Conheça sobre as empresas de impressão 3D

Conheça sobre as empresas de impressão 3D

O que você pensa quando ouve que uma empresa faz Impressão 3d sp? Esse tipo de serviço é cada vez mais procurado e tem revolucionado vários setores, pela capacidade de inovação.

Apesar dessa tecnologia ter surgido há quase quarenta anos, as empresas estão sempre aprimorando as aplicações e formas de usar esse recurso.

Muito além do conceito de imprimir, as empresas que prestam serviços de Impressão 3d sp são capazes de criar objetos, protótipos e aprimorar processos nos mais variados segmentos: da indústria a construção civil.

Por esse motivo que um dos pilares que ronda esse conceito é a chamada quarta revolução industrial.

Há vários tipos de técnicas no mercado da manufatura aditiva que possibilita, na prática, o Serviço de impressão 3d.

Assim, se você está pensando em investir nesse ramo ou contratar uma empresa especializada para um serviço e quer saber mais, esse artigo pode te ajudar nessa missão.

Conheça a evolução do Serviço de impressão 3d

Desde que surgiu, em 1981, após criação do cientista japonês Hideo Kodama, no Instituto de Pesquisas Industriais, em Nagoya, essa tecnologia só evoluiu com o passar do tempo.

Apesar de a ideia ter sido criada em 1981, foi em meados de 1984 que o norte-americano, Charles “Chuck” Hall desenvolveu a primeira impressora 3d.

Com o tempo, a tecnologia foi se expandindo e hoje é uma das tendências mais usadas no mercado.

Sua fabricação consiste, basicamente, em um processo de filamento fundido. Na prática, o processo consiste em:

  • Aquecer os filamentos de materiais plásticos em um estado semi-sólido;

  • Movimentar os filamentos;

  • Dar forma aos objetos.

Além desse modelo, outros processos se destacam nos Serviços de impressão 3d, entre eles estão: Sintereização Seletiva a Laser, Polyjet e Sinterização Direta de Metal a Laser. Para que facilitar o entendimento de cada um, siga os tópicos!

1. Sintereização Seletiva a Laser (SLS)

Feita com laser, essa máquina permite a criação de diversos materiais, como o nylon. Tem um alto custo, mas a vantagem desse tipo de impressão tridimensional é o acabamento em alto nível, com um objeto mais resistente

2. Polyjet

A partir de camadas, a técnica de Polyjet é capaz de fazer objetos e peças com texturas e cores variadas.

Essa técnica é muito parecida com a impressão a jato de tinta e fornece um acabamento perfeito para os materiais.

3. Sinterização Direta de Metal a Laser

A partir de metais e laser para fundição, esse modelo de impressora 3D é capaz de criar objetos complexos, em camadas.

Um exemplo prático dessas possibilidades é a criação de instrumentos na área médica, além de implantes cirúrgicos e peças automotivas.

Como criar uma porta comercial?

Com tanta variedade e diferença de acabamentos e produção, muitos acreditam que a impressão tridimensional não é uma realidade que todos os bolsos são capazes de bancar.

Mas, é fato que esse tipo de inovação potencializa muito o que se entende por indústria 4.0.

Um exemplo prático é a criação de objetos que são essenciais em projetos de construção de casas e residências. A Porta comercial é um deles.

No Brasil, há uma empresa específica neste meio, que fabrica esse tipo de material tanto para a indústria como para o comércio. Para realizá-lo é necessária uma série de processos, entre eles:

  • Esboço do desenho e design em programas digitais;

  • Simulação com medidas e especificidades e envio para impressão;
  • Planejamento perfeito e adequado para o que você precisa;

  • Formato e a espessura ideal para cada projeto;

Essa opção pode ser assustadora, apesar disso, a tecnologia mostra o quanto é possível avançar nas mais diversas áreas, com soluções que podem ser mais sustentáveis do que as existentes.

Portão eletronico

Elemento fundamental em projetos e destaque por causa da segurança e praticidade, o Portão eletronico também pode ser feito com a tecnologia 3d.

Não só as portas e portões como também casas inteiras já são construídas com essa tecnologia, pelo menos em lugares do mundo como o Texas.

Após a construção de uma residência funcional de quase 75 M² em um tempo recorde de 24 horas, uma startup chamou a atenção para essa possibilidade. A ideia está sendo replicada por outras empresas no mundo e traz uma realidade cada vez mais eletrônica para a vida das pessoas.