6 dicas para abrir uma empresa de tradução

6 dicas para abrir uma empresa de tradução

tradução

Uma das empresas que é tendência no mundo todo é a empresa de tradução técnica. Com a globalização, hoje necessita-se, cada vez mais, de tradução de trabalhos acadêmicos e até mesmo de livros de literatura.

Para que esses estudos e textos cheguem a todos, é necessário, então, contratar uma empresa de tradução.

Mas, além das traduções de textos escritos, a empresa de tradução também pode oferecer serviços de tradução instantânea.

Assim, em eventos e reuniões em que mais de uma língua se encontram, o ideal é contratar uma pessoa que atua nessa área.

Aliás, não só as empresas e eventos necessitam de um serviço de tradução. Muitas vezes, o próprio governo precisa desse trabalho. Assim, contratar um tradutor de inglês para português (e vice versa) é fundamental.

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) também é uma língua de necessita de tradução e, muitas vezes, há uma dificuldade de encontrar empresas que realizam esse trabalho.

Tem interesse em abrir uma empresa de tradução? Trouxemos algumas dicas que podem ajudar.

1. Uniformes

Pode parecer bobagem, mas os uniformes que serão utilizados são fundamentais para a abertura de uma empresa de tradução, principalmente se essa empresa atuar em eventos e reuniões.

Isso porque os uniformes são a forma de apresentar os trabalhadores da empresa para os demais presentes.

Isso faz bem para a imagem da empresa e também ajuda no momento de divulgar a marca.

Além disso, oferece uma sensação de seriedade e prestígio. O ideal é que os funcionários se vistam de maneira social, principalmente em eventos e encontros mais sérios.

Já no dia a dia de trabalho, pode-se utilizar uniformas mais simples.

2. Registro de ponto

Assim como em qualquer outra empresa, o registro de ponto para empresas de tradução também é necessário. Isso porque, no dia a dia de trabalho, será necessário muito estudo e análises específicas de acordo com o que será traduzido. Assim, é preciso que os trabalhadores frequentem o escritório.

A bobina térmica para relógio de ponto, portanto, precisa ser instalada. Outros tipos de equipamentos que devem estar presentes no local são:

  • Dicionário inglês e espanhol tradutor;
  • Dicionários de termos técnicos;
  • Mesas e cadeiras;
  • Impressoras;
  • Computadores para estudo;
  • Salas de reuniões;
  • Sistema de controle de acesso;
  • Entre outros.

3. Documentos necessários para a abertura

Para abrir uma empresa, não basta querer. Existem documentos necessários para essa abertura. Com uma empresa de tradução não é diferente.

Assim, o primeiro passo é realizar o Registro na Junta Comercial. Esse é o primeiro documento que uma empresa precisa.

Para tirá-lo, os seguintes documentos são necessários: requerimento padrão; Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Ata da Assembleia Geral de Constituição e Estatuto; documentos de identidade do titular; e Ficha de Cadastro Nacional (FCN).

Após isso, deve-se dar entrada no CNPJ. Esse processo pode ser feito, hoje, quase todo online. Com o CNPJ, você poderá dar entrada na inscrição municipal, no alvará de funcionamento, na inscrição estadual e no cadastro da Previdência Social.

4. Profissionais especializados

Os profissionais que farão parte da empresa são, talvez, a parte mais importante de se abrir um negócio de tradução. Assim, é preciso que sejam especializados e saibam muito bem o que estão fazendo.

Empresas de tradução lidam com muitos tipos de traduções importantes. Sendo assim, é necessário que haja uma grande seriedade no momento de contratação.

5. Local

A localização de uma empresa também faz toda a diferença no momento de abertura. Isso porque ela deve proporcionar facilidade de acesso a qualquer cliente.

O tamanho do local não significa tanto, desde que seja facilmente localizado e com organização. Assim, pode ser uma sala pequena ou um galpão para locação.

Pense no público-alvo e se instale nos locais onde eles estão presentes. Caso a empresa atenda outras empresas, se localize perto das multinacionais.

Para que os clientes sintam-se bem atendidos e confortáveis, até mesmo a localização do espaço faz a diferença.

6. Marketing

Por fim, para que uma empresa tenha reconhecimento e seja encontrada pelos clientes ideais, é necessário investir em estratégias de marketing. Isso é fundamental principalmente para empresas que estão começando.

Fazer um planejamento de marketing digital envolve materiais impressos, logomarca e até redes sociais.

Contratar profissionais que atuam nessa área é a melhor opção. Assim, será mais fácil chegar ao público alvo e fazer a empresa crescer mais rápido e com mais força.