Conheça os pontos negativos da impulsividade

Conheça os pontos negativos da impulsividade

impulsividade

 

A impulsividade são reações inesperadas e sem racionalidade tomadas por uma pessoa. Se você é muito impulsivo, saiba que você espera por recompensas rápidas por ações e não consegue enxergar as consequências a longo prazo de seus atos.

Além disso, sua impulsividade aliada a outros sintomas pode ser sinal de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 

Caso você tenha suspeita de ser portador de TDAH, faça um teste online buscando no Google pelos termos “transtorno de atenção teste” ou apenas clique no link acima.

Se o teste der afirmativo, procure um psiquiatra de sua confiança para obter o diagnóstico correto e iniciar seu tratamento o quanto antes. 

É muito importante tratar o TDAH com remédios e psicoterapia. Isso só traz mais qualidade de vida para você.

Já a impulsividade isolada pode fazer você causar problemas com interrupções repentinas, causar conflitos, realizar provocações ou tomar decisões precipitadas. 

Todas essas ações possuem consequências negativas em sua vida.

A impulsividade pode levar você a buscar um conflito de forma a realizar a estimulação de seu córtex pré-frontal. 

Esse tipo de estímulo pode funcionar como uma droga. No entanto, atitudes impulsivas são quase sempre causadoras de problemas.

Em todas as áreas de sua vida, a impulsividade pode ser percebida como um ato de libertação, sem que seja realizada uma racionalização antes dos atos impulsivos, que são necessários para o bom convívio em sociedade. 

Por isso, conheça os pontos negativos de agir com impulsividade.

 

Quais são os pontos negativos da impulsividade?

 

Agir por impulso pode afetar várias áreas de sua vida, como profissional, pessoal, acadêmica e até interferir em seus relacionamentos. Por isso, entenda mais sobre os pontos negativos da impulsividade.  

1.                 Tomada de decisões precipitadas

Você pode tomar decisões precipitadas e dessa forma, se colocar em uma situação desfavorável, seja assumindo uma posição nova no trabalho ou um novo emprego sem ter as qualificações necessárias, por exemplo.

Esse é um risco grande, uma vez que para tomar decisões que afetem totalmente sua vida, é necessário refletir antes sobre as consequências de seu ato. 

Portanto, só tome grandes decisões ao pensar bastante sobre o assunto, sem tomar uma decisão precipitada.

2.                 Situações de risco

Você pode facilmente se colocar em uma situação de risco com sua impulsividade, como acidentes de trânsito, brigas sem necessidade, comportamentos sociais inconvenientes, episódios de agressividade e muito mais.

Portanto, tente pensar quais serão as consequências a longo prazo de sua atitude impulsiva. A maior dificuldade de uma pessoa impulsiva é pensar antes de agir. 

Você deixa suas emoções tomarem o controle da situação e pode se encontrar em vários cenários desagradáveis e com consequências negativas.

3.                 Viver na defensiva

No convívio social, é bem capaz de você atacar colegas de trabalho, seu cônjuge, amigos, familiares e outras pessoas para falar sobre sua opinião sem nenhum tipo de filtro.

Isso ocorre porque você fica na defensiva antes de receber críticas construtivas, sugestões ou aconselhamento. 

Você sente a necessidade de se defender sem ouvir as pessoas. Isso ocorre porque você quer esconder suas próprias falhas, erros e comportamento impulsivo, sem nem ouvir o que as outras pessoas querem dizer.

 

Conclusão

 

Caso sua impulsividade esteja atrapalhando qualquer área de sua vida, é bom procurar ajuda médica, como um psicoterapeuta, para saber como mudar seu comportamento.

Ainda há doenças que podem ser a causa de seu comportamento impulsivo, como TDAH. 

Dessa forma, o mais importante é buscar ajuda especializada em vez de apenas tornar a impulsividade parte de sua personalidade.

Não é fácil conviver com uma pessoa totalmente impulsiva. Por isso, essa característica pode afetar até seus relacionamentos interpessoais. 

Dessa forma, busque opinião das pessoas que convivem com você para entender se você é impulsivo no cotidiano.

Caso a resposta seja afirmativa, procure um especialista para ajudar você a superar esses atos impulsivos. 

Embora existam pontos positivos em ser impulsivos, como expressar bem suas próprias opiniões, não há necessidade de passar toda sua vida com esses atos impensados e não planejados.

Além disso, sem a impulsividade, sua qualidade de vida e seus relacionamentos irão melhorar muito. 

Se o seu problema é apenas impulsividade, procure um psicoterapeuta, como um psicólogo. Caso você tenha suspeita de ter TDAH, procure um psiquiatra.