Como a internet das coisas pode afetar o marketing digital?

Como a internet das coisas pode afetar o marketing digital?

Como a internet das coisas pode afetar o marketing digital?

O marketing digital é cada vez mais combinado com estratégias para comercializar produtos de forma adequada e atrair públicos-alvo, mas pode até evoluir quando as campanhas usam a Internet das Coisas. A tecnologia e diversas estratégias de marketing podem ser aplicadas para divulgar um negócio independente do segmento ou porte do empresário responsável.

Segundo especialistas, a tendência futura é que todos os diferentes dispositivos que usamos todos os dias sejam conectados à Internet por meio da Internet das Coisas. Isso significa acesso imediato a uma riqueza de informações e ações que podem alcançar grandes resultados quando aliadas a estratégias de marketing.

As empresas já conectadas à Internet das Coisas podem saber como, quando e onde seus clientes em potencial interagem com seus produtos. Essas informações podem afetar diretamente várias questões relacionadas ao desenvolvimento e fabricação do produto e à imagem do produto.

No entanto, esse é um tema que ainda gera muitas dúvidas entre os empresários que ainda parecem ter medo de investir.

Como a Internet das Coisas pode agregar valor às empresas?

A principal vantagem da Internet das Coisas é que ela agrega inteligência a muitos produtos por meio da conectividade com a Internet. A conexão
possibilita funções que facilitam o trabalho diário em ambientes residenciais, comerciais e industriais, como as empresas de calibração de instrumentos de medição, onde as máquinas já estão informatizadas e acessíveis remotamente.

A Internet das Coisas possibilita, por exemplo, dispositivos autogerenciáveis. Ao verificar continuamente suas funções, os dispositivos podem encontrar soluções e evitar possíveis avarias. O resultado é o aumento da durabilidade do equipamento, pois a vida útil dessas peças é estendida.

Além disso, a Internet das Coisas pode proporcionar aos usuários uma experiência mais completa e conveniente por meio do consumo inteligente de recursos como eletricidade ou água.

Como a IoT pode melhorar as relações públicas?

A Internet das Coisas é uma tecnologia que pode fornecer aos empresários informações reais e imediatas sobre os clientes, sendo, portanto, uma ferramenta com grande potencial de comunicação com o público-alvo de empresas de diversos segmentos, como empresas especializadas em analise agua laboratorio, por exemplo.

Investir na Internet das Coisas pode ajudar uma empresa a atender às expectativas de cada cliente. Isso é possível graças ao mapeamento de perfis de usuários, que permite a geração de respostas compatíveis com cada produto com o qual se interage.

Um fluxo constante e interminável de respostas ajuda as empresas a criar uma conexão mais profunda com seu público e evitar erros como o envio de um anúncio aleatório que pode prejudicar a reputação da empresa entre os clientes em potencial.

Vantagens e desafios da Internet das Coisas no marketing digital

Ao pensar na aplicação da Internet das Coisas no marketing digital, deve-se imaginar, por exemplo, a indústria de furo em viga. Nos casos em que os principais clientes industriais são fábricas com demanda constante, a IoT pode ser facilmente implementada.

Nesses casos, a própria fundição pode utilizar ferramentas baseadas na tecnologia da Internet das Coisas para contatar o cliente com ações de marketing e informar que está na hora de comprar mais materiais.

Marketing com Internet das Coisas permite rastrear a experiência do consumidor com uma empresa. A ferramenta também auxilia na bolsa de imoveis e produz informações que podem ser utilizadas em benefício da empresa, neste caso adivinhando o que e quando o usuário precisa.

Os dados gerados automaticamente permitem uma análise detalhada do perfil do consumidor, que é constantemente atualizado e permite um feedback rápido e imediato.

Ao mesmo tempo, as empresas que adotam tecnologias IoT enfrentam desafios em lidar com grandes volumes de dados que devem ser processados ​​e analisados ​​em tempo real, exigindo estratégias de segurança e privacidade.

Outro desafio é alcançar as capacidades operacionais e técnicas desejadas para que a Internet das Coisas atenda às expectativas e demandas do futuro, especialmente em relação a tecnologias e força de trabalho.

Como a IoT afetará a otimização do mecanismo de busca e o marketing digital?

