Opções para ter um controle do fluxo de dados dos funcionários

Opções para ter um controle do fluxo de dados dos funcionários

Atualmente, controlar o fluxo de dados de funcionários tem passado por uma transição tecnológica muito eficaz. Antigamente, havia muitos funcionários que apenas assinavam cartões para mostrar presença e partir desse dado, conseguia-se levantar dados manuscritos sobre determinado funcionário. Com a tecnologia avançando cada vez, estava muito claro que essa modernidade chegaria também às empresas.

Controlar o fluxo de rotina da empresa, tem virado uma atividade realmente simples. Existem múltiplas opções com que sua empresa pode contar para essa funcionalidade. Abaixo, estão presentes algumas delas, as quais possuem, dentro dos seus tipos, variações de formato.

A máquina de ponto eletrônico passou a ser usada, de uma forma mais avançada, a partir da década de 90 – anteriormente, o equipamento funcionava mediante a apresentação de um cartão de ponto. Tempos mais tarde, esse cartão seria substituído por cartão magnético ou que possui um código de barras, onde o trabalhador somente passava-o sobre a máquina e era identificado.

Dessa forma, o computador ligado à máquina identificava a hora e data em que o funcionário chegava, mantendo o fluxo de entrada e saída.

Conforme a demanda do mundo corporativo, foi-se adaptando a tecnologia, e surgiu o leitor de biometria, que possui ainda a mesma função que os outros recursos, no entanto de uma maneira rápida e eficiente.

A praticidade pode otimizar o tempo de trabalho

Esse equipamento controla o horário dos trabalhadores, conforme estes, apenas, apresentam um dedo sobre o leitor para identificá-lo, evitando filas gigantes nos horários de grande movimentação e reduzindo falhas no sistema, quase, a zero.

O leitor biométrico digital consiste em um pequeno aparelho de identificação, feito de material bem revestido, que deve ser deixado em lugares um tanto altos e pendurado na parede. Uma vez feita a instalação do equipamento, a configuração deve ser realizada de acordo com a preferência de quem o adquiriu.

Muitas máquinas podem ter acesso às conexões sem fio, senhas, controle de toque e um sensor óptico de altíssima qualidade.

Ultimamente, a tecnologia tem permitido a junção do ponto eletrônico digital biométrico com o aparelho acima. Esse acontecimento oferece dois aparelhos em um só, uma vez que não só o cartão magnético pode ser apresentado, como a biometria também pode ser realizada.

De forma eficiente, a inteligência dessas duas máquinas pode reduzir erros no controle dos funcionários e dar total certeza e segurança ao empreendedor

Visto quatro opções de administração dos trabalhadores em duas máquinas, ainda há outras opções a buscar, se os equipamentos anteriormente citados forem demasiado caros.

Com a direção correta do fluxo de dados de funcionários, podem ser feitos os recolhimentos de informações sobre eles. É deste processo que outras informações, como pagamento, faltas, horas extras e afins são coletadas.

Se o investimento a fazer nas máquinas for um preço muito alto a se pagar – e contratar novos funcionários para liderar esse processo não for o ideal, é uma escolha excelente pagar pela terceirização de folha de pagamento.

Entenda como funciona o processo de terceirização da folha de pagamento

Essa opção possibilita economizar, como um todo, em funções que poderiam sair mais caras se pagas para três ou mais funcionários contratados em sua jornada. Consiste em uma empresa observar todo o fluxo dos funcionários, através dos mecanismos anteriores e com isso, organizar todos os gastos e bens, usufruídos no final do mês.

Uma folha de pagamento oferece, como auxílio ao empreendedor e ao empregado, a consulta de benefícios contratados, todo o rendimento do mês e controle do custo total do que deve ser pago e descontado, como horas extras, adicional noturno ou transporte, vale alimentação, etc.

A prestação de serviços folha de pagamento tem muitas vantagens, pois com essa contratação, há controle de outros itens que nem sempre um funcionário só consegue lidar.

A terceirização cuida da administração de impostos como: INSS, o total de férias, as isenções ou pagamentos para o governo, bem como, o dever da empresa e do contribuinte em obrigações e rescisões trabalhistas. Além disso, reduz, significativamente, as multas que podem levar a processos trabalhistas.

Ademais, a tecnologia e velocidade desses processos, ficam por conta dessa empresa a parte, assim como a regulamentação. Portanto, ao adquirir uma prestação de serviço como essa, com toda certeza sua empresa terá ajuda de uma equipe multidisciplinar bem formada, para executar todas as atividades exigidas.

Contudo, antes de contratar uma empresa terceirizada, pesquise sobre sua atuação no mercado, para que sua confiabilidade possa resultar em lucratividade, juntamente com os equipamentos de tecnologia de ponta adquiridos para o fluxo de dados.