Como fazer a sua companhia aparecer no Google

Como fazer a sua companhia aparecer no Google

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Ser facilmente encontrado no ambiente digital se tornou uma prioridade para as empresas, principalmente quando se considera o papel que os mecanismos de busca como o Google e o Yahoo desempenham no dia a dia das pessoas. 

Nesse caso, métodos como SEO (Search Engine Optimization) estão ocupando cada vez mais espaço.  Afinal, são medidas focadas em obter muito tráfego orgânico aplicado às páginas da empresa, o que é possível devido aos fatores de classificação da empresa. 

Isso ocorre porque os mecanismos de pesquisa detectam apenas código e texto, e o conteúdo é indexado pelo robô e apresentado na SERP com base na relevância. 

Por exemplo, o site de uma empresa de decoração que investe adequadamente em SEO pode ter grandes chances de conseguir um bom posicionamento com palavras no nicho em que atua e assim, obter visibilidade maior dependendo dos fatores ativos. 

Então, pode ser mais provável ter acesso, por exemplo, para atender clientes que estão procurando onde comprar piso vinilico.  Nesse ambiente, diversas táticas são empregadas e, como veremos, vão desde o uso habilidoso de URLs até estratégias de links externos. 

Principais Técnicas que podem ser aplicadas 

Antes de apresentar os métodos indicados para SEO, deve-se mencionar que os elementos realizados acima são divididos em dois grupos: On Page e Off Page. 

Enquanto “in page” está vinculado a elementos na página, “out page” se refere a elementos externos, como links entre aspas. 

Aplicação de palavras-chave 

As palavras-chave são um dos pilares de muitas estratégias de marketing digital e, quando se trata de SEO, aplicar os termos nos lugares certos pode fazer toda a diferença, juntamente com a quantidade adequada de uso. 

Para melhor entendimento, é importante verificar se a palavra-chave corresponde ao termo utilizado pelo usuário durante a busca. 

Por exemplo, ao surgir o interesse por comprar pvc expandido, o assunto pode ser pesquisado de diversas formas, como: “onde comprar pvc expandido em São Paulo” ou “preços de pvc expandido”. 

É por isso que existem ferramentas para determinar o volume de palavras-chave, entre outros aspectos. Idealmente, deve ser utilizado no início do documento, para que o robô detecte rapidamente a associação com o tópico proposto. 

Title tags

Para compreender a aplicação do title tag e o que esse termo significa, é possível imaginar que durante sua busca sobre tipos de revestimentos, por exemplo, o visitante acessa um conteúdo sobre cabeamento de rede telefonia predial.

O título detectado na entrada da página corresponde à title tag, também conhecida como título interno do blog. Por isso, deve ser estrategicamente elaborado para estimular a leitura do material.  Além disso, devem ser destacadas as vantagens da leitura e colocação de palavras-chave, uma vez que a colocação neste caso é opcional. 

URL 

Até o conjunto de URL tem efeito na posição, e o interessante é que dependendo do conteúdo, as chances de conseguir um clique podem ser maiores ou menores. 

Imagine uma situação em que um usuário procura insulfilm automotivo e descobre um link com uma URL fácil de entender, curta e sem números, capaz de transmitir um grau de confiabilidade e não transformar visitantes. 

Link Building 

Link building é uma das principais táticas quando se trata de fatores off-page e para resumir o conceito, pode-se dizer que os esforços para ganhar links de outras plataformas. 

Para entender a importância desse tipo de processo, vale ressaltar que os links são os elementos mais importantes do posicionamento, de forma que indica relevância e contribui para o reforço da marca. 

Acontece que o site de uma serviços de engenharia elétrica recebe vários links, dependendo do domínio, cuja importância é reforçada pelos buscadores. 

Afinal, como será mostrado, a relevância do link pode variar de acordo com uma série de fatores avaliados pelo Google e isso é algo que deve ser feito com cautela para garantir resultados positivos. 

Sinais Sociais 

Os fatores sociais também são relevantes para o grupo Off Page e, correspondentes às ações e menções da empresa, também têm um impacto significativo na relevância.

Por exemplo, o volume de compartilhamento e, principalmente, de menções a um fabricante de tubo de silicone pode elevar percepção positiva da empresa e influenciar no tráfego orgânico.

Além dos métodos apresentados, vale ressaltar que a relação entre SEO e UX (User Experience), que corresponde à experiência do usuário, deve ser preferida aos profissionais, principalmente por possuir excelente visibilidade para os mecanismos de busca. 

Para tanto, é necessário identificar fatores desde o processo de busca de informações até o uso mais efetivo do site. 

