3 estratégias para capturar leads; conheça o mundo do marketing digital

3 estratégias para capturar leads; conheça o mundo do marketing digital

O mundo da internet e das redes sociais possibilitou a evolução de inúmeras coisas da rotina do dia a dia. Mas entre todas as mudanças, as mais perceptíveis são as facilidades de acesso a inúmeros recursos que transformam qualquer pessoa em um empreendedor e oferecem a inúmeras marcas pequenas a possibilidade de um potencial crescimento. 

Dentro desse universo, existe o investimento em formatos de mídia e divulgação, que oferecem a possibilidade da marca impactar mais e mais pessoas e de uma forma cada vez mais certeira. Apesar de existir a possibilidade de ser cada vez mais específicos no target que se quer estabelecer uma relação, é preciso também investimento monetário por parte da marca, mas que se feitos da maneira correta, com certeza valem a pena serem incluídos na planilha de gastos da empresa. Isso tudo porque o retorno é promissor e positivo. 

 

Descubra as três estratégias principais para capturar leads 

Primeiro entenda o que são os leads:

Como parte importante e essencial do marketing de vendas, os leads são nada mais do que um primeiro contato da marca com uma pessoa que possa vir a ser um consumidor da marca. Esse primeiro contato tem única e exclusivamente o objetivo de coletar informações desse usuário a fim de utilizar esses dados posteriormente para inseri-lo no funil de comunicação da marca, até o momento que ela converte essa relação em vendas, ou seja, comprando um produto. No entanto, tudo nessa vida tem um preço e para conseguir as informações dessas pessoas, ou seja, convencê-las a fazer um cadastro ou login, é preciso oferecer algum benefício em troca. Nesse estágio as mais diversas trocas são oferecidas, desde cupons promocionais, até acesso exclusivo a algum tipo de conteúdo, etc. 

Conheça agora as três estratégias que irão transformar o seu negócio:

 

Estratégia 01:

Grande parte das marcas que possuem e-commerce dispõem de um site a qual fazem a venda e exposição dos seus produtos. Tendo em vista isso, existe uma forma muito simples e dinâmica de colecionar e aumentar essa lista de contatos: um simples preenchimento de cadastro que crie um login na plataforma, abrindo uma conta para cada usuário e colecionando informações como perfil etário e de gênero, e-mail, telefone, etc. 

 

Estratégia 02:

Pop-ups, apesar de muito odiado pelos navegadores, essa estratégia é de imensa relevância para o dono da marca. A parte mais legal que envolve essa estratégia é que o pop-up pode ser usado “repetidas vezes” durante a estadia do usuário no site, além de poder abordá-lo em momentos, ocasiões e localizações diferentes.

Como assim? 

Você pode usar a estratégia de pop-ups quando perceber que o usuário que está navegando no seu site está prestes a fechar aquela aba do navegador, convidando ele a se cadastrar e oferecendo algum serviço que seja vantajoso para ele. Outra forma é surpreendê-lo com um pop-ups de desconto ao final de algum conteúdo que ele consumiu no seu site. E até mesmo quando o usuário está inativo na sua página, você pode usar os pop-ups para chamar a atenção do mesmo e capturar esses dados. 

 

Estratégia 03:

Como última estratégia, mas não menos importante e eficiente, existe a opção de direcionar os usuários para um hotsite ou para a criação de landing pages. A ideia é que essas páginas funcionem como uma página com poucas informações, um ambiente mais direto e sem tantas distrações como o site, para que de certa forma force o navegador a se cadastrar. É uma estratégia mais “agressiva” do ponto de vista do marketing, tendo como principal objetivo a conversão do usuário e a coleta de dados, enquanto as outras duas se parecem mais com um convite.

Existem diversas estratégias, além dessas mencionadas, que ajudam a trazer novos possíveis clientes e consumidores. A estratégia de SEO, por exemplo, é algo muito utilizado nos dias de hoje, e pode ser um grande aliado para atrair novos leads de forma orgânica.