9 dicas para organizar sua bagagem de mão e mala

9 dicas para organizar sua bagagem de mão e mala

mala

Desde que as companhias aéreas passaram a cobrar para despachar bagagem, se organizar para fazer viagens curtas apenas com mala de mão virou uma necessidade. Isso pode ser desafiador, mas também significa carregar menos peso, o que deixa a vida mais prática (e leve!) no trajeto.

O primeiro ponto que você precisa considerar é conhecer a franquia de bagagens da empresa com a qual você vai voar.

Mas, de modo geral, a maioria dos voos nacionais e internacionais adota a dimensão de 55 cm X 35 cm x 25 cm e o peso limite de 10 quilos. Se organizar direitinho, cabe tudo o que você precisa. Preste atenção nas dicas!

Saiba o que não pode ser colocado na mala

Por questões de segurança, alguns itens não podem ser transportados na bagagem de mão. A lista, que inclui objetos pontiagudos e aerossóis, está disponível no site das companhias.

Vale checar o que não pode e não colocar nada disso na mala para não acabar tendo que deixar pertences no raio-x do aeroporto.

Escolha bem a mala

Uma boa forma de otimizar o espaço dentro da mala é investir em divisões. Se for comprar uma mala, prefira uma que já tenha vários compartimentos.

Também é interessante escolher uma que seja leve, afinal o peso dela também conta nos 10 quilos. Os detalhes fazem diferença nessa hora.

Selecione as roupas com sabedoria

A escolha das melhores roupas depende do seu estilo, para onde você vai, do clima e do que você vai fazer por lá. Levando isso em consideração, selecione as peças que fazem sentido. Vá colocando tudo em cima da cama, para ter um panorama e também retirar tudo que, pensando bem, não for tão necessário.

É boa ideia levar aquelas peças versáteis, que podem ser usadas mais de uma vez, como uma calça jeans. Um casaquinho leve e que ocupa pouco espaço também não deve faltar.

Vale dar uma olhada no seu roteiro para não carregar peso desnecessário e também para fazer tudo caber na mala. 

Aproveite os espaços

Itens menores, como acessórios, podem ser encaixados nos pequenos espaços que sobram na mala ou até mesmo dentro das peças, como o bolso de uma calça ou um sapato. 

Organize por ordem

Na hora de colocar as peças na mala, a ordem importa: coloque os itens mais pesados, como casacos, no fundo da mala, e as peças mais leves e fáceis de manusear por cima.

Faça rolinhos

Fazer rolinhos com as peças de roupa é uma boa forma de organização. Além de fazer caber mais pertences, essa técnica facilita a visualização para a hora de achar cada item no destino, sem ter que tirar tudo da mala ou fazer aquela bagunça.

Separe em saquinhos

Separar itens menores em saquinhos também pode ajudar. Pode ser um para os acessórios, outro para as roupas íntimas, outro para maquiagem e o que mais fizer sentido. Fica muito mais fácil manter a mala organizada assim.

Leve poucos sapatos

A maioria dos sapatos ocupa espaço e, por isso, a escolha desses itens importa. Pense que você já vai calçado com um e talvez baste levar mais uma opção, além de um chinelo.

É uma boa ideia levar um sapato confortável, como um tênis, porque a tendência é andar mais que a média quando se está viajando.

Atenção com os itens de higiene colocados na mala

Os itens de higiene pessoal, como shampoo, desodorante e cremes, podem ser muitos e pesados. Por isso, a escolha do que levar faz diferença tanto no peso quanto no espaço ocupado na mala. Mas, algumas estratégias podem ajudar.

Uma dica é investir em frascos menores, para levar somente a quantidade necessária. Outra é deixar para comprar alguns produtos, como shampoo e desodorante, no destino. É só passar em uma farmácia e pronto!