Como fazer um processo seletivo

Como fazer um processo seletivo

processo seletivo

Conseguir que os melhores se candidatem ao seu emprego é apenas um passo para contratar o talento certo. 

Você ainda precisa passar pelo processo seletivo. Mas qual é o processo certo para a sua empresa? Como você pode garantir resultados consistentes? 

A seleção dos candidatos é uma das partes mais impactantes do recrutamento e retenção de novos talentos. 

Se você escolher a pessoa errada, terá que repetir todo o processo seletivo em apenas alguns meses. Isso não é apenas demorado, mas também caro.

Quando você tem apenas uma vaga aberta para preencher, é mais fácil restringir seus candidatos a apenas um futuro colaborador. 

Mas quando você faz isso em escala, as etapas se tornam mais complexas.

Então, como você escolhe?

Para garantir que você selecione o colaborador certo na primeira vez, você precisa ter uma avaliação de candidatos forte e um processo seletivo eficaz. 

Com um processo claramente definido, você pode eliminar de forma eficiente os candidatos que não são adequados para o trabalho, deixando você com a escolha perfeita para preencher sua vaga aberta.

A implementação de procedimentos desde o início pode criar resultados de contratação mais favoráveis.

Conheça algumas dicas importantes para criar um processo seletivo que atenda as suas necessidades e as dos seus candidatos.

O que é um processo seletivo?

O processo de seleção de funcionários é uma série de etapas que as empresas utilizam para contratar os melhores trabalhadores. 

Combinar as habilidades certas com as funções em aberto é fundamental. Uma seleção eficaz pode resultar na contratação do tipo de colaborador que aumentará o moral da empresa, sua cultura corporativa e manterá a rotatividade baixa.

Nem toda empresa realiza o processo seletivo da mesma maneira. No entanto, toda empresa deve tentar documentar seu processo antes de contratar. 

Ao escrever as etapas necessárias e fornecer uma experiência de contratação consistente e agradável para seus candidatos, você atrai funcionários melhores e também fortalece sua marca empregadora.

Ter um processo de seleção profissional e prático pode fazer com que os candidatos a emprego venham até você primeiro, ao invés de buscarem outras empresas do mesmo setor.

Quantas etapas estão incluídas em um processo seletivo?

Há aproximadamente cinco a sete etapas em um processo típico de seleção de funcionários. Elas variam de acordo com a empresa, mas basicamente incluem anunciar a vaga, revisar inscrições, selecionar candidatos, fazer entrevistas, seleção final, testes e contratação. 

Dependendo de quantas funções você está preenchendo e do tamanho de suas equipes de contratação, algumas dessas etapas podem ser combinadas ou repetidas.

Como criar um processo de seleção de funcionários?

Cada empresa é única e tem seu próprio processo seletivo. No entanto, existem alguns pontos em comum, como por exemplo:

Anunciar a vaga

Uma vez decidido que uma vaga em aberto precisa ser preenchida ou após a criação de um novo cargo, a equipe de gerenciamento deve listar as qualificações desejadas para o trabalho. 

Os candidatos podem precisar de um diploma ou certificação, um número mínimo de anos de experiência ou experiência em um setor específico. 

Depois de estabelecidos, a equipe de recursos humanos pode escolher onde anunciar a vaga.

Os canais comuns incluem Facebook ou LinkedIn. Quadros de emprego on-line também são comuns. 

Para cargos em que você deseja considerar os funcionários existentes, use práticas recomendadas para anunciar contratações internas. 

As empresas também podem contar com a ajuda de uma agência de recrutamento ou de recrutadores para a fase inicial de divulgação. 

Analisar as inscrições dos candidatos

Em seguida, analise as inscrições, currículos e outros materiais fornecidos para restringir o grupo de candidatos. 

Selecione os que mais se aproximam das qualificações desejadas e que foram listadas ao anunciar a vaga.

