5 dicas para usar a fritadeira em restaurante

5 dicas para usar a fritadeira em restaurante

A fritadeira industrial para restaurante é um item importantíssimo no setor alimentício, também muito usada em estabelecimentos como bares, lanchonetes, panificadoras, dentre outros.

O principal objetivo da máquina consiste em fritar porções de batatas, frango, carne, empanados e qualquer outro alimento que possa ser preparado diretamente no óleo quente.

Entretanto, há muitas dúvidas sobre a usabilidade da fritadeira eletrica para restaurante, uma vez que, se usada de maneira imprópria, a máquina poderá apresentar defeitos no futuro, o que atrapalha a produção dos alimentos fritos.

Por conta disso, preparamos este conteúdo especial com 5 dicas para usar a fritadeira em restaurante. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos deste artigo.

1. Pode colocar todos os cestos de uma só vez?

Essa dica vale para quem possui fritadeira hobart com uma cuba, mas que acopla acima de 2 cestos. No entanto, esse detalhe pode variar de fritadeira para fritadeira, pois tem a ver com a potência do aparelho. Ou seja, quanto mais potente, mais alimentos podem ser postos.

Mesmo se o alimento estiver descongelado, ao colocar todos os cestos cheios implica na queda de temperatura do óleo. Sendo assim, o produto final estará mal frito, frio e não consumível.

Em geral, o alimento fica encharcado de óleo e péssimo para ser comido. Neste sentido, o ideal é colocar um cesto de cada vez ou, senão, colocar pouco alimento em cada um deles.

2. Cuidados com alimentos congelados

Geralmente, quem está acostumado com o equipamento não lê a fritadeira vulcan manual. Todavia, é importantíssimo consultar o manual das fritadeiras, especialmente para ficar por dentro de alguma característica específica sobre o produto.

Para se ter uma breve ideia, alimentos congelados precisam de 30 minutos fora do freezer até que possam ser levados ao óleo quente. A não ser que o responsável pela fritura queira presenciar algumas explosões no equipamento.

Deixar o alimento em descanso ameniza o choque térmico no contato com o óleo quente, evitando a ebulição do processo. Essa atitude evita deixar o alimento mal frito, além de garantir a segurança de todos na cozinha.

3. Como deixar o alimento bem frito

Não adianta jogar o alimento dentro da fritadeira vulcan lg300, por exemplo, e deixá-lo fritando sem nenhum cuidado. É necessário conhecer algumas técnicas que facilitam a usabilidade desse tipo de aparelho para restaurante.

Uma técnica para deixar os salgadinhos e batatas bem fritinhos consiste em tirá-los do congelador, colocar no microondas por alguns minutinhos e, logo em seguida, inseri-los na fritadeira.

Essa prática vai facilitar o processo de fritura, evita explosões do óleo e deixa o alimento com muito mais qualidade para ser consumido. Além do mais, os clientes cobram quando o alimento não está no ponto certo ou com qualidade abaixo do normal.

Ainda assim, deixar o alimento descansar antes de ser frito ajuda a:

  • Deixá-lo bem frito;

  • Crocante por fora e macio por dentro;

  • Manter a temperatura do óleo;

  • Não desperdiçar óleo;

  • Aproveitar o máximo dos produtos.

 

4. Colocar para fritar duas vezes

É imprescindível colocar o alimento no óleo, fritar e tirar, depois colocar ele de novo na gordura quente. Essa atitude garante que o miolo fique bem quente e cozido.

A técnica consiste em colocar o salgado na fritura, esperar dourar, tirar ele por uns 30 minutos e, em seguida, voltá-lo ao óleo quente.  O procedimento é muito recomendado, especialmente em fritadeira a gas para restaurante, devida sua alta potência de fritura.

5. Troca de óleo periódica

Muitas pessoas que começam no ramo dos restaurantes acabam se esquecendo de que a fritadeira precisa ter o óleo trocado diariamente. Isso porque manter o óleo limpo evita que o alimento frito fique com gosto residual depois de consumido.

Além do mais, a prática é completamente higiênica, uma vez que óleos ultrapassados podem conter pequenos resíduos dos outros alimentos, como peixe, frango, batatas, dentre outros.

Para não cair neste esquecimento, o ideal é estabelecer uma frequência de troca. Ou seja, deixar uma pequena lista perto da fritadeira, com as datas e horários em que o óleo precisa ser trocado.

O mais indicado seria estar sempre utilizando este processo para não descartar óleo sem que seja necessário ou, em contrapartida, deixar de trocar o líquido quando já passou da validade.