Dúvidas frequentes na indústria de roupas

Dúvidas frequentes na indústria de roupas

Dados da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) revelam que até 2021 o mercado da moda tem uma projeção de crescimento de 3,1% ao ano. Neste cenário, muitas pessoas se perguntam sobre como funciona a indústria de roupas.

Da Fábrica de elástico até a criação de calçados e roupas, existem muitos processos industriais na área têxtil. Mas, como será que as roupas são confeccionadas? Ou os sapatos personalizados? Quanto tempo demora para uma peça ficar pronta? Essas e outras dúvidas são frequentes na indústria de roupas.

Neste contexto, falar do funcionamento dos acessórios industriais como as máquinas para calçados é algo muito válido. Um dos principais destaques da indústria da moda é a possibilidade de fabricação de peças em grandes quantidades e a exportação no cenário mundial.

Neste contexto, entender os bastidores do setor é fundamental para saber mais sobre a indústria das roupas no mundo dos negócios. Se você tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de ler esse artigo.

Fábrica de elástico

Não só na fabricação das roupas, mas também na confecção de mantas e na indústria têxtil de forma geral, a Fábrica de elástico tem uma demanda alta de matérias-primas e produtos.

Os elásticos são materiais que compõem roupas, lençóis, roupas de cama, edredons e outros acessórios da área têxtil.

Neste contexto, uma empresa especializada na fabricação de elásticos se destaca por alguns fatores como a precisão dos equipamentos, a qualidade da matéria-prima e a origem do produto. A partir dos elásticos, roupas e calçados são confeccionados também, juntamente com outros materiais.

No caso dos calçados, a fabricação é feita por etapas, do design até o corte do acabamento. Quer saber mais sobre isso? Confira o tópico abaixo.

Máquina para calçados: O que é?

Você já parou para imaginar em como é possível os modelos de calçados de uma coleção serem confeccionados de forma idêntica? A máquina para calçados proporciona esse resultado.

Na verdade, há várias máquinas que podem servir para a confecção destes acessórios. Existem máquinas de corte específicas para a fabricação das solas, assim como há ferramentas para a fabricação das estampas e de detalhes relacionados aos acabamentos do produto.

Enquanto o design da marca pensa no modelo ideal do calçado e em todos os detalhes, a indústria de calçados fabrica e reproduz este modelo em larga escala.

O balancim de corte para calçados é um equipamento indispensável neste processo. Na prática, essa máquina serve para o recorte de matérias-primas como couro sintético, borracha, papel e EVA.

As vantagens de contar com essas máquinas são inúmeras dentro de uma rotina industrial. Confira algumas na lista abaixo:

  • Tempo reduzido na produção industrial;

  • Mais produtividade para o setor;

  • Produção de materiais em larga escala;

  • Maior lucro em menos tempo de produção.

Montagem de loja

Depois da fabricação de roupas, a hora de expor as peças é fundamental para a indústria chegar no consumidor final. Uma estratégia comum é muito eficaz na divulgação das peças e coleções é o uso de Araras para loja de roupas.

Na prática, esses acessórios fazem toda a diferença na divulgação das peças e destacam as roupas dentro de um ambiente comercial.

Além das araras a decoração de uma loja também inclui a exposição de manequins, vitrines coloridas e atraentes e claro, a própria comunicação visual que compõe as Instalações comerciais de uma loja.

Apostar em estratégias criativas para divulgar esses produtos e atrair o público também é interessante. Há lojas que organizam desfiles de moda apenas para apresentar a coleção para clientes, por exemplo.

Da mesma forma, há outras estratégias como a divulgação das peças nas redes sociais, a realização de sorteios das roupas e liquidações.

Independentemente da estratégia, investir em uma boa Montagem de loja é uma forma de vender as peças produzidas na indústria e ter uma margem de lucro.

Todas as estratégias abordadas aqui são fundamentais não só para fortalecer e valorizar a produção de roupas, mas também para reforçar o posicionamento de um negócio diante das vendas.

Se você chegou até aqui e tirou algumas dúvidas sobre como funciona a indústria da moda, saiba que ainda há muitos detalhes deste processo. Isso só mostra o quanto a divulgação do trabalho é importante, seja ao mostrar como funciona uma máquina para calçados ou a organização de um manequim.