Cozinhas industriais e seus equipamentos básicos e de segurança

Cozinhas industriais e seus equipamentos básicos e de segurança

Quem trabalha na indústria, como as cozinhas industriais, sabe que para garantir a produtividade e eficiência do ambiente, alguns dispositivos são fundamentais.

Quando se trata de uma cozinha industrial então, todo cuidado é pouco e um bom planejamento é fundamental para garantir que esse ambiente tenha todos os equipamentos básicos de segurança e boas condições de funcionamento.

O item mais conhecido de segurança e que é obrigatório para esse ambiente é o extintor de incendio.

É importante não só ter esse dispositivo, como certificar-se constantemente de sua validade e, preferencialmente, do conhecimento dos funcionários sobre ele.

Mas, esse produto é apenas o mais básico na estrutura desses ambientes.

Se uma cozinha comum já exige uma série de cuidados, imagina só uma cozinha industrial. Para te ajudar a entender quais são os principais equipamentos de segurança que você deve ter na hora de fazer sua cozinha industrial, elaboramos esse conteúdo. Confira!

Coifa de aço inox : limpeza e prevenção de incêndios

Toda cozinha, sobretudo a industrial tem uma rotina intensa e é comum que substâncias químicas e impurezas proliferem no ar.

Pode parecer simples, mas ter cuidados e filtrar esses fluídos é uma coisa fundamental para garantir a segurança do ambiente, já que o vazamento das substâncias e a falta de limpeza pode causar incêndios.

Por isso, a Coifa de aço inox é um produto indispensável e obrigatório para sua cozinha industrial.

De vários tamanhos e modelos, a coifa é uma lavadora que filtra a sujeira, as impurezas do ar e aumenta a segurança operacional do ambiente.

Ela pode ser usada em conjunto com outros produtos como o Lavador de Gás e é um item obrigatório para o funcionamento das cozinhas industriais.

Antes de garantir a sua, certifique-se de que o tamanho do produto vai atender a sua rotina e o mais importante: compre um produto que esteja com os padrões de fábrica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Exaustor x depurador

Como as cozinhas industriais acumulam cheiros característicos do preparo dos alimentos, renovar o ar do ambiente é uma questão de segurança, mas também de higiene.

Nesse sentido, objetos como o exaustador são fundamentais.

Na prática, esse equipamento serve para limpar a gordura do ar e evitar que a fumaça e as substâncias se alastrem pelo espaço.

Geralmente, o exaustor é instalado em uma distância de 2,5 m do chão, mas isso não inibe sua capacidade de jogar ar quente para fora da cozinha e dar aquela renovada constante no ar.

Quando não há tanto espaço no ambiente, mas a necessidade de reciclar o ar prevalece, equipamentos como o depurador também são muito necessários.

Usado tanto em cozinhas industriais como em cozinhas menores, esses dispositivos ajudam a manter o ambiente limpo e adequado.

Apesar das potências diferentes, esses dispositivos funcionam em conjunto e garantem a redução do mau cheiro na cozinha.

Bancada de aço inox para cozinha industrial

Além da segurança, uma cozinha industrial é um ambiente que requer muita organização e limpeza, principalmente para continuar com o alvará de funcionamento regular.

Por isso, se você ainda não conta com uma Bancada de aço inox para cozinha industrial, está na hora de colocar esse item na lista de equipamentos que você precisa ter em seu ambiente.

Em vários modelos e tamanhos, esse móvel garante a produtividade no setor, já que serve para o suporte dos mais variados itens e produtos da rotina.

Alguns modelos, inclusive, contam com uma estrutura desmontável.

A vantagem do inox é a facilidade para limpar o equipamento e isso é muito importante quando se trata de uma Bancada de aço inox para cozinha industrial. Afinal quem trabalha em uma cozinha precisa de:

  • Limpeza;

  • Organização;

  • Espaço adequado;

  • Mobilidade garantida.

E tais vantagens, esse produto pode oferecer de forma superior a outras mesas, feitas com outros materiais.

Porta fogo

Assim como os outros equipamentos, contar com dispositivos como a Manutenção de porta corta fogo são essenciais para a prevenção de incêndios e contenção dos estragos, em caso de urgência.

De modo geral, esses equipamentos são fabricados com tamanhos e modelos diversos e se diferenciam por literalmente “cortarem o fogo” ou isolarem áreas do incêndio, por até 4 horas.

Se você ainda não conta com esses equipamentos na sua cozinha industrial, é uma boa hora de rever o planejamento, não acha?

Contar com uma cozinha industrial bem estruturada pode trazer muitas vantagens para sua empresa, desde uma melhora na produtividade e organização (os equipamentos ajudam muito a otimizar o tempo dos profissionais) até a garantia de um ambiente seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *