Melhorando os pontos de acesso da sua empresa

Melhorando os pontos de acesso da sua empresa

Em empresas grandes, assim como em edifícios comerciais que abrigam vários estabelecimentos, manter a entrada e a saída de pessoas sob controle pode ser um verdadeiro desafio, mesmo com pontos de acesso.

Afinal, como são muitos indivíduos trabalhando em um mesmo lugar, é praticamente impossível fazer com que cada um deles se identifique junto ao porteiro ou outra pessoa responsável por isso, principalmente durante os horários de entrada e saída.

Por conta disso, toda e qualquer empresa deve contar com alguns equipamentos e serviços que possam permitir este controle de forma automatizada, mas sem abrir mão da segurança. Felizmente, isso é mais simples do que parece, pois há uma série de aparatos no mercado que ajudam nesta tarefa.

Quer tornar os pontos de acesso do seu negócio em pontos mais eficientes e seguros? Então continue lendo e confira algumas dicas para isso abaixo.

 

  1. Mantenha o relógio de ponto em bom estado

Além de controlar quem entra e sai das dependências da empresa, é preciso que o estabelecimento administre os horários de entradas e saídas de seus funcionários. Deste modo, é possível apurar faltas, atrasos e regular as horas-extras prestadas pela equipe, o que se traduz em uma gestão de folha de pagamento muito mais eficiente.

Felizmente, isso não é algo complexo, pois basta contar com um relógio de ponto. Por meio da leitura da impressão digital ou do crachá dos funcionários, ele salva os horários de entradas e saídas que podem ser extraídos por meio de um relatório a qualquer momento.

Por mais eficiente que ele seja, este item requer alguns cuidados. Antes de tudo, é preciso que ele seja homologado pelo Ministério do Trabalho, pois do contrário, os proprietários do negócio podem sofrer sanções. Além disso, é essencial que a sua manutenção esteja sempre em dia, de modo a evitar que ele deixe de funcionar.

bobina térmica para relógio de ponto, por exemplo, nunca pode acabar, pois sem ela, os funcionários não poderão contar com os seus comprovantes de entrada e saída.

 

  1. Considere o uso do relógio cartográfico

Por mais que o controle da frequência por meio da leitura da impressão digital ou do crachá seja o meio mais moderno de se realizar esta tarefa, também há outras alternativas.

Uma delas é o relógio cartográfico: para usá-lo, basta que o colaborador insira uma ficha feita de cartolina na impressora, para que ela estampe o horário no qual o ponto foi batido. No fim do mês, basta analisar as fichas para verificar faltas, atrasos e horas-extras.

Apesar de muitas pessoas considerarem esta tecnologia ultrapassada, ela também oferece benefícios. Os principais são o baixo custo e a facilidade de uso – ao contrário de outros equipamentos, este tipo de relógio não demanda um profissional especializado para a sua instalação.

 

  1. Use a tecnologia a seu favor

Ano após ano, a tecnologia relacionada à segurança perimetral e ao controle de acesso a edifícios avança. Na prática, isso significa que sempre há soluções novas para manter a sua empresa segura. Portanto, tais recursos devem ser sempre aproveitados ao máximo.

Um bom exemplo disso é um item de uso corriqueiro no controle de acesso: a catraca. Se antes ela precisava ser liberada manualmente, hoje isso pode ser feito mediante:

  • Um comando de computador;

  • A leitura de uma impressão digital;

  • A leitura de um crachá;

  • A leitura de um token de acesso.

 

No caso destas últimas possibilidades, elas só são possíveis graças ao desenvolvimento de dispositivos que funcionam como o leitor de proximidade. Isso fez com que as catracas fossem capazes de ler as informações de diversos dispositivos, sabendo se determinado indivíduo pode ou não acessar o espaço em questão.

 

  1. Não se esqueça dos equipamentos de segurança

Por fim, é preciso ter em mente que o controle de acesso não é uma questão meramente operacional e burocrática, pois também é de vital importância para a segurança da empresa e de todos os profissionais que trabalham nela. Por conta disso, é muito importante investir em itens como a camera de seguranca, o alarme e o detector de presença.

Vale ressaltar que este cuidado não se aplica apenas aos pontos de acesso de pessoas, como, também, às entradas de veículos, pois eles também precisam ser monitoradas. Assim, é preciso contar com uma equipe e objetos que ajudem neste controle, como uma cancela, também conhecida como controlador de acesso.