Dicas para ter uma escola de música de referência

Dicas para ter uma escola de música de referência

escola música

A música é uma linguagem universal e presente no cotidiano de todas as pessoas em diferentes contextos, como em momentos de descontração e entretenimento, que vão desde shows e baladas até trilhas sonoras de filmes, séries, desenhos e novelas.

O mesmo pode acontecer para estimular a criatividade e o aprendizado em ambientes de trabalho e estudo, promovendo um espaço mais confortável e convidativo.

Desde bem pequenos, por meio de rodas e cantigas, as crianças têm contato com a sonoridade das músicas. Isso é estimulado e aumentado com o passar do tempo e desenvolvimento da criança.

Presente na cultura de uma sociedade, a música também é uma maneira de se expressar e transmitir os valores e costumes de toda uma geração.

Em relação a educação, o estímulo musical desde os primeiros anos de vida de uma criança contribui para o seu desenvolvimento neurológico, aprimorando algumas habilidades como memória, organização e atenção em um período no qual o seu sistema nervoso está em fase de estruturação.

No Brasil, desde o ano de 2008, por meio da Lei nº 11.769, a música é um elemento obrigatório entre os componentes do currículo da educação básica (ensino fundamental ao médio) tanto nas escolas públicas quanto nas particulares.

Entretanto, a medida não tem caráter exclusivo, ou seja, ela não precisa ser uma disciplina, mas sim uma linguagem presente no ensino conforme as propostas pedagógicas de cada instituição.

Devido a sua importância e notoriedade no cotidiano de todos, o investimento em um estabelecimento de ensino exclusivo de música é uma grande oportunidade para construir e desenvolver um empreendimento de sucesso.

Para saber quais aspectos, além da qualidade do ensino musical, é preciso investir para ter diferencial e destaque competitivo no mercado, continue a leitura!

Investindo na segurança

A segurança é um dos principais requisitos exigidos pelo pais ao visitarem instituições de ensino. Por isso, uma escola de musica bem conceituada precisa investir em um alto padrão de segurança e qualidade das estruturas.

O termo segurança é amplo e abrange desde a segurança contra invasões a segurança dos profissionais que interagem com as crianças.

Um dos itens essenciais é o controle de acesso à instituição, tanto para os colaboradores quanto para os alunos.

Com o desenvolvimentos das tecnologias, é muito mais simples implantar um sistema que controle e permita o monitoramento de todas as pessoas que entram e saem dos estabelecimentos.

Um dos principais modelos de segurança adotados atualmente é o uso das catracas com acesso por biometria ou carteirinhas com códigos específicos. Para isso, é preciso comprar catraca correta, de acordo com as especificações que permitam esse tipo controlado de acesso.

Além dessa segurança que é instalada na portaria das escolas, logo após os portões impedindo o acesso por outras vias e meios, há outros processos que precisam ser implantados para um local mais protegido e confiável.

Para se ter uma ideia, há as câmaras de segurança, instaladas em locais estratégicos e que permitem uma visão completa e uma equipe de portaria e segurança constante.

Além disso, o investimento nos colaboradores é um diferencial, demandando pessoas qualificadas desde os processos administrativos até as salas de aula.

Assim, o exame admissional para assistente administrativo tem a mesma relevância que o exame admissional dos professores, pois ambos terão contato direto com o aluno e seus processos de aprendizagem.

Investindo na estrutura

Uma escola de música precisa ser estruturada para que todas as necessidades dos alunos sejam atendidas com eficiência, segurança e qualidade.

Dessa forma, é necessário ter espaços para aprender a tocar os instrumento, mas também há estruturas básicas que precisam ser contempladas, como banheiros e refeitórios.

As salas precisam possuir isolamento acústico, para que uma aula com instrumentos de percussão não interfira em uma aula de canto ou nas aulas teóricas que são igualmente necessárias.

Assim, as salas de atividade possuem uma composição diferenciada das escolas de educação padrão.

Atualmente, as tecnologias podem ser aplicadas em diferentes aspectos de um empreendimento, tornando os processos mais rápidos, práticos e dinâmicos.

Um dos recursos é a secretária escola digital, um sistema desenvolvido para centralizar e facilitar todas as atividades que envolvem a gestão administrativa escolar, englobando:

  • Alunos;
  • Responsáveis;
  • Professores;
  • Colaboradores administrativos.

Personalizada para cada um dos usuários, cada um tem acesso a informações restritas, os pais conseguem verificar o relatório de frequência, as notas e, se houver, ocorrências escolares.

Com isso, a comunicação se torna mais objetiva, direta e com menos ruídos, concedendo mais autonomia e controle aos pais.

Assim, desde a escola de guitarra SP até escolas de músicas clássicas, as infra estruturas e processos de segurança podem ser aplicados, fazendo com que o aprendizado e seu benefícios sejam aproveitados pelo alunos, refletindo em desempenhos acadêmicos e sociais.