Artes marciais promovem qualidade de vida e saúde

Artes marciais promovem qualidade de vida e saúde

Artes

A prática de atividades físicas é primordial para a qualidade de vida das pessoas. Muitos exercícios podem ser realizados de forma espontânea e natural, como a caminhada e corrida leve no parque.

Os esportes podem ser praticados de forma individual ou coletiva, dependendo de cada pessoa e sua preferência e disponibilidade no dia a dia.

Muitas preferem procurar academias de ginástica, musculação e outras atividades físicas que precisam de acompanhamento de profissionais capacitados.

Para isso, muitos professores de educação física preparam treinos específicos para cada indivíduo, respeitando a estrutura corporal, a faixa etária e o estilo de esporte que quer praticar.

As especialidades também variam, desde exercícios complementares até esportes competitivos.

Academia de artes marciais reúne atletas variados

O Brasil é medalhista olímpico em diferentes categorias de luta sobre o tatame. As academias de artes marciais sempre recebem os mais diversos praticantes, entre homens e mulheres, das mais diferentes idades, com graduação indicativa pela faixa que fica junto ao quimono.

Os professores, ou senseis, como são conhecidos aqueles que ensinam as artes marciais, treinam os alunos para que possam conhecer os limites do corpo e se defender.

Transformado em esporte, é praticado para a prevenção da saúde, qualidade de vida, trabalhando inclusive a disciplina e a mentalização.

As aulas e ensinamentos ocorrem sobre a lona tatame para academia que possui características próprias para a recepção dos alunos. A intensidade do treinamento pode ser intenso, exigindo resistência do material.

Além disso, o modelo engloba outras vantagens, entre elas:

  • Fácil instalação;
  • Material impermeável;
  • Proteção contra quedas;
  • Tamanho personalizado.

A limpeza é fundamental para garantir a durabilidade do tatame, pois o suor do professor e dos alunos pode causar danos irreversíveis. Por isso, é necessário passar um pano após os treinamentos para garantir a higienização completa.

A segurança dos alunos é imprescindível, pois as artes marciais envolvem o contato físico entre dois atletas e a queda faz parte do treino. A espuma que é envolta pela lona deve possuir uma gramatura adequada para não causar problemas na saúde.

A vestimenta utilizada dentro de uma academia de artes marciais é reconhecida e demonstra respeito na cultura oriental. Por isso, o fardamento esportivo feminino e masculino possuem costuras reforçadas e são fabricadas com um tecido grosso.

As roupas para as lutas são complementadas com a faixa que demonstra o nível de cada aluno. As cores utilizadas nas faixas vão do branco ao preto, sendo a primeira para iniciantes e a última para os mestres.

Controle de entrada para segurança interna

As academias de artes marciais funcionam como os demais estabelecimentos que envolvem atividades físicas. Todo local precisa contar com profissionais e demais trabalhadores para atender pessoas interessadas e dar as aulas durante o horário de funcionamento.

Muitas delas trabalham com escala 6×1 ao longo da semana, pois muitos praticantes dispõem apenas do sábado para o treinamento, deixando o domingo como dia de descanso.

Por isso, a academia precisa manter um planejamento organizado para que os professores e demais funcionários estejam prontos para receber os alunos.

A segurança patrimonial é importante, para evitar que pessoas mal-intencionadas tenham acesso ao vestiário, por exemplo, onde ficam guardadas mochilas e objetos pessoais dos alunos e funcionários.

Dessa forma, a instalação de uma catraca eletrônica com biometria logo após a recepção é uma maneira de reforçar a segurança dos alunos e da própria academia.

Com o uso de tecnologia, é possível identificar as pessoas que tiveram acesso por meio de um banco de dados que fica registrado em um computador ou mesmo na nuvem.

Troca de faixa com competição plural

A parceria com outras academias de artes marciais permite a promoção de competição interespecífica entre os alunos para realizar a troca de faixa. Esse evento pode ocorrer de acordo com a agenda das agendas, podendo ser trimestral ou semestral.

Os eventos podem ocorrer em locais neutros, como ginásios esportivos públicos, em que toda a estrutura é montada para a recepção das mais variadas academias.

É saudável para os alunos, nesse modelo esportivo, poder participar de uma competição com diferentes pessoas, para aumentar a graduação da faixa.

As lutas ocorrem dentro das regras específicas da confederação que engloba a categoria da arte marcial praticada, com juízes que se comunicam por meio de ponto eletrônico durante toda a competição.

Ao final, entre vencedores e vencidos, ganham todos pois é uma forma de garantir uma nova cor na faixa ou então buscar mais treinamento sobre o tatame.