Conhecendo mais sobre o mundo do açougue

Conhecendo mais sobre o mundo do açougue

Considerado o terceiro maior produtor mundial de carne vermelha, frango e carne suína, o Brasil é muito popular em sua qualidade com esses produtos. Assim, o mercado pode diminuir um pouco os preços sem que ocorram prejuízos, isso por conta do tamanho de sua oferta na qual as carnes são encontradas em todo lugar.

Alimentação típica do povo brasileiro, está presente em todas as refeições, seja como frios ou a mistura principal do prato que será servido. É fundamental para o churrasco e casas de carne.

Ou seja, nosso país é ideal para investir nesse tipo de mercado e uma boa pedida é o açougue. Ele é composto por um lugar cheio de peças e animais diferenciados e vende todo o tipo de utensílio para churrascos, temperos e também o prato essencial.

Seu papel fundamental é oferecer uma alimentação certificada, higienizada e que seja sempre de confiabilidade para o cliente, para que ele possa sempre voltar e indicar o local para outras pessoas.

E se você está pensando em abrir um açougue, ou quer apenas conhecer um pouco mais sobre esse universo, acompanhe este artigo que lhe explicará sobre alguns itens e serviços indispensáveis para esse tipo de segmento.

Itens essenciais para sua casa de carnes

Para que o estabelecimento funcione corretamente, principalmente em relação à vigilância sanitária e outros órgãos sérios, ele deve manter um ambiente extremamente limpo e higienizado.

Para que isso ocorra, não é só a limpeza que pode ajudar nesses fatores, mas sim um conjunto de ações e equipamentos que podem facilitar a organização e higienização do local.

Por isso iremos demonstrar alguns materiais necessários para o funcionamento de seu açougue a seguir:

1. Balcao refrigerado

O balcao refrigerado para carnes preço tem a finalidade de ajudar a manter os corpos resfriados e com baixa temperaturas. Esse processo ocorre por uma troca de calor entre a comida e o ar resfriado que circula no objeto.

Essa troca ocorre por meio de tubos resfriados com gás refrigerante ou por transferência de energia térmica. Com esse andamento o balcão de açougue torna o frio mais denso por causa de suas moléculas que serão modificadas.

O balcão necessita da ajuda de energia externa para realizar esse trabalho que deve se compor por itens como:

  • Condensador;
  • Evaporador;
  • Serpentina do evaporador;
  • Motor;
  • Compressor (máquina separada do balcão).

Com todo esse conjunto trabalhando de forma correta, o freezer balcão ajuda na segurança de uma qualidade impecável do material a ser vendido e evita apodrecimento ou variáveis que possam intervir nas propriedades das carnes disponibilizadas.

Um outro aspecto importante é a utilização de outro tipo de material para o auxílio do açougueiro, que é o balcão expositor refrigerado para açougue.

Antes de irem para corte e venda, as carnes ficam expostas para que sejam escolhidas. Assim, esse tipo de geladeira deve ser especializado para esse segmento de vendas e exibir as peças de carne sem prejudicar seus aspectos.

O balcão expositor, assim como o equipamento citado anteriormente, tem a função de manter o produto íntegro. Sua diferença é que em um balcão, a carne ficará por pouco tempo e neste ela é armazenada pelo tempo que for necessário.

A maioria possui seu corpo revestido em vidro e também é refrigerado por um gerador de energia, o que permite que o freguês olhe os produtos e analise-os antes de comprar.

Só que para que todos esses equipamentos entrem em funcionamento e o profissional especializado possa trabalhar, ele deve passar por um treinamento e receber um material de segurança apropriado para sua função.

Segurança é tudo

O EPI (Equipamento de Proteção Individual) é a ferramenta responsável por garantir a seguridade dos funcionários dentro de seu ambiente de trabalho.

Seu uso é obrigatório e os equipamentos devem ser fornecidos pelo contratante.

Essa obrigatoriedade é dada pois esse ramo de trabalho lida com alguns maquinários que podem oferecer riscos e danos à saúde física dos trabalhadores, como cortes e afins.

Então, para que nada de ruim aconteça, os açougueiros devem usar alguns equipamentos dessa norma de forma a evitar qualquer imprevisto.

Entre os itens, pode-se destaca o uso de:

Com toda essa proteção, o trabalho poderá seguir de forma tranquila e sem preocupações com contrariedades que possam ocorrer.

Conclusão

Para que um açougue seja construído, diversos procedimentos são exigidos para que a qualidade de todos os produtos sejam apropriadas para consumo dos fregueses.

Lembre-se também de sempre pensar em seus colaboradores e proporcionar os melhores materiais de segurança do mercado, para que ninguém se machuque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *