Equipamentos contra incêndio que você precisa conhecer

Equipamentos contra incêndio que você precisa conhecer

Qualquer empresa precisa ter um sistema contra incêndio para garantir a segurança dos funcionários e também as obrigações de funcionamento perante a legislação. Nesse cenário, os equipamentos contra incêndio são itens essenciais e ajudam na prevenção e no combate de situações extremas.

Os mais conhecidos são os extintores, no entanto, há uma série de recursos que você precisa conhecer. Se você já sabe da importância de ter esses itens, mas não faz ideia da variedade e de como instalar cada um, contar com o apoio de profissionais de uma Empresa de combate a incêndio pode ser uma boa alternativa.

De qualquer forma, esse conteúdo é para você que quer saber mais sobre esse assunto e deixar sua empresa segura e protegida de danos materiais e humanos. Confira a lista com equipamentos contra incêndio que você precisa conhecer mais abaixo.

Barra antipânico

Instalada perto de saídas de emergência, dispositivos de segurança como a Barra antipânico preço são essenciais em situações extremas. Na prática, a função desse item é possibilitar o destravamento imediato de portas, sem muito esforço – o que é esperado, principalmente em lugares com grande circulação de pessoas.

O destravamento da porta ocorre na medida em que esse item exerce uma pressão na porta. Antes de comprar uma Barra antipânico, é importante que você se certifique que o produto respeita a norma NBR 11785, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Barra de apoio Inox

Assim como o item anterior, esse produto serve para facilitar a abertura das chamadas porta corta fogo em situações de emergência. Imagine o seguinte cenário: um incêndio começa e, por algum motivo, há portas de emergência, mas elas travam e isso dificulta a saída das pessoas. Por isso, a Barra de apoio Inox é um item que não pode faltar. Com uma leve pressão, ela encaixa na porta, facilita a abertura e pode ajudar a salvar vidas.

Outros itens contra incêndio

Além das barras, alguns cuidados de manutenção devem ser checados regularmente para prevenir incêndios. Se a sua empresa ainda não tem o laudo avcb, saiba que está mais do que na hora de procurar o Corpo de Bombeiros que faz a emissão desse documento.

A sigla, significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e é muito importante para as empresas por comprovar que uma vistoria foi feita no local.

A vistoria serve para verificar se a empresa atende todos os critérios de segurança e prevenção contra incêndio e precisa ser renovada a cada quatro ou cinco anos. Quer saber se o avcb é obrigatório para o seu caso? Segue uma lista com situações que exigem o documento:

  • Montagem de eventos ou construções provisórias;

  • Reforma/ampliação da empresa;

  • Regularização de construções em áreas de risco;

  • Construção civil.

Hidrante e mangueiras

Depois de abordarmos itens de segurança que nem sempre são conhecidos, vale retomar a importância de equipamentos como o hidrante.

Esse equipamento de segurança é usado para armazenar água e facilitar no combate de incêndios. É comum, inclusive que o sistema de hidrantes também contemple mangueiras de incêndio e mangotinhos (cuja diferença está na base da mangueira, que nesse caso tem espessura diferente e vazão de água inferior).

Há vários modelos de hidrante, mas de forma geral, esses equipamentos devem ser comprados de acordo com as normas de segurança e indicação do Corpo de Bombeiros.

A quantidade de dispositivos e os modelos podem variar conforme o tamanho da área da sua empresa e a atuação. Indústrias de gás ou de materiais corrosivos, por exemplo, podem ter normas ainda mais específicas quando o assunto é prevenção de incêndios.

Investir em equipamentos de incêndio: necessidade ou obrigação?

Como você percebeu, há uma série de equipamentos essenciais e que podem ser comprados em lugares específicos como uma Empresa de combate a incêndio. Em prédios , casas ou em qualquer estabelecimento (restaurantes, shoppings e bares), investir em equipamentos contra incêndio não é só uma necessidade, é uma obrigação.

Se você deixar de instalar ou renovar esses dispositivos de segurança com determinada frequência, as consequências não são boas e os resultados são: aumento de risco de incêndio, ausência de proteção para as pessoas e funcionamento irregular.

Então a dica é: sempre mantenha sua empresa com tudo o que é necessário para ela funcionar de forma segura e responsável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *