Dicas para conquistar o setor alimentício

Dicas para conquistar o setor alimentício

equipamentos setor alimentício

O setor alimentício, mesmo diante da crise econômica, apresenta-se como um mercado promissor. De acordo estudos realizados na área, a estimativa para o ano de 2019 é que o setor gere cerca de R$ 230 bilhões. Além disso, o setor proporcionará mais de 220 mil empregos no país.

Diante dessa informação, muitas pessoas que desejam ser empreendedoras resolvem apostar no ramo da alimentação, na venda e produção de alimentos.

No entanto, é importante estar atento a alguns detalhes, tanto em relação ao mercado, quanto em relação ao investimento, divulgação e documentação exigida pelo Governo Federal.

Se você deseja se tornar um empreendedor do ramo de alimentos, esse conteúdo é para você. Não deixe de conferir!

Ramo alimentício: Como abrir seu próprio negócio?

Para abrir qualquer tipo de negócio, em especial no ramo alimentício, é preciso entender primeiro o que se pretende vender. Ou seja, que tipo de comida você pretende trabalhar e qual será seu público-alvo.

Para decidir isso, o empreendedor pode fazer uma análise de mercado e verificar quais são as principais tendências nesse ramo.

Com isso definido, é importante verificar em qual local pretende instalar seu negócio, porque ele precisa ser equipado e ter meios de segurança.

Além disso, outros detalhes precisam ser pensados, como:

  • Quantidade de funcionários;
  • Quem será o fornecedor;
  • Orçamento e capital de giro;
  • Quais os equipamentos necessários para o negócio;
  • Regulamentação diante da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • Empresa de higienização;
  • Marketing para a empresa (produção de conteúdo audiovisual);
  • Desconto dos impostos e tributos federais.

Para conseguir responder essas questões com mais facilidade, a recomendação é que o empreendedor busque consultoria em empresas especializadas na ajuda a empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio.

Ter essa consultoria e orientação é importante por guiar o empresário sobre como está a situação atual no país, em qual ramo dentro do setor alimentício está compensando investir e, ainda, sobre os requisitos para oferecer um produto de qualidade ao cliente, moldando estratégias e detalhes técnicos voltados à organização do negócio.

Equipamentos para sua cozinha

Os equipamentos para restaurante são muitos e precisam apresentar bastante qualidade, além de garantia sobre seu uso.

Com o desenvolvimento tecnológico, as cozinhas estão cada vez mais automatizadas e digitais, trazendo mais precisão nos movimentos e preparos mais rápidos e eficientes.

Um dos equipamentos importantes para manter a higienização dos alimentos e conservá-los é ter um balcão refrigerado, que pode ser utilizado também em lanchonetes para refrigerar bebidas, como sucos e refrigerantes.

Esse tipo de balcão é, geralmente, confeccionado em alumínio e aço, que são ligas metálicas bastante resistentes.

Além disso, esse é um elemento muito fácil de ser limpo e higienizado, mantendo os alimentos ainda mais seguros.

É importante ressaltar a importância de ter elementos que facilitem à limpeza nesse processo, pois locais muito engordurados e sujos tendem a serem fechados em visitas de monitoria da vigilância sanitária.

Outro equipamento bastante interessante para conservação do alimento, tanto frio como quente, é a estufa refrigerada pequena.

Esse material é importante por ser bastante eficiente, simples e prático na forma de guardar os alimentos. Esse tipo de equipamento pode estar presentes em diversos empreendimentos do ramo alimentício, como:

  • Loja de doces e bolos;
  • Padarias;
  • Lanchonetes;
  • Loja de salgados.

O mais interessante é que existem vários modelos desse tipo de estufa, assim como tamanhos diferenciados, permitindo ao empresário adquirir um produto que atenda a sua real necessidade.

Outro material importante para quem trabalha com a venda de produtos consumíveis, como supermercados, é ter a presença de vários expositores, como um expositor de bebidas.

Esse material também é feito com metais e apresenta resistência e durabilidade, além de expor de forma segura os materiais que o empresário está vendendo, podendo utilizar outros detalhes como código de barras e preços.

Muitas pessoas optam em trabalhar servindo comida em festas e grandes eventos, como é o caso de buffets, que geralmente são temáticos.

Para conseguir ganhar credibilidade nesse mercado, além de bons contatos e indicação, é importante servir um produto com boa qualidade e dispor de bons equipamentos para armazená-lo.

Um dos equipamentos que pode ser usado é a pista fria para buffet, que também ajuda a manter os alimentos com a temperatura adequada.

Outro detalhe para quem deseja abrir seu próprio negócio é apostar na personalização dos objetos, como sacolas que irão transportar o produto, placas e banners; assim como o próprio uniforme dos funcionários.

Isso é importante por garantir mais credibilidade ao negócio.

Desse modo, uma dica é utilizar um Abadá feminino, que seja personalizado e traga a identidade visual da marca.