Entenda a importância de contratar um advogado empresarial

Entenda a importância de contratar um advogado empresarial

Quando se tem uma empresa, existem muitas preocupações, como focalizar no lucro, aumentar a produção e atendimento, contatar fornecedor, aumentar a clientela e assim por diante como também o adicional noturno de funcionários. Outra categoria que exige uma grande atenção e, por vezes é motivo de preocupação, é a questão jurídica. Poucos empresários sabem lidar com a linguagem jurídica e menos ainda no que diz respeito aos trâmites judiciais, por isso acabam por se desgastar com algo que geralmente não entendem, podendo colocar em risco a segurança e o renome de sua empresa. Por isso, é importante contratar um advogado empresarial.
Indiferente ao tamanho do seu negócio, inevitavelmente você vai precisar de uma assistência jurídica, para isso nada melhor que encarregar essa preocupação para um escritório de advogados que garanta a qualidade no atendimento de seus processos e esclareça todas as dúvidas que, eventualmente, você possa ter.

Engana-se quem acredita que apenas grandes empresas precisam de assistência jurídica, afinal micro e pequenas empresas também se deparam com questões trabalhistas, cíveis, empresariais e ambientais.

Qual a importância de contar com uma assessoria jurídica?

O aconselhamento jurídico não é mais um custo para um empresário, pelo contrário, trata-se de um investimento que viabiliza maiores condições de lucro ao empreendedor. A prevenção orientada por um advogado oferece adequações constitucionais, evitando processos e aumentando a economia de sua empresa.

Sem o conhecimento da legislação, o empreendimento pode sofrer muitos danos, gerando cada vez mais gastos desnecessários. Somente um advogado empresarial pode orientar o empreendedor com qualidade e maestria, assegurando seu investimento e lucratividade.

De maneira equivocada, a falta de um consultor jurídico é substituída pelos escritórios de contabilidade, que não são profissionais dotados de competência técnica para atender as dúvidas jurídicas, seja fiscais ou trabalhistas.

Essa prática pode levar ao risco de perder a lucratividade, pois com a orientação errada pode acarretar uma perda de bens, processos criminais e até mesmo o fechamento da empresa.

O advogado para empresas ou consultor jurídico, tem a formação necessária para compreender a lei e prever seu desdobramento nos tribunais. Não se trata de uma simples leitura, mas, sobretudo da interpretação do tribunal, que varia podendo tomar rumos completamente diferentes do previsto.

Ou seja, para quem tem pequenas e médias empresas, é importante procurar uma consultoria para realizar seu atendimento jurídico, os preços variam conforme as necessidades do cliente.

Quais são as funções de um advogado empresarial?

Um advogado dessa categoria atua no ramo do Direito Privado, tratando das relações particulares. Ele busca a regularização das obrigações sociais, títulos de crédito, propriedade intelectual, além de regularizar contratos.

Esse setor da advocacia atua conforme o Código Civil de 2002 que discorre sobre as diversas regras que todo empresário precisa saber para atender às necessidades legais para a gestão e criação de uma empresa.

Ou seja, o advogado vai apresentar formalidades aos órgãos estatais para garantir que o funcionamento da empresa segue perante os princípios da lei.

O advogado empresarial vai cuidar para garantir que o nome de sua empresa não existe em território nacional, para não gerar um problema de patente. Além disso, ele irá se responsabilizar por conseguir o alvará da Prefeitura para que sua empresa funcione perfeitamente.

Mais além, também é responsável por elaborar o Contrato Social que regulamentará as regras de lucratividade e os diferentes tipos de sócios que sua empresa pode ter.

Com essas alterações e evoluções na atualidade existe o empregador web, que faz ações de contratação e demissão das empresas.

O advogado empresarial é responsável pela burocracia da sua empresa, ele vai se encarregar de atender e acompanhar todos os processos jurídicos, visando a qualidade e funcionalidade de sua empresa.
Como escolher um bom advogado empresarial?

Os escritórios grandes de advocacia procuram evitar recorrer ao Judiciário, dada a demora no andamento dos processos. Os advogados buscam resolver os conflitos através da negociação, diminuindo a demora em encaminhar o problema para a via institucional e resolvendo, com praticidade, o problema sem maiores gastos de bens.

Contar com um profissional que vai assegurar seus interesses e cuidar da burocracia da sua empresa é uma ótima chance de se atentar apenas aos lucros.

  • Advogados em São Paulo: antes de procurar um profissional se atente a algumas dicas na hora de escolher seu consultor jurídico.
  • Histórico e experiência: esse é um grande diferencial, afinal ter familiaridade com esse mundo empresarial é fundamental. Conheça o histórico do advogado, focando, sobretudo no desempenho deste nos processos.
  • Transparência e honestidade: um bom advogado deve alertar os riscos e vantagens para seu cliente. Colocando sempre os maiores riscos e vantagens na atuação dos serviços preventivos.
  • Confiança e qualidade do serviço: os advogados devem seguir o Código de Ética da OAB. Incluindo a disposição sobre guardar sigilo profissional.
  • Clareza nas informações: o empreendedor precisa ter clara a situação jurídica de sua empresa, portanto é fundamental que o profissional garanta explicar as informações detalhadamente e de maneira compreensiva.