Como escolher o melhor fogão 5 bocas? [Não compre ainda, por favor]

Como escolher o melhor fogão 5 bocas? [Não compre ainda, por favor]

Está montando sua cozinha e não sabe como escolher um bom fogão? Assim como acontece com outros eletrodomésticos de sua cozinha, ele pode ser encontrado em versões bem variadas no mercado. Ainda assim, a quantidade de bocas e o tamanho do forno não são apenas os únicos detalhes que devem chamar a sua atenção na hora de comprar o seu fogão. O acabamento, o tipo de acendimento e também o tipo de mesa de cocção também podem fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Pensando em te ajudar nisso, nós montamos um guia de compras que vai te explicar tudo sobre esse e outros critérios. Assim, você vai conseguir tomar a sua decisão final da melhor maneira. Dá uma olhada!

Tipos de fogão

Se você quer saber mais como escolher um bom fogão, a primeira coisa que precisa ter em mente é que eles podem ser encontrados em vários. Aqui, vamos considerar os seguintes: o fogão de piso, de embutir, o cooktop e o fogão de mesa. Nem todos eles se encaixam nos hábitos e necessidades da sua família, por isso, confira aqui as características de cada um deles, seus pontos positivos e negativos e para quais perfis eles são mais indicados.

Fogão de Piso

O fogão de piso é o modelo mais convencional, encontrado na maioria das casas brasileiras. Dependendo da sua marca, os pés podem ser mais altos ou não, mas os que são maiores facilitam a limpeza no seu dia a dia e a locomoção do eletro. Geralmente, os fogões de piso funcionam a gás e podem ir com 1 ou 2 fornos. É possível encontrar também modelos domésticos de 4 até 6 queimadores. As vantagens do fogão de piso incluem o seu preço acessível, a grande variedade de modelos disponível no mercado e a facilidade de instalação.Qual o melhor fogão de 5 bocas

Fogão de Embutir

O fogão de embutir é bem parecido com o fogão de piso, mas é a opção recomendada para as cozinhas planejadas. Ele também possui forno e pode ser encontrado em modelos de até 6 queimadores. Para ser fixado, ele precisa de uma base, que pode ser em uma bancada ou outro móvel. Como as especificações podem ser bem diferentes de marca para marca, vale seguir o manual do modelo escolhido no momento de instalar.

As vantagens desse fogão de embutir incluem o seu design diferenciado e a facilidade da limpeza, já que a parte de baixo dele fica toda livre. Por outro lado, eles costumam ser bem mais caros que os fogões de piso e, também, não podem ser transportados de uma casa para outra sem realizar uma reforma.

Fogão Cooktop

O cooktop é um dos menores tipos de fogão disponíveis no mercado hoje em dia. Também recomendado para quem tem suas cozinhas planejadas ou não se importa em fazer uma pequena obra para realizar a instalação, ele conta apenas com a mesa de cocção, ou seja: você precisará comprar um forno separadamente.

Os cooktops podem ser encontrados em muitas versões de 1 a 5 bocas e têm três tipos de funcionamento diferentes: a gás, o elétrico ou por indução. O primeiro é igual ao dos fogões que são tradicionais, enquanto o elétrico aquece por meio das resistências e o de indução, com uma corrente eletromagnética. Além disso, o acabamento dessas versões também pode variar entre o inox, o vidro temperado ou vitrocerâmico.

Fogão de Mesa

O fogão de mesa, por sua vez, parece também um cooktop, mas como o nome deixa bem claro, ele pode ser usado sobre uma bancada ou sobre a mesa e é a opção ideal para quem tem pouquíssimo espaço na sua cozinha. Além disso, ele também atende às necessidades de quem acampa com mais frequência, já que, dependendo do modelo, do número das bocas e do peso, é possível levá-lo para outros lugares.

Este artigo foi produzido pelos redatores do Lugar de Mulher e Conpass