A Internet das Coisas geralmente fornece acesso a versões mais inteligentes de dispositivos eletrônicos, incluindo eletrodomésticos e eletrodomésticos.

Tudo está conectado em uma rede. O comando correspondente está disponível em um smartphone ou outros dispositivos móveis.

A tecnologia IoT promete transformar as operações gerais, incluindo os padrões de consumo e, com isso, o marketing. Pode-se dizer que a Internet das Coisas afetará cinco aspectos relacionados às estratégias, entre eles:

  1. Busca e consulta, que devem receber ainda mais atenção;
  2. Correspondências orgânicas que podem mudar de perfil;
  3. SERP pode mudar ou até deixar de existir;
  4. Otimização focada no buscador principal atual com novos parâmetros;
  5. Os usuários estão procurando por conteúdo mais personalizado.

1. Forte aposta na pesquisa e consulta

As pesquisas por voz do Smartphone estão a ganhar cada vez mais seguidores, sempre com palavras-chave que ajudam a encontrar melhores resultados. Isso é possível graças aos assistentes digitais que podem capturar, interpretar e responder à voz humana.

À medida que a ferramenta se torna mais comum em uso doméstico ou comercial, como fabricantes de ponto de ancoragem, a tendência é que as buscas pelo teclado diminuam significativamente. Dessa forma, as buscas com palavras-chave digitadas podem desaparecer, enquanto as buscas orais aumentam.

2. Mudança no perfil de acessos orgânicos

Novos tipos de engajamento e engajamento de conteúdo por voz podem mudar o perfil dos usuários que chegam organicamente a sites corporativos em diferentes segmentos. A tendência é que os usuários utilizem cada vez mais as tecnologias IoT para tarefas cotidianas, como buscar receitas ou fazer pedidos, por exemplo, em empresas de logistica.

Dessa forma, as equipes de marketing precisam apenas mudar suas visões sobre estratégias de otimização e focar na experiência verbal em vez da experiência escrita para que os clientes em potencial encontrem as empresas.

3. O futuro da SERP

SERP, página de resultados do mecanismo de pesquisa, significa “página de resultados do mecanismo de pesquisa” em inglês. Geralmente é reconfigurado devido à crescente popularidade da Internet das Coisas. Isso ocorre porque os mecanismos de pesquisa atuais provavelmente se adaptarão à nova forma integrada da experiência on-line, se é que ainda não o estão fazendo.

Com a Internet das Coisas, pode não ser mais necessário utilizar os sites de empresas especializadas em construções e reformas, por exemplo, para informações disponíveis diretamente aos assistentes digitais.

4. Parâmetros de otimização

Parece que o principal mecanismo de pesquisa atualmente usado para pesquisas não deve ser alterado. A gigante da tecnologia segue as tendências, por isso a otimização continua presente, mas com novos parâmetros de busca.

A Internet das Coisas e sua popularização estão mudando a percepção dos consumidores, assim como é provável que mude a forma de busca. Caso contrário, até mesmo o tipo de conteúdo que escolhem e as combinações de palavras que usam para pesquisar podem mudar, levando em consideração o boca a boca que representa novas oportunidades.

5. Demanda por conteúdos mais pessoais

As experiências positivas das redes sociais e a tendência crescente de buscas na internet apontam para a criação de perfis de consumidores para conteúdos online ainda mais pessoais. Por isso, cada vez mais empresas precisam investir em formas de processar e compartilhar conteúdos personalizados.

Experiências inovadoras e personalizadas são preferidas a experiências repetitivas ou genéricas.

Com a ajuda da tecnologia Internet of Things, os sistemas integrados podem coletar dados sobre os usuários, incluindo informações sobre seus hábitos de consumo, rotas diárias, principais horários de visita.

As informações podem ser utilizadas, por exemplo, para customizar os serviços e ofertas de empresas especializadas em correia transportadora industrial, o que garante a visibilidade e os resultados das empresas que investem na Internet das Coisas na área de SEO e marketing digital.

Um último conselho é que empresários de todos os segmentos e portes de negócios estejam sempre atentos às novidades relacionadas à evolução tecnológica por trás da Internet das Coisas. Por se tratar de uma invenção relativamente nova, a novidade pode trazer ainda mais benefícios ao seu uso.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.