Abrindo uma empresa de venda de moedas internacionais

Abrindo uma empresa de venda de moedas internacionais

Uma casa de câmbio pode ser uma ótima oportunidade de negócios, com estabilidade e bom lucro a partir da venda de moedas internacionais.

Com o advento da globalização, cada vez mais temos contato com o mundo afora.

Com o passar dos anos e com a evolução do capitalismo mundial, tornou-se imprescindível que façamos negócios com todo o globo, além disto, o turismo é algo cada vez mais popular entre as diversas populações mundiais.

Esse diálogo internacional fez que se tornasse cada vez mais necessária a existência de empresas especializadas na compra e venda de moedas internacionais.

Ou seja, há uma constante demanda pelo serviço e ao contrário do pensamento popular, é relativamente simples abrir uma empresa com esta função, basta seguir alguns requisitos e estar atento a peculiaridades do meio.

Saiba agora como você pode abrir sua própria casa de câmbio e quais os requisitos para isso.

Ótima oportunidade de negócios

Uma casa de câmbio pode ser uma ótima oportunidade de empreendimento. Além de ser um mercado muito estável, você pode estar realizando esta empreitada com um pequeno investimento inicial, necessário para compra de equipamentos básicos como uma mesa de escritorio; e de sua matéria prima, que no caso são as moedas internacionais, é claro.

Para isso, você precisa saber que o BC (Banco Central) delimita quais tipos de instituições podem realizar este tipo de negócio.

Você pode conferir a lista no site oficial do BC, pois é a forma mais prática e segura de ter acesso ao serviço.

Abrindo seu negócio

Para o início do negócio, é necessário que primeiramente você faça a Abertura de microempresa. Isso garantirá que você opere dentro da lei, podendo emitir nota, pagando os devidos tributos, contratando pessoal e etc.

Por fim, para que seu negócio opere na inteira legalidade é necessário que você cumpra alguns requisitos. São eles:

  • Indicar os responsáveis pelas operações ao mercado de câmbio;

  • Apresentar projetos indicando os objetivos operacionais básicos;

  • Ter um CNPJ aberto e regular;

  • Enviar mensalmente informações ao Banco Central do Brasil.

 

Cumprindo os devidos requisitos acima, ficará simples abrir seu negócio.

Você pode optar por um imóvel num lugar de bastante circulação, como shoppings e afins e também adquirir, para um bom funcionamento, uma estação de trabalho 6 lugares por exemplo, ideal para que seus funcionários possam exercer suas funções e fazer seu negócio funcionar.

Obtendo lucro

Para que o negócio obtenha lucros rápidos, é importante saber como funciona esse mercado de comércio cambial.

Basicamente, casas de câmbio operam sem taxas pré-estabelecidas, isso quer dizer que você poderá obter diferentes margens de lucro, definindo sua taxa de serviço dependendo da necessidade presente de seu negócio ou conforme a concorrência aumenta.

Além disso, estar atento à situação político-econômica do país fará com que você aproveite os momentos certos para multiplicar seus ganhos.

Um exemplo disso, é aproveitar momentos em que a inflação brasileira está alta para que você possa comprar euro barato, posteriormente tendo grandes lucros.

Dólar turismo e comercial

Existem duas diferentes cotações para o dólar: o comercial e o turismo.

O dólar comercial é aquele que é negociado em instituições financeiras especializadas.

É utilizado para a realização de importação e exportação de mercadorias, movimentações financeiras do governo no exterior e empréstimos de brasileiros residentes fora do país.

O dolar turismo é aquele que utilizamos para os gastos realizados em viagens ao exterior, para aquisição de passagens aéreas e conversão de débitos efetuados em moeda estrangeira feitas no cartão de crédito.

 

Ele costuma ser mais caro que o dólar comercial, visto que o papel moeda o atribui uma série de riscos e custos adicionais, como: a logística, o armazenamento, custódia e segurança.

 

O comercial sendo apenas transações virtuais não possuem esse tipo de custo, por isso tendem a estar cerca de 1% mais barato que o turismo. Vale ressaltar que o comercial só pode ser adquirido e comercializado por pessoas jurídicas.

Faça seu negócio crescer

Bom, por fim é importante para que seu negócio obtenha sucesso, que você mantenha em dia a contabilidade do mesmo, de preferência com o auxílio de um bom contador ou um escritório especializado.

Com isso, você terá a garantia de que sua empresa tenha um bom desempenho e uma boa lucratividade.

Portanto, isso é tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa de venda de moedas internacionais, um dos empreendimentos mais lucrativos da atualidade.