Maquinários que podem acelerar a sua produtividade

Maquinários que podem acelerar a sua produtividade

As mudanças são constantes na industria, especialmente em maquinários, e cada vez mais os empreendedores buscam se adaptar de uma forma favorável para seus negócios.

Neste cenário, consequentemente, ocorre uma grande procura por aprimorar os processos realizados nas empresas, principalmente, em prol da produtividade.

Uma das alternativas muito exploradas é a automação industrial, que visa, principalmente, tornar os processos mais ágeis por meio da aplicação de processos automatizados.

É uma forma de usar a tecnologia e maquinários a favor da produtividade, reduzindo também os custos com a mão de obra e alcançado resultados com maior precisão.

O que é centro de usinagem 5 eixos?

A usinagem é um setor direcionado predominantemente para que a matéria-prima, seja metálica ou não, seja trabalhada, por processos de desbaste mecânico.

O centro de usinagem consiste em operações diversas que podem ser realizadas nesse segmento, tais como:

  • Aplainamento: processo de corte do material com movimentos alternados;
  • Fresagem: método aplicado, principalmente, para criar estriados, coroas de comando e engrenagens;
  • Furação: perfuração de materiais com combinação de deslocamento retilíneo e rotação;
  • Abertura de roscas: efetuado em superfícies cônicas de revolução ou cilíndricas;
  • Mandrilamento: comumente aplicado para aprimorar a qualidade da peça.

No que diz respeito ao centro de usinagem cnc 5 eixos, trata-se de uma máquina-ferramenta que abrange diversas possibilidades, pois a ferramenta de corte se locomove de maneira linear por meio de eixos X, Y e Z. Além disso, gira nos eixos A e B, dessa forma, qualquer direção de corte na peça pode ser indicada pelo programador.

É importante lembrar que os equipamentos CNC (Comando Numérico Computadorizado) consiste em um sistema eficaz para o controle de máquinas.

Sendo assim, para que a programação seja feita de maneira adequada, é fundamental que um profissional esteja responsável pela operação. Afinal, dessa forma será possível otimizar de forma significativa os processos realizados.

Como funciona um sistema de dosagem?

Assim como os outros elementos e maquinários apresentados, o sistema de dosagem tem um grande potencial para contribuir com a produtividade, pois se trata de um conjunto de equipamentos aplicados para manipular matérias-primas.

No entanto, não há um projeto padrão para todas as indústrias, uma vez que se trata de um mercado amplo e com inúmeras particularidades.

Essas matérias trabalhadas podem ser tanto sólidas, quanto líquidos, em prol gerar produtos químicos dos mais diversos setores, tais como bebidas, mistura de nutrientes em rações, aditivos para indústria alimentícia, entre outras possibilidades.

Por mais que existam distinções entre os sistemas, de forma geral, quando é projeto de forma adequada, apresenta atributos como praticidade operacional e a economia de espaço na instalação. Ainda mais, é possível citar alguns subsistemas que integram o sistema de dosagem:

  • Reatores: local onde a matéria-prima é recebida e a produção ocorre;
  • Tanques de matéria-prima: armazenam a matéria-prima usada;
  • Recebimento e armazenamento da matéria-prima: tanques distintos que também acondicionam a matéria-prima;
  • Sistema de envase: etapa onde o produto é colocado na embalagem primária.

Há ainda, componentes auxiliares que possuem funcionalidade relacionada com a conexão entre eles e a coleta de dados, tais como válvulas, medidores de nível, acessórios para tubulação, painéis de controle, entre outros.

Como funciona o banco de capacitores?

O banco capacitores consiste em um conjunto de unidades capacitivas e um equipamento de montagem, proteção, manobra e controle. Ele é aplicado principalmente para corrigir o fator de potência, que pode causar disfunções nos resultados obtidos da rede elétrica.

A procura por banco de capacitores automático preço pode ser mais viável de acordo com a aplicação, principalmente para quem almeja mais praticidade, pois essa alternativa apresenta um controlador eletrônico, comumente microprocessado, que insere ou remove os capacitores do sistema conforme o fator potência varia.

É um equipamento muito aplicado para potencializar a eficiência no consumo de energia e identificar se a energia reativa está excedente, pois as máquinas consomem dois tipos de energia, a reativa e a ativa.

Enquanto a primeira é fundamental para o fluxo magnético, a ativa gera trabalho, por esse motivo, ao notar a reativa muito alta, algo pode estar errado.

A produtividade tem um papel fundamental para qualquer empreendimento e por esse motivo, a busca por aprimorar os resultados alcançados é constante.

Conforme apresentado ao longo do texto, com as ferramentas corretas e os maquinários certos, é possível diminuir a mão de obra e tornar os processos cada vez mais ágeis e precisos.