Quais equipamentos são necessários para uma boa administração de açougue?

Quais equipamentos são necessários para uma boa administração de açougue?

O Brasil é um dos líderes mundiais de produção e consumo de carnes de todos os tipos. No caso do frango, por exemplo, o país é o líder global de exportação, enviando 4,32 milhões de toneladas por ano para outros mercados de açougue, conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

No caso da carne bovina, os brasileiros também se destacam. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), em 2017, o consumo desse tipo de proteína atingiu 26,47 quilos per capita, representando um crescimento de 3,14% em relação a 2016.

Tais estatísticas podem servir como motivação para quem pretende abrir um negócio e invista no ramo de açougues.

Por mais que ele seja promissor, é preciso contar com alguns itens e serviços para aumentar as chances de sucesso da empreitada. Aprenda mais a respeito de alguns deles no artigo a seguir:

  1. Expositores para carnes

O fator visual é uma das variáveis que pode levar um cliente a comprar ou não uma carne. Afinal, se a peça está bonita, será difícil resistir. Por conta disso, um Balcão para açougue que permita a visualização do que é vendido é algo primordial em um estabelecimento do tipo.

Contudo, também é preciso lembrar que a possibilidade de mostrar as carnes para os visitantes não é o único aspecto importante: também é essencial que elas sejam armazenadas de modo que não estraguem. Do contrário, o estabelecimento pode sofrer sanções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Portanto, é preciso pesquisar e preferir expositores de marcas reconhecidas e consolidadas no mercado para escolher o melhor balcão refrigerado.

Da mesma forma, é preciso ter em mente que eles têm que ser higienizados periodicamente, de modo a evitar contaminação. Novamente, caso isso não aconteça, o negócio pode sofrer sanções.

  1. EPIs para os funcionários

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, trabalhar em um açougue pode ser algo arriscado.

Além de trabalhar em baixas temperaturas e de manipular carnes cruas, parte da equipe tem que lidar com facas afiadas, usadas para filetar as carnes ou mesmo para limpá-las antes de colocá-las no expositor.

Por conta disso, é preciso que os funcionários contem com equipamentos de produção individual (EPI) que protejam sua integridade durante a realização de suas funções. Entre os itens em questão, estão:

  • Botas de borracha, para evitar escorregões no chão úmido;

  • Roupas frigoríficas (calça e japona);

  • Luvas térmicas e anticorte;

  • Óculos de proteção;

  • Protetor auditivo, caso haja equipamentos ruidosos.

Vale ressaltar que, de acordo com a legislação trabalhista brasileira, o fornecimento dos Equipamentos de epi, bem como a instrução e a fiscalização a respeito de seu uso são de responsabilidade do empregador.

Assim, irregularidades podem causar sanções ao estabelecimento e a seus proprietários.

  1. Equipe qualificada

Estabelecimentos que atuam na área de alimentação têm uma grande responsabilidade quando se trata da saúde de seus clientes. Afinal, um pequeno foco de contaminação, por mais insignificante que pareça, pode causar sérias doenças em quem consumir os itens em questão, levando até mesmo à morte.

A boa notícia é que esses incidentes são fáceis de se evitar. Para isso, basta contratar uma equipe que tenha passado por um treinamento adequado para manipular e embalar as carnes.

Além de mais segurança, isso garante um produto de maior qualidade, já que quem passa por um curso de açougueiro aprende técnicas de corte e manipulação que preservam a textura e o sabor de cada peça. Assim, os clientes ficam mais satisfeitos com os produtos adquiridos.

  1. Consultoria de vendas

Há quem pense que certos produtos não precisam de vendedores, já que eles se vendem sozinhos. As carnes supostamente entrariam neste rol, por trata-se de uma mercadoria que todos conhecem, assim, não é preciso divulgá-la ou comunicar suas vantagens aos clientes.

Isso, porém, não é verdade. Com a crise econômica, todos os segmentos estão mais concorridos, fazendo com que qualquer vantagem, por menor que pareça, seja útil para destacar um estabelecimento perante a concorrência.

Assim, é interessante que quem deseja abrir um açougue conte com os serviços de uma Consultoria em vendas.

A consultoria é um serviço prestado por especialistas na área comercial, que orientam os funcionários a respeito de maneiras como convencer os clientes a fazer uma compra, ou mesmo a aumentar o seu ticket médio, mas sem forçá-los a nada, apenas por meio da argumentação. Consequentemente, as vendas melhoram e o negócio se torna mais competitivo.