Quando muitos trabalhadores estão procurando emprego, você pode ser mais específico sobre essas qualificações. 

Como muitos candidatos serão eliminados na próxima etapa e alguns perderão o interesse ao longo do tempo, no caso de contratações em escala identifique mais cadidatos em potencial do que você acha que precisará. 

Outro benefício de ter um maior número de candidatos passando por essa etapa é que você pode ter outra vaga inesperada em um futuro próximo e poderá contar com uma pré-seleção. 

Se as qualificações forem semelhantes você economizará tempo, pois poderá contar com um pool de candidatos para utilizar novamente.

Conduzir a triagem inicial 

Para manter seu tempo de entrevista no mínimo e liberar recursos de gerenciamento e RH, use entrevistas por telefone ou vídeo para restringir ainda mais o conjunto. 

O currículo é a primeira parte do processo seletivo, por isso você deve validar bem os currículos para poder prosseguir para a próxima etapa que pode ser a entrevista presencial ou via meet

Isso pode ser útil para a triagem de candidatos residentes em locais distantes, além de dizer um pouco sobre como eles se comunicam. 

Embora essas entrevistas não devam ser utilizadas como a única maneira de analisar a personalidade ou o profissionalismo, elas podem fornecer informações sobre a adequação do candidato em potencial.

Suas perguntas de entrevista durante esta parte do processo seletivo podem incluir:

  • Por que você quer este trabalho?
  • O que sobre a nossa empresa lhe interessa?
  • Como você acha que esta empresa irá ajudá-lo a crescer em sua carreira?

O objetivo desta breve entrevista é garantir que eles estejam genuinamente comprometidos em seguir em frente, bem como que o entrevistador capte qualquer sinal de alerta. 

Também ajuda o candidato a aprender mais sobre o trabalho ou a fazer perguntas que podem ser usadas para se retirar da disputa, se não acharem que seja uma boa opção. 

Conduzir entrevistas pessoais

Agora você pode começar a configurar entrevistas pessoais para avaliar melhor suas qualificações. 

Quer você escolha um painel ou entrevista em grupo, ou se atenha a sessões individuais, suas interações com o candidato se concentrarão em sua capacidade de comunicação e sua compatibilidade com a cultura da empresa.

As empresas costumam agendar suas entrevistas em um dia, de modo que os envolvidos só precisam se afastar uma vez de suas funções. 

Você pode optar por realizar entrevistas estruturadas, entrevistas não estruturadas ou uma mistura de ambas, mas seja consistente em sua abordagem para evitar discriminação ou preconceito. 

Nesta etapa, um sistema de rastreamento de candidatos pode ser útil para acompanhar seus esforços. 

Se for possível, inclua na entrevista qualquer pessoa que esteja trabalhando diretamente com o candidato no processo seletivo. 

Você precisa garantir um bom ajuste de personalidade, além de buscar as melhores qualificações. 

Fazer a seleção final 

Uma vez que todos tenham sido entrevistados e você tenha recebido o feedback dos entrevistadores, o responsável ou a equipe de contratação reduzirá o grupo buscando o melhor ajuste para o trabalho. 

É aconselhável identificar um segundo candidato em potencial, caso a primeira escolha recuse a oferta de emprego. 

Como a próxima fase envolve testes, ter uma segunda opção é útil se a primeira escolha não passar. 

Testar o candidato

Antes de um candidato ser admitido como um novo colaborador, o empregador pode fazer uma oferta de emprego condicionada à aprovação em testes, exames ou verificações. 

Certifique-se de estar ciente da legalidade de tais exames. Existem situações de emprego em que é necessário o teste de drogas, por exemplo. 

Neste caso, dê ao candidato a oportunidade de divulgar quaisquer medicamentos prescritos legalmente que esteja tomando e que possam interferir no teste ou causar um falso positivo. 

Avaliações de personalidade também podem ser usadas ​​nesta fase do processo seletivo.