Quais são os principais erros? 

 Falhar em uma estratégia de SEO não significa apenas um compromisso de investir na obtenção de uma melhor posição, mas também uma penalidade nos mecanismos de busca. 

Em seguida, explore os principais aspectos relacionados aos erros mais comuns: 

  • O conteúdo não tem profundidade; 
  • Palavra-chave analisada incorretamente; 
  • Imagens de baixa qualidade; 
  • Estrutura de site inválida. 

Em relação ao conteúdo, além de aplicar muitas otimizações técnicas, como aplicação de palavras-chave, title tags, entre outros exemplos apresentados, é fundamental atentar para a qualidade. 

Outro fator a ser considerado é o plágio, que pode levar a sanções por parte dos buscadores e, portanto, a uma estratégia fracassada, além de afetar o número de visitas. 

Quanto aos erros relacionados ao uso de palavras-chave, a questão é que não basta apenas aplicá-las, elas devem ser utilizadas de forma inteligente para garantir resultados. 

Portanto, é necessário realizar um estudo aprofundado para determinar as necessidades mais favoráveis ​​a serem satisfeitas pelo departamento de vendas, bem como definir detalhadamente as personalidades, referentes às configurações semi-ficcionais de clientes ideais. 

De fato, vários aspectos se concentram nos elementos do texto e a importância de otimizar as imagens para obter melhores classificações não deve ser negligenciada. 

Por exemplo, podemos citar uma imagem de uma chapa expandida otimizado na página de uma empresa que comercializa esse tipo de produto. Para isso, o nome do arquivo deve ser estratégico, quanto ao uso da palavra-chave traço. 

Além dessa alternativa, o texto alternativo, conhecido como texto alternativo, também deve ser trabalhado. Neste caso, o ideal é apresentar a descrição do arquivo e de preferência aplicar palavras-chave. 

O texto alternativo pode colaborar para diversos fins, como retratar imagens danificadas e leitores de tela, os seguintes são essenciais para pessoas com deficiência visual porque o leitor apresenta descrições. 

Quando se trata da estrutura do site, fatores como criar um design responsivo têm grande impacto, pois permite o acesso de diferentes dispositivos. 

Por exemplo, um usuário pesquisando por datador novos acessando a plataforma de uma empresa com design responsivo, ou seja, investindo em UX, será mais fácil de navegar, por conta das permissões. Medidas, fontes, entre outros elementos, são cuidadosamente desenvolvidos. 

Dicas para analisar os resultados 

Um ponto interessante a ser destacado nesse contexto é que uma análise incompleta de métricas pode afetar seriamente o desempenho de uma estratégia de SEO. 

Como fazer os ajustes necessários com informações inutilizáveis? De certa forma, cada elemento é importante para um objetivo específico no marketing digital, mas quando se trata de SEO, destacam-se aspectos como: 

Backlinks Qualificados 

De acordo com as informações apresentadas, os links têm um papel importante no posicionamento das páginas nos motores de busca, em relação aos backlinks. 

Nesse caso, é interessante avaliar a qualidade dos backlinks, mesmo que os links de autoridade mais óbvios sejam relativamente mais complexos de obter. É nessas situações que se percebe a superioridade da qualidade sobre a quantidade. 

Uma das soluções que podem ser aplicadas é investir em guest posts, ou seja, publicações que a empresa associa a trocas de conteúdo ou publicações como autores convidados, ou em outras plataformas. 

Taxa de cliques 

 Muitas vezes referida como CTR, a taxa de cliques é a taxa de cliques. A contagem está associada a impressões, apenas visualizações e cliques. 

Portanto, é uma métrica importante analisar o desempenho da pesquisa orgânica nos mecanismos de pesquisa e, se for baixo, saber o que pode ser alterado para aumentar o interesse do usuário. 

Entre os elementos que podem ser modificados estão a descrição da página e até mesmo o título, conhecido como título SEO, que é diferente da title tag, pois o princípio é conceder acesso à página. 

Essa métrica está vinculada ao tráfego, e também é interessante acompanhar os números associados às páginas mais visíveis e o desempenho do tráfego orgânico. 

A métrica possui uma grande relação com links, visitas e conversões, porém, cabe ressaltar que não existe um padrão a ser seguido e o que acompanhar pode variar de empresa para empresa. 

Percebe-se que as técnicas de SEO vão além de apenas montar o essencial para o posicionamento, pois mesmo para isso, a experiência do usuário é valorizada. Por isso, um aplicativo adequado pode dar visibilidade e melhorar muito a imagem de uma empresa.