar o açougue.

Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros também é um órgão fiscalizador. Todo estabelecimento precisa provar que está preparado para situações de incêndio e que os riscos de incêndio são minimizados ao máximo.

Em empresas menores, o documento usado para isso é o CLCB e, em empresas maiores ou que apresentam maiores riscos, é o AVCB.

A diferença é que o CLCB pode ser emitido por um engenheiro, enquanto o AVCB precisa necessariamente ser emitido pelo Corpo de Bombeiros.

A proteção contra incêndios vai muito além de um Extintor de incêndio preço baixo, é preciso equipar a empresa com uma série de itens para que ela seja considerada segura. Dentre esses itens, pode-se destacar:

  • Extintor de incêndio do tipo certo;
  • Mangueira hidrante do tipo certo;
  • Luzes de emergência;
  • Placas de sinalização;
  • Detector de incêndio;
  • Portas corta fogo.

Quando se fala no tipo certo isso significa que existem diferentes tipos de extintores e de mangueiras e que cada um é voltado para um ambiente diferente. A dica é sempre se informar antes de fazer a compra.

Equipamentos de Proteção Individual

A rotina em um açougue envolve perigos, principalmente porque há o manuseio constante de objetos cortantes. Para evitar acidentes, é crucial que todos os funcionários sempre utilizem os equipamentos de proteção individual adequados para sua função.

A Luva de malha de aço para açougueiro deve ser usada no momento de corte das carnes, para evitar ferimentos nas mãos.

Existem diferentes tipos de luva que podem ser usados e a recomendação é investir nas mais grossas, que oferecem maior proteção e durabilidade.

Além de trabalharem de forma mais segura, os funcionários conseguem mais produtividade com essa proteção. Isto é, com as luvas há menor necessidade de prestar atenção na tarefa, permitindo que seja executada mais rapidamente.

Para um açougueiro, o avental para a proteção do tronco também é essencial. Geralmente, é um material impermeável, o mais popular sendo o PVC forrado.

Esse é um equipamento de proteção que permite um trabalho mais limpo, pois não absorve líquidos e pode ser higienizado facilmente.

Quando há o uso de máquinas de corte que produzem ruído é preciso usar protetores auriculares. Nesse caso, o objetivo não é evitar acidentes, mas conservar a audição dos funcionários.

A bota para trabalho impede o trabalhador de cair quando o chão estiver molhado, o que costuma acontecer com frequência em um açougue. Geralmente, são botas feitas de PVC e possuem um solado de borracha. Também servem como proteção térmica na câmara fria.

Em conclusão, existem uma série de preocupações que um dono de açougue deve ter.

A segurança deve estar presente no ambiente e na equipe. Como são muitos detalhes, muitas normas a se seguir, pode ser interessante contratar os serviços de uma empresa de consultoria de segurança no trabalho para resolver essas questões.

O cuidado com a segurança vai muito além do momento de abertura da empresa, deve ser diário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *