Ampliação de atendimento com entregas à domicílio

Ampliação de atendimento com entregas à domicílio

A abertura de empresas no setor alimentício tem aumentando de maneira gradual, acompanhando o crescimento e a presença de diversos empreendimentos comerciais que realizam atendimento especializado.

Essa expansão compreende tanto os grandes centros urbanos, quanto em cidades que determinaram, em zoneamentos municipais, as áreas disponíveis para este tipo de negócio.

A facilidade e a variedade de alimentos, que atendem os mais diferentes paladares de trabalhadores e os preços, determinam o crescimento e a prosperidade de restaurantes, bares e lanchonetes.

Cada um agregando ao seu público-alvo, oferecendo soluções às necessidades aparentes no dia a dia de funcionamento.

Os centros comerciais proporcionam um atendimento amplo e variado, que permite o consumo de alimentos que vão desde os chamados fast-foods, até altas experiências gastronômicas, com o oferecimento de alimentos de cardápios estrangeiros.

Para chamar a atenção dos clientes, muitos empresários colocam o que há de melhor em seu cardápio à disposição dos clientes.

Primeiro de uma maneira visual, atraindo por meio de uma vitrine expositora estufa, com alimentos saudáveis, nutricionais, e que podem ser disponibilizados de forma imediata.

Outros fazem questão da presença do cliente, com a disponibilidade de mesas e cadeiras em espaços limpos e aconchegantes, como também uma grande variedade de pratos quentes e frios, com carnes vermelhas, frangos e peixes, saladas de folhas e vegetais, além de bebidas e sobremesas.

Para estes clientes, os alimentos ficam disponibilizados em uma pista fria inox, com as saladas e frutas, e uma área com os alimentos que devem ser servidos na temperatura mais quente, como acompanhamentos e pratos principais de uma refeição, como almoço ou jantar.

A disponibilidade de pratos feitos também é uma possibilidade, pois ajustam, conforme a tabela nutricional, todos os ingredientes que uma pessoa saudável precisa ingerir em um dia normal de gastos calóricos, em qualquer tipo de serviço que o profissional está inserido.

Prosperidade no setor alimentício

As empresas de alimentos contam com uma variedade de profissionais, tanto na cozinha quanto nos salões de restaurantes e lanchonetes, que são dedicados ao atendimento ao público, para fornecer informações, quando necessário, dos alimentos que são disponibilizados para o consumo imediato.

Todas devem contar com diversos documentos, como a verificação de agentes sanitários, observando a presença de equipamentos destinados à uma cozinha industrial, o funcionamento de fogões e geladeiras, de forma eficiente, para o preparo dos alimentos.

A avaliação de profissionais do setor de segurança também deve ser indicada, para que equipamentos como botijões de gás e a mobilidade urbana, dentro do local de consumo, e na cozinha, atendendo a determinações de segurança.

Dentre esses, é possível citar os extintores de combate a incêndio, sinalizações de saída de emergência e presença de luzes, que são acionadas, em qualquer caso de acidente ou incêndio.

De qualquer forma, as refeições coletivas devem ser realizadas em um ambiente agradável, que atenda as normas de higiene e segurança, conforme as normas da agência de vigilância sanitária determinam, como:

  • Descarte correto de lixo orgânico e recicláveis;
  • Utilização de equipamentos adequados;
  • Depósito e armazenamento arejados ou refrigerados;
  • Uniformização de funcionários.

Além de panelas, frigideiras e talheres devidamente adequado no preparo dos alimentos, os funcionários de uma cozinha devem utilizar equipamentos de proteção individual, como toucas e luvas, quando necessário, para evitar qualquer tipo de contaminação dos alimentos.

Ampliação de atendimento de mercado

Há lanchonetes e restaurantes que se colocam à disposição para o atendimento externo e a entrega à domicílio, ou nos escritórios e empresas que estão na área de atuação do comércio alimentício.

Desta forma, as soluções terceirizadas podem ser uma forma de ampliação do atendimento de mercado, como a contratação de ciclistas e motociclistas, que realizam a entrega de maneira eficiente.

Esse tipo de serviço oferece a comodidade de fornecer um alimento fresco, preparado de maneira imediata e que chegue ao destino final em tempo hábil para o consumo, sem prejudicar as qualidades alimentícias ou nutricionais.

Para fazer o atendimento aos clientes, o mercado já está preparado, e também oferece a locação de call center, com profissionais que podem trabalhar de maneira passiva, aguardando os pedidos.

O encaminhamento é feito diretamente para o restaurante ou lanchonete, que fornecerá a comida, as bebidas e sobremesas, conforme o pedido anotado, de maneira eficiente e efetiva.

Desta maneira, o crescimento empresarial pode ser maior, com a ampliação de clientes, tanto no local, propriamente dito, quanto na área onde o comércio está instalado.