Empresa pensa estrategicamente nos colaboradores

Empresa pensa estrategicamente nos colaboradores

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Para uma empresa conseguir se consolidar no mercado é necessário obter um diferencial competitivo. Isso só é possível por meio da criação de estratégias de marketing e um plano de comunicação com seu público-alvo, assim como disponibilizar um produto com qualidade para o cliente.

Dentre as técnicas utilizadas para chamar a atenção do cliente, podemos citar a divulgação de campanhas publicitárias em sites, meios de comunicação tradicional (TV ou rádio) e até mesmo, em outdoors e cartazes.

No entanto, a empresa que investe somente no público externo está equivocada. É necessário investir também em seu público interno: os colaboradores da empresa.

A percepção como o cliente externo perceberá sua marca depende também dos colaboradores de sua empresa e de como eles se sentem em relação ao negócio.

É importante que o colaborador se sinta como integrante da empresa, especial, tenha um cuidado mais humanizado, sinta-se estimulado. Com isso, sua forma de atuar será diferente, demonstrando ao público um interesse e vontade de estar ali desde a entrada no registro de ponto até a saída após finalizar todas as atividades.

Sendo assim, a forma como a empresa trata seus funcionários pode atrair ou não a visibilidade externa, a depender de como esse tratamento é feito.

Por isso, nesse artigo, separamos 3 dicas que podem ajudar sua empresa nesse cuidado com os seus colaboradores.

Comunicação interna da empresa

A primeira dica diz respeito à comunicação interna, que é desenvolvido com a equipe de comunicação da empresa em parceria com o segmento de gestão de recursos humanos.

Assim como lemos notícias no jornal ou internet, que tratam sobre o que ocorreu na sociedade, é possível criar uma comunicação com os funcionários da empresa sobre os acontecimentos.

Isso pode acontecer por meio do envio de notícias e informativos a respeito das atividades que estão sendo realizadas.

O envio disso pode ser feito por meio de:

  • Email institucional;
  • Intranet;
  • Aplicativo da empresa;
  • Mural de informações;
  • Jornal empresarial;
  • TV Corporativa.

Sendo assim, existem várias formas de divulgar o conteúdo de forma corporativa para os seus colaboradores. Isso contribui para a integração da equipe e faz com que todos saibam o que está acontecendo na empresa.

Outro detalhe fundamental é promover eventos de ouvidoria dos funcionários, com o objetivo de ouvir sugestões, críticas, novas ideias e propostas.

Capacitando os seus funcionários

Além da comunicação interna ser um elemento fundamental para os colaboradores, investir na capacitação profissional também é.

Por isso, é importante que as empresas tenham, ao menos, uma sala de reunião pequena para que esses encontros ocorram.

A capacitação profissional pode ocorrer por meio de várias ações como:

  • Cursos;
  • Treinamentos;
  • Oficinas ou workshops;
  • Aulas de capacitação de ensino superior ou pós-graduação.

A empresa que investe na educação do seu funcionário, está lapidando uma pessoa que terá um conhecimento técnico muito maior e oferecerá melhores serviços para sua empresa.

Algumas empresas oferecem também algumas competições saudáveis, com processos seletivos internos para essa mudança de cargo.

De modo geral, é fundamental ter um ambiente de estudo para concurso e outras provas que a empresa promoverá para verificar qual funcionário está mais preparado naquele momento para a mudança de cargo.

Esse ambiente de estudo pode ser uma sala, equipada com ventilação adequada, cadeiras e mesas para o apoio, assim como possuir um isolamento acústico.

Isso proporciona um isolamento de som na sala, facilitando os estudos e aprendizados. Na promoção de eventos para o público interno, é possível integrar equipes de outras filiais também, convidando palestrantes de universidades e reconhecidos naquele tema abordado.

Com isso, as empresas podem investir em eventos com uma capacidade maior de público, unindo e integrando as filiais e aumentando esse conhecimento em relação à empresa.

Para eventos de maior porte, é possível alugar um espaço, seja ele em um hotel ou salão, contando com um elevador projetor, que facilite a visualização do conteúdo que será transmitido.

Com isso, toda a equipe verá a apresentação de forma facilitada e o curso será útil para novos aprendizados e integração dos colaboradores.

Perspectiva de crescimento

Por fim, nesse aspecto de capacitação profissional é fundamental que o seu colaborador tenha um plano de carreira, ou seja, que ele vá mudando os cargos e alcançando novos desafios.

Ter um plano de carreira motiva o colaborador, pois ele se sente motivado a desenvolver de forma positiva as suas atividades e se sente valorizado com a possibilidade de promoções.