Conheça os serviços terceirizados mais comuns em empresas

Conheça os serviços terceirizados mais comuns em empresas

Se o mercado brasileiro já estava acirrado antes da crise econômica, depois da popularização de serviços terceirizados essa características apenas se intensificou. Como por exemplo, saber se médico pode ser MEI.

Isso pois, com menos dinheiro para gastar e menos segurança a respeito de sua estabilidade financeira, a população de modo geral tem pensado duas vezes antes de comprar alguma coisa. E, quando alguém opta por fazê-lo, há uma preocupação ainda maior em obter uma relação custo-benefício vantajosa.

Uma das principais maneiras de tornar um negócio mais competitivo é cortando custos, mas de modo que isso não afete a qualidade do produto ou serviço que será entregue ao consumidor.

Deste modo, um número crescente de estabelecimentos  tem optado por contratar prestadores de serviço ao invés de empregados diretos para cuidar de certas funções – ou seja, terceirizar a tarefa.

Pensando em fazer isso em seu estabelecimento? Então continue lendo e confira alguns dos principais serviços que os proprietários de negócios costumam contratar dessa maneira:

  1. Recepcionistas

Há quem pense que ter uma recepcionista qualificada seja apenas um luxo para uma empresa. Isso, porém, não é verdade: quando um visitante importante, como um colaborador, investidor ou cliente em potencial visitam o local, ser recebidos por uma pessoa simpática e qualificada faz toda a diferença, criando uma imagem profissional do negócio.

Além disso, os profissionais da área costumam auxiliar em rotinas administrativas fundamentais para o desenrolar dos trabalhos cotidianos da empresa, tais como:

  • Organização da agenda;

  • Organização de documentos;

  • Filtrar ligações e anotar recados;

  • Em certos casos, receber dinheiro.

Uma das principais vantagens de se contratar uma empresa de recepcionista ao invés de um empregado direto é que, quando a pessoa que normalmente atende o seu estabelecimento precisar se ausentar por qualquer motivo, o fornecedor de mão-de-obra se responsabiliza por providenciar alguém para substituí-la. Deste modo, a sua recepção nunca ficará desentendida.

  1. Portaria

A péssima situação da segurança pública brasileira tem feito com que cada vez mais estabelecimentos invistam em um serviço de portaria.

Isso pois, por meio de profissionais qualificados e do uso de certas tecnologias, ele permite fazer um controle eficaz de entradas e saídas.

Pois, é de extrema importância que os porteiros, consigam regularizar e cadastrar caminhões de transportadoras, carros de colaboradores e o controle geral de toda a movimentação da portaria do local.

Deste modo, as chances de que terceiros desautorizados ingressem nas dependências da empresa caem consideravelmente.

Mais uma vez, a portaria terceirizada costuma ser a opção de escolha de empreendedores. O motivo por trás disso é o fato de que, assim como no caso da recepção, não há imprevistos envolvendo funcionários que tiveram que se ausentar do trabalho por algum motivo.

Da mesma forma, como boa parte das prestadoras de serviço do interior são especializadas, há grandes chances de que a pessoa que trabalhará em seu estabelecimento será qualificada.

Além disso, é interessante investir em medidas de segurança para que o profissional em questão possa fazer o seu trabalho de uma maneira mais eficaz e segura.

A portaria blindada, por exemplo, é uma boa opção: como ela cria uma barreira entre visitantes e porteiros, eles se sentem mais seguros para barrar a entrada de uma pessoa que aparentemente não tem autorização para tal.

  1. Serviços terceirizados de copa

Em empresas dos mais diversos segmentos, é comum que haja um espaço de copa e cozinha. Esse é o local onde os empresários podem tomar café, guardar a comida que trazem de casa e até mesmo se socializar durante os intervalos do trabalho.

O problema é que, em muitos casos, esse espaço causa conflitos entre funcionários e até mesmo entre a equipe e a chefia.

O motivo, normalmente, é a limpeza: pese à conscientização que boa parte das pessoas tem, sempre há quem deixe a sua sujeira para trás, atraindo insetos e gerando mau cheiro.

Isso, felizmente, pode ser evitado: basta contratar um serviço de copa. Deste modo, haverá um profissional que se encarregará desde o preparo do café até a limpeza de xícaras e pratos que porventura tenham sido deixados para trás.

Mais uma vez, esse é o tipo de atividade que costuma ser terceirizado, afinal, um dia sequer sem uma pessoa para se encarregar dessa tarefa pode causar um verdadeiro caos em qualquer empresa.

Normalmente, fornecedores de mão-de-obra para faxinas também costumam oferecer uma pessoa que possa atuar como serviços terceirização copeira.

Vale ressaltar que, independentemente do profissional contratado via serviços terceirizados, é fundamental que o estabelecimento que intermedia o processo seja de confiança. Do contrário, as chances de que o conteúdo do contrato não seja cumprido são grandes.