Diversidade tech e o impacto na solução de problemas complexos

Diversidade tech e o impacto na solução de problemas complexos

diversidade

A diversidade na área da tecnologia pode ser a solução de grandes problemas enfrentados nesse cenário atualmente

O mundo da tecnologia sempre teve grandes mentes, e essas mentes ficaram conhecidas pelo mundo todo, como Steve Jobs, Elon Musk, ou até mesmo o dono das redes sociais mais utilizadas ao redor do globo, Mark Zuckerberg.

Cada uma dessas mentes teve um grande papel no avanço da tecnologia, e com certeza está claro o motivo pelo qual eles conseguiram ganhar tanto dinheiro, todos esses “gênios” conseguiram trazer soluções em tecnologia, através dos seus produtos e serviços.

Mulheres já foram maioria no mundo tecnológico

Nos dias atuais a área de tecnologia está sofrendo um grande déficit de profissionais capacitados, mas a pior parte é que a quantidade de mulheres que estão atuando na área atualmente é muito pequena quando se comparada a década de 1970.

Naquele ano, as mulheres dominavam os cursos de Ciência da Computação e as universidades, em suas salas, cerca de 70% da turma era composta por mulheres. Já em comparação ao ano passado, 2021, a quantidade não correspondia nem a 15% da quantidade de mulheres que estavam cursando o mesmo curso em 1970, chegando ao valor de 11,6%.

Existe um grande motivo para esses números terem mudado tanto. Com a chegada do famoso computador pessoal (PC), em meados de 1980, tudo mudou. O computador antes disso, era uma grande máquina de processamentos de dados e realização de cálculos, atividades que até hoje são associadas a uma função que é predominantemente feminina: a secretária.

E com a popularização dos computadores mais modernos em 1980, surgiram também os famosos jogos, passando a atrair uma grande quantidade de homens para essa área de atuação.

A diversidade pode trazer a solução para o déficit de profissionais qualificados

Há pensamentos de que se o rumo das coisas não tivessem seguido aquele citado acima, e as mulheres não tivessem sido tão estereotipadas com o pensamento de que o homem é melhor para exatas, o cenário atual estaria diferente.

Certamente, o déficit de profissionais qualificados não estaria presente no cenário tecnológico, e a solução desse problema bastante complexo com certeza já teria sido resolvido, ou nem teria acontecido.

Afinal de contas, como disse Sergio Paulo Gallindo, presidente da associação brasileira das empresas de tecnologia da informação, é mais do que comprovado que não existe diferença de aptidão entre meninos, meninas e raças, para trabalhar com exatas.

E cada vez mais instituições do mundo todo buscam trazer encorajamento para que a diversidade tech aconteça, afinal de contas, estima-se que até o ano de 2025, cerca de 800 mil vagas para profissionais da área apareçam. Mas existe um déficit grande de profissionais, estipula-se, por exemplo, que em 5 anos o segmento possuirá 530 mil vagas não ocupadas.

Na tentativa que a associação trouxe para formar novas mentes brilhantes, chamada TechMe, Gallindo notou que cada vez mais meninas e jovens negros estão conseguindo se descobrir no mundo tecnológico.

Uma oportunidade de ouro

A fim de ajudar na resolução do problema enfrentado na área tecnológica nos dias atuais, foi criado um grupo chamado Oracle Academy, que conta com mais de mil instituições de ensino que buscam trazer cada vez mais jovens para ingressar no mundo tecnológico.

Com todas as informações que foram citadas acima, pode ser visto que a diversidade pode trazer para a tecnologia a grande solução que ela busca atualmente, o preenchimento das lacunas que existem nesse ambiente. Vencendo assim todos os estereótipos, como aquele citado anteriormente de que o homem é melhor para realizar a função. E, consequentemente, trazendo mais profissionais capacitados para a área.