Detalhes importantes para se decidir em uma indústria

Detalhes importantes para se decidir em uma indústria

A organização de uma indústria requer atenção igualitária para todos os setores, desde o maquinário, passando pela parte produtiva, pela gestão financeira e até mesmo pela parte de itens ofertados aos funcionários, como o almoço.

Conheça melhor alguns desses itens:

Gestão

Um dos principais itens de sucesso de uma indústria está relacionado a uma gestão eficaz, que começa, é claro, com a gestão financeira.

A administração correta dos recursos embasa a tomada de decisões estratégicas e operacionais, que são aquelas corriqueiras, como pagamentos e recebimentos diversos.

As decisões estratégicas estão relacionadas aos investimentos que a empresa poderá ou não fazer, reservas diretas financeiras que administra, compra de imóveis e maquinários, por exemplo. Tudo isso é subsidiado por uma boa gestão financeira.

Uma das partes mais importantes diz respeito a administração de caixa, que é a gestão do dinheiro do dia a dia, ou seja as despesas cotidianas, como o pagamento das contas de energia, salários, taxas.

Além de prever as entradas e verificar se elas serão suficientes para suprir essas despesas. É muito importante saber a liquidez do dinheiro para identificar se é possível investir ou se é melhor fazer uma reserva.

Uma das chaves para uma boa gestão financeira é lançar mão de recursos que possam ser empregados na avaliação das possibilidades para que as decisões não sejam baseadas em achismos.

Fazer estratégias completas, planejamentos com metas, objetivos e datas para o cumprimento, além de usar indicadores, são algumas das tendências do mercado.

É muito importante contar com gestores, líderes e profissionais no geral, capacitados para atuarem nessa parte, que é de alta complexidade e envolve muitos riscos. Nesses casos, a contratação de uma Assessoria administrativa financeira pode ser uma excelente ideia.

A empresa de consultoria será responsável por fazer um planejamento estratégico, ou seja, o diagnóstico da situação da empresa, avaliando onde é possível reduzir custos e fazer projeções.

Por meio dessa consultoria também é possível avaliar o valor de mercado da empresa, caso seja interesse dos sócios considerar uma venda futura.

Também é possível fazer a chamada análise de viabilidade, ou seja, entender quais são os interesses futuros da empresa e, se há possibilidade de investir. É a verificação em números das possibilidades para a expansão da companhia.

A assessoria pode até mesmo sugerir mudanças no fluxo de trabalho dos setores estratégicos, como o administrativo, financeiro e, recursos humanos, visando otimizar a produtividade desses setores, inclusive usando tecnologias como os sistemas de gestão para isso.

Organização interna

A indústria produz muito papel para descarte, por essa razão, o processo de papel reciclado deve ser uma preocupação da empresa. Ele diminui a quantidade de lixo na natureza e, economiza recursos naturais.

A reciclagem começa com a coleta seletiva do papel, separando-o de outros materiais. O ideal é instituir a coleta para todo o lixo da empresa, pois há inúmeros materiais que poderão ser reaproveitados, inclusive servindo para geração de renda de pessoas que trabalham com isso.

O papel para reciclagem pode ser de vários tipos:

  • Blocos de papel para anotação;

  • Folhas A4;

  • Envelopes;

  • Papelão.

As cooperativas de de reciclagem são as maiores parceiras da indústria nesse processo. Elas fazem a captação do papel, separam em tipos, trituram, enfardam e fazem e envio para as empresas de Reciclagem de papel industrial.

O processo de reciclagem de papel envolve a mistura do papel triturado com água e aditivos químicos compondo uma espécie de massa, que é prensada e passa por bobinas, formando o novo papel, que será posteriormente distribuído ao mercado.

Outra área que não pode ser descuidada é a alimentação no ambiente de trabalho. Geralmente, os parques industriais se situam longe dos centros comerciais, deste modo, dificultando que os funcionários saiam do local de trabalho para fazer refeições.

É muito comum nesses casos que a fábrica instale um Restaurante empresarial no parque. É possível contratar empresas para ofertarem refeições de qualidade, com cardápios variados e balanceados, além de orientar sobre os alimentos consumidos, quantidade calórica dos pratos e dar dicas de alimentação saudável.

Além de construir um refeitório no local, a empresa pode solicitar o serviço de entrega de alimentação, caso seja inviável a manutenção de um restaurante no local.

A instalação de um indústria requer o planejamento de muitos detalhes. Os sócios devem estar atentos aos inúmeros detalhes para que seu funcionamento seja adequado e produtivo.