Dicas de segurança para o seu negócio

Dicas de segurança para o seu negócio

segurança

Focado na segurança e proteção de seus funcionários, muitos empreendedores estão buscando mecanismos de como garantir a segurança do seu espaço e também manter a integridade dos seus funcionários.

Tudo começa com a instalação de um setor conhecido como responsável pela segurança do trabalho, que atua para que os funcionários tenham segurança em seu local de trabalho.

Além de trabalharem para minimizar os riscos dentro desse ambiente ou no seu deslocamento até a residência. Por conta disso, esse setor utiliza ferramentas importantes para prevenir acidentes dentro do ambiente do trabalho.

Devido sua importância esse artigo vai trazer alguns detalhes interessantes sobre pontos que precisam ser vistos em seu negócio no que se refere à proteção de seus funcionários e a conservação do seu empreendimento.

Proteção: prevenção diante de incêndios

Uma das questões mais recorrentes em relação a preocupação em um ambiente de trabalho ou que exista uma aglomeração de pessoas é em relação aos princípios de incêndios, assim como as instalações elétricas do local, que podem ocasionar problemas em todo o funcionamento do seu negócio.

Por isso, para se certificar que de fato o local está seguro, tanto em um procedimento de construção como para executar alguma atividade, existem laudos e vistorias que são realizados pelo Corpo de Bombeiros.

Um deles é o auto de vistoria do corpo de bombeiros MG que é feito com o objetivo de verificar se o local está apto para receber os funcionários, por meio de instalações de segurança e técnicas de prevenção de incêndio estarem ocorrendo de forma eficiente.

Além disso, os bombeiros verificam tanto a aptidão do local, disposição de escadas, sinalização, detectores de fumaça, conexão com centrais de alerta e outros.

Outro detalhe interessante que também entra em análise é se o local conta com extintores portáteis, que são materiais eficientes no combate à incêndios ou o princípio do mesmo. Sem essa vistoria, o local não pode funcionar ou receber funcionários.

Além disso, é importante ressaltar que essa vistoria depende do tipo de imóvel e também da ocupação que será realizada. É preciso buscar junto ao órgão qual é o melhor tipo de vistoria a ser realizada, como é o caso da CLCB bombeiros SP.

Além de verificar a presença de extintores no local, existe também um elemento conhecido como Novec, que é um tipo de extintor maior e mais resistente, que possui fluidos que praticamente não causam impactos ambientais e também não poe em risco à saúde humana.

Além disso, toda vistoria conta com um prazo de validade, precisando ser renovada para que o estabelecimento não leve nenhum tipo de multa ou fique impedido de funcionar.

Além dos cuidados necessários em relação à documentação e vistorias exigidas, é importante ressaltar também sobre o aterramento do local, ainda mais se tratando de um prédio.

Por isso, é realizado o aterramento eletrico industrial tanto em condomínios e locais de moradia como também em ambientes industriais, locais de trabalho e outros.

Com esse aterramento, o local fica protegido de raios e fatores externos que possam provocar algum tipo de descarga elétrica. Esse trabalho deve receber tanto instalação como manutenção preventiva de um equipe técnica e especializada.

Equipamentos de segurança e de proteção individual

Além de se preocupar com a segurança e prevenção diante de incêndios, é importante estar atento também ao uso de equipamentos de segurança, por parte dos funcionários.

O tipo de equipamento vai depender de qual atividade a pessoa desempenha. Por exemplo, no caso de trabalhos que envolvem altura, recomenda-se o uso de uma cinta de ancoragem, que é utilizada com o objetivo de proteção.

Essa cinta é feita com material metálico, sendo considerada muito resistente. Além desse equipamento de segurança, existem os chamados “equipamentos de proteção individual – EPI”.

Esses equipamentos são ofertados pela empresa, de forma gratuita ao funcionário, para que ele possa usar de forma individual para sua proteção.

Dentre os principais EPIs, podemos destacar o uso de:

  • Luvas dos mais variados tipos;
  • Botas ou botinas;
  • Óculos de proteção;
  • Variados modelos de protetor auricular;
  • Proteção aos dentes;
  • Tipo de roupa especial.

O uso desse equipamento vai depender do tipo de atividade que a pessoa realiza, sua área de atuação e especialidade. O risco também é levado em consideração no momento da escolha dos equipamentos de proteção.