A segurança do seu negócio em primeiro lugar

A segurança do seu negócio em primeiro lugar

O Brasil vive uma péssima fase em termos de segurança pública e isso não é novidade para ninguém. Entretanto, nem todos consideram um detalhe importante: estabelecimentos comerciais costumam ser mais visados por bandidos em comparação com residências.

O motivo por trás disso é o fato de que eles costumam estar em busca de grandes quantidades de dinheiro em espécie e de equipamentos que possam ser vendidos por valores atrativos, itens que costumam estar presentes em comércios e outras empresas.

A boa notícia é que há diversas maneiras de fazer com que seu estabelecimento fique a salvo de atividades criminosas. Confira algumas dicas para isso a seguir.

  1. Tenha um cofre

Por mais que muitas pessoas vejam isso como um clichê e algo que não costuma ser eficiente, a presença de um cofre digital pode ser de grande ajuda para intimidar assaltantes.

O motivo por trás disso é que tais criminosos trabalham com a oportunidade, fazendo com que qualquer obstáculo que torne o roubo mais complexo tenda a desmotivá-los.

Além disso, a presença de um cofre ainda tem outro benefício: ele evita roubos e desvios de dinheiro por parte dos próprios funcionários – algo que, infelizmente, é muito mais comum do que boa parte das pessoas imagina.

No entanto, para que isso se concretize, é importante que o menor número de pessoas possível tenha acesso ao cofre de segurança.

Vale ressaltar que, com o avanço da tecnologia, há cada vez mais recursos para tornar um cofre mais seguro. É possível, por exemplo, contar com um que faça a abertura mediante a leitura de biometria.

  1. Invista em uma porta blindada

Figuras de destaque que, por algum motivo, estão sob ameaça, como promotores e juízes que trabalham em casos com mais atenção pública, costumam andar de carro blindado.

Como o seu próprio nome diz, trata-se de um veículo com uma estrutura reforçada, que dificulta ações como assaltos e até mesmo ataques com armas de fogo.

Por mais que boa parte das pessoas saiba disso, nem todas consideram que é possível trazer esse tipo de proteção para o seu negócio: basta investir em uma porta blindada.

Assim como no caso do carro, ela tem uma estrutura mais pesada e reforçada, de modo a evitar arrombamentos e outros tipos de entrada forçada.

Vale ressaltar que, devido ao fato de a estética da fachada do estabelecimento ser importante para atrair clientes e obter vendas, esse recurso não deve ser usado nesse local.

Recomenda-se, assim, instalar esse tipo de porta em locais mais críticos, como a sala em que fica o cofre ou a administração.

Do mesmo modo, é preciso ter em mente que a porta blindada preço é consideravelmente mais alto que o de uma porta normal. Assim, é preciso analisar se o custo-benefício dessa medida é vantajoso para o seu negócio.

  1. Conte com tecnologia

Apesar de o uso de obstáculos físicos ser uma medida importante para evitar ações criminosas em seu negócio, eles não são os únicos recursos com os quais você pode contar.

Desse modo, também há a possibilidade de usar a tecnologia com essa mesma finalidade. Basta instalar itens como:

  • Alarme (de preferência monitorado);

  • Câmeras de segurança;

  • Sensores de presença;

  • Circuitos internos de TV.

A vantagem dessas soluções é o fato de que ela facilitam uma tarefa importante para inibir atividades criminosas, como a identificação dos responsáveis.

Por conta disso, eles se sentem intimidados, fazendo com que essas tecnologias também tenham um efeito psicológico.

  1. Considere contar com ajuda especializada

Devido à preocupação crescente da população com a situação da segurança pública no Brasil, cada vez mais profissionais têm se especializado nesse ramo.

Normalmente, eles atuam como consultores, analisando as características de cada espaço e sugerindo soluções para reduzir as chances de que ele seja alvo de atividades criminosas.

Como empresas costumam ser mais visadas por bandidos do que residências, a contratação de uma empresa de sistema de segurança, ou mesmo de um profissional autônomo com essa finalidade, podem ser vantajosos.

Nesse caso, ele fará um estudo meticuloso do local em que o negócio funciona, para, em seguida, sugerir as melhores medidas para ele, de modo a sanar suas vulnerabilidades.

Por fim, esse serviço também pode ser de grande ajuda para fazer com que as demais soluções adotadas funcionem adequadamente.

Para se ter uma ideia, no caso das câmeras de segurança, o profissional pode ajudar a definir seu posicionamento, de modo a assegurar a geração de imagens de boa qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *