Como administrar melhor uma padaria?

Como administrar melhor uma padaria?

Ter uma padaria é um ótimo investimento aqui no Brasil, principalmente para quem ainda não sabe muito bem que tipo de comércio aplicar.

Um dos maiores segmentos industriais do país, esse setor fornece basicamente 10% dos alimentos que consumimos no dia a dia, principalmente o pão francês e o pingado com leite, que são sempre as principais escolhas da maioria dos clientes para um café da manhã.

Mas, para que a sua padaria possa se tornar grandiosa e lucrar em sua região, é necessário saber que existem algumas etapas de construção, compra de materiais e contratação de padeiros e funcionários.

Para te ajudar, hoje falaremos um pouco mais sobre alguns tipos de equipamentos de padaria. Neste artigo, introduziremos alguns aspectos, serviços e materiais importantes para o sucesso de seu negócio.

Como escolher as peças para meu investimento?

Após que seu plano de negócio estar definido e o planejamento estiver se desenvolvendo, chega um momento em que a escolha de materiais deve ser feita.

E para que não haja erro, é interessante pensar em alguns aspectos antes de comprá-los, como:

  • Qualidade;
  • Durabilidade;
  • Funcionalidade;
  • Facilidade de execução.

Todos esses quesitos casam com o ambiente da padaria, pois é um local que, principalmente de manhã, precisa de um serviço de atendimento com mais rapidez, pois costuma ser bem movimentada.

Primeiros equipamentos da sua padaria

Para uma padaria de sucesso, existem diversos equipamentos que são necessários.

No entanto, três deles se destacam no segmento, alterando toda a fluidez do trabalho exercido além da impressão que os clientes terão do local. Confira quais são a seguir:

1. Controle e segurança

O relógio de pontos é um dos quesitos mais importantes em qualquer negócio tanto para um bom relacionamento com seus colaboradores, quanto para a segurança de todos.

Isso porque o relógio auxilia no controle de presença e horário dos colaboradores, que serão pagos e terão seus direitos sempre reservados com o auxílio dessa máquina que registrará o trabalho exercido.

Não só uma facilidade para os funcionários, ela também é para os donos, pois eles podem controlar os horários de entrada e de saída de os trabalhadores, fiscalizar faltas e atrasos, controlar acesso de pessoas não autorizadas, além de ter um registro da presença para fins legais.

Há dois tipos de relógio de ponto hoje no mercado. Um é o biométrico, que identifica a digital de cada empregado, evitando possíveis fraudes e facilitando a identificação de cada indivíduo.

O segundo modelo é o digital, que costuma ser financeiramente mais acessível e é composto por um cartão que “bate o ponto”. Independentemente de sua escolha, será uma boa pedida.

A manutenção de relógio de ponto é algo que necessita de cuidados e uma empresa especializada, que contenha um técnico que irá resolver seus problemas, caso tenha um.

Isso porque a manutenção desse equipamento é muito específica, necessitando de uma mão-de-obra especializada.

Vale frisar, no entanto, que por conta de seu uso ser periódico, há a necessidade de uma atenção maior ao aparelho, além de uma manutenção preventiva de tempos em tempos.

Balcão refrigerado

O Balcão refrigerado para padaria é importante para a exposição e higienização do local, esse material é necessário em diversos ambientes como cozinhas industriais, lanchonetes, restaurantes, cafeterias, entre outros.

Ele ajuda a conservar os alimentos que nele estão e que necessitam ser armazenados ou refrigerados. Ou seja, caso necessite deixar um alimento fora da geladeira por alguns minutos, o balcão ajudará nesse quesito.

Outro item bastante utilizado é o balcão refrigerado para frios, para que eles se mantenham sempre frescos e sejam cortados em frente ao cliente que fez um pedido.

Seus benefícios são:

  • Ajustar temperaturas entre -20° à 10°;
  • Auxílio na refrigeração;
  • Estética do local por seu design em inox;
  • Ótimo custo-benefício.

Outro equipamento muito visto em estabelecimentos como padarias, costuma ser o balcão vitrine, que é um compartimento fechado, expositor de diversos alimentos, como os doces que costumamos ver ao lado dos pães e frios.

Lembre-se sempre de limpar o condensador de seu balcão, desinfetá-lo e desligá-lo da tomada. Utilizar materiais leves para sua higienização e deixá-lo sempre atrativo para os fregueses também é uma manutenção necessária para aumentar sua longevidade e chamar a atenção dos clientes.

Por último, mas não menos importante, o Expositor vertical é parecido com uma geladeira e tem o diferencial de praticidade e disposição de produtos a serem comprados.

Seu design comporta uma porta de vidro para que a exposição de seu conteúdo seja mais facilitada para os clientes abrirem a porta e pegarem o que desejam, sem afetar na abertura desnecessária de seus compartimentos que podem prejudicar a conservação dos alimentos e bebidas.

Conclusão

Hoje falamos sobre três tipos de materiais que são muito úteis e indispensáveis para a construção de sua nova padaria. Além deles, há outros diversos itens que você deverá comprar.

Mas, faça tudo com calma e adquira tudo aos poucos, para que possa fazer as melhores escolhas e de mais alta qualidade sempre, para atender todos os seus clientes da melhor forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *