Do projeto às vendas: saiba como montar o seu quiosque!

Do projeto às vendas: saiba como montar o seu quiosque!

quiosque

Você está querendo montar um negócio e não tem recursos disponíveis para o aluguel de uma loja? Saiba que existe uma ótima opção, mais barata e com excelente visibilidade: o quiosque para shopping.

Ele tem um tamanho menor, por isso o valor do aluguel deste espaço cai consideravelmente, em relação a uma loja. Entenda melhor como estruturar um negócio nesse modelo de suporte!

Franquia ou negócio novo?

As opções para quem vai investir em um negócio, além da decisão sobre o espaço adotado, permeiam também o tipo de negócio que será feito.

Investir em algo novo, uma marca própria ou fazer aquisição de uma franquia? A franquia nada mais é do que a compra de um modelo de negócio pronto, como as famosas redes de fast food.

O franqueado, pessoa que comprou o modelo de negócio, precisa investir um capital inicial, para adquirir os direitos sobre a utilização da marca.

E tem à disposição todo o suporte, de uma marca já estabelecida no mercado para negociar. As vantagens da adoção deste modelo são:

  • Redução do tempo de abertura;
  • Maior segurança;
  • Apoio inicial;
  • Contar com uma rede de suporte.

A principal desvantagem, é a falta de autonomia deste sistema, sendo o franqueado obrigado a seguir os padrões estabelecidos pelo franqueador, que é o dono da marca.

Como montar algo novo?

Caso opte pelo modelo de franquia, não será possível fazer personalizações, mas caso opte por criar uma marca própria, o mundo da arquitetura abre as portas para planejar.

E pensar em modelos, cores, estruturas que podem ser adotadas mesmo em um quiosque.

É ideal que antes mesmo de procurar o shopping ou galeria escolhida, para montagem do empreendimento, já se tenha um projeto do negócio em mente.

Pois será solicitado pela administração. São muitos os modelos de quiosque disponíveis, para atender aos mais diversos tipos de produtos, que podem vir a ser comercializados no local.

O desenho da estrutura, deve ser pensado para atender perfeitamente aos objetivos do negócio. É importante que o espaço seja funcional.

Tendo espaço para exposição dos artigos vendidos e também para acomodação de uma estrutura mínima de funcionamento, tal qual caixa, equipamento para emissão de cupom fiscal, etc.

Além disso, outro item previsto no projeto quiosque shopping é a decoração e ambientação do local, que terão papel fundamental em chamar a atenção dos clientes que ali passarem.

A disposição das vitrines, o modo como os produtos são arrumados, tudo isso exerce uma influência sobre a receptividade que o quiosque terá junto ao público.

Para se destacar frente a outros negócios similares, é importante pensar nos detalhes. Por exemplo, na decoração do negócio, que deve ser pensada para atrair o público.

Oferecer pequenos diferenciais, como embalagens para presente personalizadas, pode ser algo de custo pequeno para você, mas algo que pode gerar uma boa percepção de valor ao cliente.

Basta fazer uma rápida pesquisa por “papel kraft preço”, para ver o quanto pode sair barato oferecer uma cortesia, que pode ser muito bem lembrada pelos seus clientes.

Outro cuidado com a estrutura do local, diz respeito à limpeza e conservação. Para evitar, por exemplo, que as prateleiras das vitrines fiquem cobertas de poeira, causando uma impressão ruim.

Uma boa ideia é a adoção do papel manteiga. Quando houver necessidade, é mais fácil trocá-lo que precisar fazer a limpeza completa das prateleiras.

Como ser líder em vendas?

Uma vez montado e inaugurado o quiosque, é hora de se preocupar com o principal objetivo do negócio: vender bem!

É preciso que cada empresa monte uma estratégia de vendas, de modo a atingir da melhor maneira o seu público alvo.

É muito importante que a abordagem esteja alinhada ao público que compra da marca. Estar atento às necessidades dos clientes e oferecer produtos que tragam resolução ao seu problema é essencial.

Mas, não ofereça respostas prontas a todos, ouça individualmente cada um para entender como ajudar da melhor maneira.

Seus vendedores devem ser treinados de modo que não sejam incisivos, nem ajam de forma a espantar o cliente. Eles devem explicar sobre os produtos, mas sem subestimar o cliente.

Saber qual o diferencial da sua empresa, é fundamental para passar isso ao cliente. Mesmo que você ofereça produtos comuns no mercado, se você apresentá-los de forma diferente, isso destaca você perante a concorrência.