Conferindo sobre as normas regulamentadoras

Conferindo sobre as normas regulamentadoras

Quando pensamos nos ramos industrial, comercial, agrícola, entre outros, quase nem imaginamos quantos serviços, normas e funções há dentro de cada lugar como esse.

Além disso, existem também muitos tipos de regras, normas e leis que devem ser seguidas e também documentadas, para que seja possível que o trabalho possa ser gerado de uma forma legal perante todos os órgãos especializados.

Esses tipos de órgãos fazem análises e também fiscalizam diversos tipos de setores, obrigações que grandes empresas devem sempre manter em dia. Isso porque todas elas dão segurança ao ambiente, aos trabalhadores e também aos maquinários.

E, para que você saiba um pouco mais sobre isso, falaremos sobre três normas regulamentadoras, principais que estão sempre presentes nestes ambientes e necessitam de atualização quando necessário. Acompanhe e saiba mais como manter o seu estabelecimento dentro da lei.

Você sabe o que é PPRA?

Muitos perguntam sobre o ppra o que é e como funciona, e hoje explicaremos sobre sua função e o que ele abrange. Conhecida também como Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, essa norma possui um programa que protege os trabalhadores da empresa de diversos tipos de riscos ambientais em sua volta.

Isso porque eles são a base do local. Sem eles, a mão de obra não existirá e a produção seria muito menor. Ou seja, eles necessitam muito de todos os tipos de ajuda e colaborações disponíveis para sua saúde.

PPRA NR 9 é feita pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e protege os funcionários de riscos ambientais como locais com riscos de acidentes causados por agentes químicos, físicos e biológicos.

Alguns outros exemplos são:

  • Poeira;
  • Vibrações;
  • Vírus;
  • Ruídos;
  • Parasitas;
  • Pressões;
  • Entre tantos outros.

A NR 9 MTE é obrigatória independentemente do número de pessoas que trabalham no local, seja uma ou milhares. A empresa deve elaborar um plano anual para que seja possível tirar todos os tipos de riscos dos trabalhadores relacionados aos seus empregos.

Ele deve contratar uma consultoria especializada que saberá montar estratégias específicas que diminuam todos os perigos em volta.

E é importante lembrar também que ela deve estar sempre acompanhada do PCMSO NR 7, Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.

Entenda o PCMSO

Essa norma possui o objetivo de determinar todas as obrigatoriedades e implementação de admissão em uma empresa.

Ou seja, esse documento é que faz com que os empregadores admitam as pessoas com o objetivo de preservar e promover a saúde de todos.

Supondo, a NR 7 comentada é que irá avaliar clinicamente os trabalhadores, seja de uma forma individual ou coletiva e diagnosticar todos os seus agravantes ou não.

Isso porque a empresa que está contratando precisa saber se o funcionário estava doente ou não antes de ser admitido.

Alguns dos métodos usados por essa norma são:

  • Exame admissional;
  • Exame periódico;
  • Retorno ao trabalho;
  • Mudança de função;
  • Exames complementares.

Enfim, é essa norma regulamentadora que faz com que a contratação seja justa, tanto para um lado quanto para e outro e que também faça um histórico sobre a saúde do contratado, para que seja possível avaliá-lo quando necessário de uma forma mais completa.

Entenda mais a respeito do inventário NR12

Agora falaremos de um outro tipo de norma que é relacionada aos equipamentos do ambiente. É chamada de Inventário de máquinas e equipamentos NR12 e faz com que uma lista de máquinas e equipamentos seja feita em todo o ambiente de trabalho.

Isso porque esse documento deve listar todo o funcionamento delas, como é montada, estratégias e planos de manutenção e de outros tipos, para que caso haja algum problema nela, o seu histórico exista e seja diagnosticado.

Além de possuir uma análise delicada e muito detalhada sobre toda a história dessas máquinas ainda é necessária a elaboração de um outro documento feito por um engenheiro habilitado.

Para que tudo isso seja possível, contrate também uma empresa especialista neste quesito e deixe que ela tome as rédeas deste trabalho, deixando-o assim perfeito para seu ambiente.

Enfim, esses são todos os tipos de normas regulamentadoras que estão presentes em locais como esses, para que não somente as máquinas e os trabalhadores possam ter uma proteção, mas os donos da empresa também.