Deixando um ambiente hospitalar limpo

Deixando um ambiente hospitalar limpo

O ambiente hospitalar é um local que funciona 24 horas por dia e salva muitas vidas em todos os momentos. Todos os profissionais trabalham muito e necessitam sempre de apoio de todos as funções para que tudo dê certo.

Mas não são somente os médicos e enfermeiros que fazem parte desse complexo, e sim um grupo de variados segmentos que trabalha para fazer o máximo possível nesses ambientes que precisam de cuidado redobrado.

Ou seja, desde a lavagem de cortina até os maiores feitos medicinais tem uma grande importância nesses locais, pois sem a higienização adequada, a contaminação seria muito maior.

E como estamos nesse assunto, continuaremos falando dele neste texto, sobre como é feita a higienização e sobre toda a sua enorme importância. Lembre-se de que limpeza para a questão da saúde é tudo.

Serviços de higienização

Quando falamos sobre higiene em um hospital, devemos lembrar que é algo muito sério, pois sem a limpeza ideal, muitos casos podem se agravar. Então, a limpeza, de cama, ambientes, roupas, cobertores e afins é mais do que necessária, é obrigatória.

Caso não saiba, todo hospital possui um serviço de lavanderia, para que todas as roupas do ambiente possam ser limpas mais facilmente e também rapidamente. Pois esse local não possui muita rotina e muito menos pode esperar qualquer serviço.

É claro que não é uma obrigatoriedade, mas mais de 50% de complexos hospitalares optam por esse tipo de serviço para ter mais autonomia no assunto higiene, até porque roupas contaminadas podem tirar vidas.

Enfim, o objetivo desse serviço é transformar todas essas roupas contaminadas e sujas a novamente aptas a serem utilizadas, com total segurança e com todos os produtos apropriados para isso.

No fim, essa transformação ficará livre de microrganismos patogênicos que possam prejudicar a saúde de seres humanos. Isso serve tanto para cortina, quanto lençóis e aventais que não são descartáveis.

Esse setor costuma ficar dentro do hospital e sua estrutura possui materiais e procedimentos, além de máquinas especializados. Essa roupa deverá contar com variadas características como:

  • Coleta;
  • Utilização;
  • Identificação;
  • Embalagem;
  • Transporte.

Esses elementos serão separados e divididos em duas partes, a área de separação e lavagem e a de secagem, centrifugação e dobragem, além da guarda.  Esse tipo de separação é interessante para começar a desinfecção que possui duas portas de acesso para elas.

Após isso, esse processo de lavagem começa a ser feito, juntamente com os processos antibacterianos, guardados e distribuídos novamente depois.

É possível encontrar alguma lavanderia em são Paulo que faça esse trabalho também, mas a maioria opta por montar sua própria.

Terceirização de funcionários de limpeza

Como falamos acima, a maioria desses serviços são terceirizados. Isso significa que empresas com profissionais técnicos naquele exato assunto são contratados para cuidar desse quesito.

Já que a limpeza hospitalar, não somente das lavanderias, mas do complexo em si, deve ser muito cuidadosa, é importante que pessoas específicas possam fazer o trabalho de limpeza, pois possuem mais conhecimentos.

Por exemplo, a empresa de limpeza é contratada pelo hospital. e como consequência a empresa contrata profissionais com diversas funções, como para limpar certos ambientes, limpar a parte interna, a parte externa, as salas de cirurgia, as cozinhas e também lavar as roupas.

Assim o hospital terá uma economia em sua própria administração e deixará nas mãos de outra empresa que entende muito mais sobre higienização, esse fator de limpeza e também de contratações.

A isenção de responsabilidade de um complexo tão grande em relação a trabalhos operacionais já é um grande alívio, pois realmente são muitos detalhes. Então nada melhor que outros profissionais responsáveis que entendem melhor sobre o assunto.

Deixando bem claro que essas empresas terceirizadas de limpeza hospitalar costumam ser muito interessantes de se trabalhar e ainda pagam como qualquer outro ambiente. Isso dependerá somente de como será a contratação, mas a maioria dessas funções são CLT, ou seja, carteira registrada.

Sabiamente, nada muda para o funcionário. A única diferença é que ele é contratado por uma empresa, mas irá trabalhar para outra, no ambiente em que for escolhido pelos empregadores. Além disso, todos os seus direitos estão salvos e garantidos.

Enfim, essa é basicamente a rotina de um ambiente hospitalar em relação a limpeza, seja de roupas ou das próprias edificações.