Decoração bonita e funcional de salas pequenas

Decoração bonita e funcional de salas pequenas

Decoração bonita

Não é porque a sua sala é pequena que ela não pode ter tudo o que esse ambiente precisa para ser aconchegante, confortável e com uma decoração bonita a sua cara. Uma decoração bonita é fundamental para isso, mas ela pede um bom planejamento, que leve em conta o uso do ambiente e também o estilo da sua casa.

Os investimentos que você deve fazer vão depender bastante dos seus objetivos e também do seu orçamento. Mas, algumas ações simples, como renovar a pintura ou inserir prateleiras, não costumam sair caro e promovem grandes mudanças.

Vai decorar ou redecorar uma sala pequena e está precisando de ideias? A primeira coisa que você precisa fazer é avaliar os elementos que já tem e quais gostaria de inserir, lembrando sempre da regra máxima para ambientes pequenos: menos é mais. A seguir, algumas inspirações.

Sofá retrátil foi feito para salas pequenas

Um dos elementos mais importantes da sala é o sofá, mas o móvel escolhido tem que ser adequado para o tamanho do cômodo. Sofás grandes demais podem deixar o ambiente “pesado”, prejudicar a circulação e até dar uma sensação de que a sala é menor do que de fato é. Não queremos isso, não é mesmo?

A solução para muitos projetos são os sofás retráteis, que mudam de tamanho conforme a necessidade. Assim, quando você não estiver vendo TV ou deitado, dá para fechar o móvel, aumentando o espaço livre da sala. Antes de comprar, porém, verifique todas as dimensões do sofá e compare com as do ambiente.

Espelhos nas paredes aumentam amplitude

Os espelhos são elementos decorativos funcionais e bonitos, que tem tudo a ver com qualquer ambiente pequeno porque ajudam a aumentar a sensação de amplitude. Em alguns projetos, pode ser o caso de instalar um espelho na parede inteira. Lembre-se de checar o que será refletido para escolher o melhor lugar.

Cortinas também podem fazer a sala parecer maior

As cortinas são elementos decorativos essenciais para cômodos como a sala. Afinal, elas podem dar mais privacidade ao cômodo e também deixá-lo mais iluminado ou mais escuro, dependendo do momento. Mas esses elementos têm outra vantagem que talvez você ainda não conheça: melhorar a amplitude.

Modelos longos, de tecidos leves ou persianas que vão do teto ao chão podem ajudar a dar uma sensação de que a sua sala é maior.

Tapetes dão beleza e conforto térmico

Os tapetes também são muito bem-vindos, mesmo em salas pequenas. Eles ajudam no conforto térmico, podem virar assentos improvisados (com algumas almofadas, por exemplo) e ainda são um elemento decorativo. 

Se o tapete for grande e com listras, pode ajudar na continuidade, que também influencia na sensação de amplitude do ambiente. Mas, vale avaliar caso a caso, afinal o elemento também precisa conversar com o restante da decoração.

A cor das paredes faz diferença

As cores de tonalidades claras são as mais indicadas para qualquer ambiente pequeno, incluindo a sala. Dependendo do seu projeto, porém, uma cor mais chamativa em uma das paredes pode ajudar a dar mais profundidade ao ambiente, além de trazer personalidade. Evite os tons muito escuros.

Prateleiras são baratas e funcionais

Aproveitar o espaço vertical é outra estratégia recomendada para ambientes menores. Se não couber uma boa estante, instalar prateleiras nas paredes é uma boa ideia. Elas podem servir para abrigar livros e objetos decorativos, como quadros e vasos de plantas, deixando a sua sala com uma decoração bonita.

Estantes e raques são bons móveis, mas depende

Mesmo salas pequenas podem ter uma estante. Se o móvel for vazado, de cor clara e com muitas prateleiras, melhor ainda. As mais robustas, porém, devem ser evitadas, pois ocupam muito espaço e podem deixar o ambiente muito carregado.

O mesmo vale para os raques. Em salas pequenas, eles devem ser pequenos, de preferência agregados à parede ou posicionados rente a ela. Se o design for clean e minimalista, melhor.