Descobrindo técnicas para falar em público

Descobrindo técnicas para falar em público

Falar em público pode causar calafrios em algumas pessoas. É um medo comum. Muitos passam por isso, e mesmo não se sentindo totalmente seguros, conseguem desempenhar uma boa oratória em situações públicas.

O problema realmente está naquele tipo de temor que paralisa determinadas pessoas e, por consequência, as impede de ter uma boa dicção e fazer uma boa apresentação em público, mesmo que seja para um número baixo de ouvintes.

Enfim, ter uma boa oratória é essencial para se destacar no mercado de trabalho. São diversas situações que aparecem no dia-a-dia, na qual a fala em público será uma necessidade, e se sair bem nesses momentos pode significar seu reconhecimento na empresa e um promissor crescimento profissional.

Você se sente inseguro(a) ao falar em publico? Gostaria de se sair melhor nessas tarefas? Bom, separamos aqui, algumas dicas e técnicas que podem lhe auxiliar a construir uma boa oratória em falar para um grande número de pessoas, deixando para trás o medo e a insegurança.

Continue sua leitura e conheça mais sobre essas técnicas.

Falando em público

A grande maioria das pessoas gostariam de ter melhor desenvoltura ao falar em público. E isso é ainda mais acentuado entre pessoas tímidas e introvertidas, porém, não se restringe apenas à eles, afinal, os mais falantes e extrovertidos também passam pelo medo de se comunicarem formalmente em público.

Esse temor ou insegurança pode acarretar em prejuízos na carreira, na hora de conquistar um cliente, ministrar uma reunião ou mesmo numa entrevista de emprego.

Por isso, é extremamente importante, adotar técnicas de oratória para que se sai bem em situações onde será exigido maior desenvoltura.

Sintomas

Como outros problemas relacionados ao corpo, existem alguns sintomas e sinais que o locutor acaba apresentando ao ter de falar em público.

Esses sintomas, muitas vezes, aparecem logo ao se descobrir a tarefa de ter de se apresentar em frente aos outros. Fique atento caso você os perceba, são eles:

  • Tremedeira na voz e nas mãos;

  • Pulsação acelerada;

  • Suor;

  • Perca do foco no trabalho;

  • Tontura e náusea em casos mais extremados.

Ansiedade e expectativa

Uma fala em público não é um monstro de sete cabeças. Muitas vezes se sofre mais pela expectativa do que realmente pela exposição em si.

Então, o ideal é buscar se acalmar, tentar controlar as mãos e buscar apoiá-las em algum local no momento da apresentação.

Depois do início, que pode ser a parte mais complicada, busque soltar mais as mãos e as use para lhe ajudar na comunicação, indicando uma apresentação em ppt, banner ou qualquer outro apoio visual que tenha.

Domínio sobre o conteúdo

Fundamental para aqueles que possuem dificuldades em falar em público, como também para aqueles que não se vêem nesta situação.

Ter propriedade sobre o assunto sempre ajuda a ganhar confiança na hora de se comunicar, quando se sabe do que está falando, tem repertório sobre o tema e o domina, logicamente a ansiedade tende a diminuir.

Do contrário, falar sobre um assunto sem antes dominá-lo minimamente com toda a certeza só traz mais insegurança, ansiedade e receio de errar.

Por isso, é ideal que se busque estudar sobre aquilo que vai discorrer. Em carreiras que exijam a fala em público como algo rotineiro, é até aconselhável que se busque por um curso de oratória para realmente consolidar a habilidade de se comunicar publicamente.

Ilustre as falas

O ideal para dominar a arte da oratória é buscar por recursos que possam ilustrar o tema que se está falando.

Contanto histórias, anedotas, exemplos reais ou metafóricos – tudo isso acentuará o entendimento do público pelo assunto tratado e o deixará mais descontraído, especialmente quando é algo relacionado com assuntos mais densos.

Além disso, estimulará a plateia a ter uma maior interação com você, o que lhe trará mais calma e segurança.

Apoie-se na plateia

Usando de gancho o último trecho do item acima, usar a plateia como ponto de apoio é essencial. Foque sua atenção num amigo ou alguém que lhe passe mais confiança na plateia, já que pessoas mais próximas tendem a demonstrar reações positivas que lhe ajudará a ganhar mais confiança e segurança em sua fala.

Existem outras maneiras de como falar bem, mas essas já são um bom início. Busque treinar suas falas antes da apresentação, escute músicas calmas e relaxantes e tente diminuir a ansiedade, focando sua atenção em uma outra coisa.

Uma apresentação em público é algo rotineiro, essencial para a vida corporativa moderna. Busque entender como essa arte funciona e arrebente nas apresentações.