Colar de âmbar para bebê: chiques mas tenha cuidado

Colar de âmbar para bebê: chiques mas tenha cuidado

bebê

Quando o bebê está com dor durante a dentição, os pais estão dispostos a ajudar. Muitos deles também usam colares de âmbar. Mas cuidado: as jóias populares para bebês podem ser fatais!

 

Os colares de âmbar estão atualmente experimentando um boom incrível. No passado, eles eram mais prováveis ​​de serem encontrados entre pais esotéricos. No entanto, como os métodos naturais de cura estão se tornando cada vez mais populares e não se deseja administrar remédios a bebês pequenos desnecessariamente, vê-se cada vez mais as correntes penduradas no pescoço dos bebês. Além disso, agora você pode comprá-los em quase todos os lugares – em lojas infantis, drogarias, varejistas on-line ou até mesmo em farmácias.  

Para que serve o âmbar?

O âmbar, também conhecido pelo nome inglês âmbar ou succinta, não é uma pedra, mas uma resina fóssil. É uma secreção de árvores criada ao longo de milhões de anos pela pressão da água, rocha ou areia. Diz-se que as pedras iridescentes laranja-acastanhadas aceleram a cicatrização de feridas e garantem um sono reparador e saudável. 

 

Nos bebês, o âmbar também tem um efeito calmante na dor da dentição. No entanto, o bebê não deve mastigar as pedras, como muitas vezes se supõe erroneamente. Ao usar a corrente, as pedras devem liberar ácido succínico, que se espalha pela corrente sanguínea do corpo e, assim, alivia a dor.

 

Colares de âmbar são perigosos?

Não há evidência científica dos efeitos positivos. “O ácido succínico é liberado em temperaturas muito altas, em torno de 200 graus”, explica o Dr. Aaron Celestian, especialista em ciência mineral do Museu de História Natural de Los Angeles, disse ao NY Times . “E mesmo assim, são apenas quantidades que não teriam efeito no corpo”. 

 

Também neste país os pediatras se opõem claramente ao colar ambar. Não só porque seu poder de cura não foi comprovado, mas porque os consideram uma fonte potencial de perigo: “O conselho popular para facilitar a dentição com uma corrente de âmbar é cientificamente insustentável, supérfluo e até perigoso: as correntes podem prejudicar a criança enquanto brincam e também machucam e até estrangulam os dorminhocos se eles pegarem alguma coisa”, adverte o Dr. Sylvia Schuster, porta-voz da associação profissional de pediatras da Renânia do Norte-Vestfália . “Se a corrente quebrar, há o risco de a criança colocar pedras na boca e engasgar ou colocar no nariz e nas orelhas”.

 

Na França e na Suíça, a venda de colares de âmbar agora é proibida, pelo menos nas farmácias. Nos EUA e Canadá, as instruções de segurança devem ser indicadas nos produtos. Mas isso é realmente suficiente? Em vários fóruns da Internet, os colares de âmbar ainda estão sendo elogiados por pais satisfeitos.

 

E quando o bebê está chorando, choramingando, se contorcendo de dor e mal consegue dormir, os pais provavelmente fariam qualquer coisa para ajudar seu queridinho.Então entra em jogo o efeito de massa: “Se tantos bebês usam esse colar, não pode ser tão ruim assim…”, muitos pais desesperados nessa situação provavelmente pensam e agarram o canudo salvador, ou neste caso o colar de âmbar é o motivo pelo qual muitos médicos estão pedindo que os colares sejam proibidos ou pelo menos uma exigência legal de emitir instruções de segurança. 

 

Colar de âmbar para bebês: Atenção!

De acordo com especialistas, quem escolher um colar de âmbar apesar de todos os avisos deve pelo menos considerar estes pontos:  

 

  • A corrente deve ter um ponto de ruptura pré-determinado ou um fecho magnético para que se rasgue ou abra neste ponto em caso de dúvida. 
  • O bebê deve sempre ser supervisionado ao usar um colar de âmbar. Ele pode ficar preso em algum lugar e sufocar. Se a corrente quebrar, pode engasgar com as pedras individuais.
  • Em vez de ao redor do pescoço, a criança pequena deve usar a corrente no pulseira de ambar ou tornozeleira.
  • Colares de âmbar nunca devem ser usados ​​à noite , pois a criança pode ficar presa na grade da cama, por exemplo. Existe o risco de asfixia! Claro, isso também se aplica quando o bebê dorme durante o dia .
  • Todas as pedras devem ser amarradas individualmente ao redor da fita . Se a corrente quebrar, nenhuma peça individual pode ser engolida.
  • A corrente não deve ser muito longa para que os bebês não fiquem presos em objetos.