Empresas devem se adaptar às leis de segurança

Empresas devem se adaptar às leis de segurança

segurança

A segurança dos funcionários que trabalham em qualquer área deve ser de responsabilidade de seus contratantes. Assim, o fornecimento de equipamentos de segurança de proteção individual, para cada funcionário, deve ser entregue antes do início dos trabalhos, logo após a realização do exame admissional.

A responsabilidade sobre o equipamento deve ser do funcionário e quando o equipamento não mais servir, seja por desgaste natural ou por ter evitado qualquer tipo de acidente, deverá ser substituído imediatamente.

Os profissionais que trabalham em ambientes que apresentam risco de acidente devem sempre utilizar um capacete, roupas e botas especiais, para evitar qualquer imprevisto durante o desenvolvimento de seu serviço no local.

Equipamentos de segurança obrigatórios

As empresas devem estar atentas às legislações vigentes, que indicam que todo local de trabalho que apresente riscos deve manter uma equipe de segurança do trabalho, para que possam indicar mudanças, apresentar soluções e métodos, quando surgir qualquer tipo de problema.

Oferecer palestras e reciclagem nos modelos de trabalho também ajuda a evitar acidentes. Além disso, equipamentos e máquinas que são utilizadas diariamente devem passar por manutenção preventiva constantemente.

As máquinas que precisam de uma manutenção corretiva devem ser encaminhadas para as oficinas, ou então profissionais especializados devem ser chamados para que possam consertar o item o quanto antes para evitar a propagação de incêndio.

Claro que isso vai depender de qual tipo de máquina está sendo utilizada. Motoristas profissionais, que trabalham com veículos de transporte de carga, por exemplo, devem ser responsáveis, verificando sempre fluídos de freio e óleo do motor, assim como a qualidade dos pneus.

Para seguir as normas indicadas pela legislação trabalhista brasileira, as fábricas, indústrias e construtoras, principalmente, devem procurar fornecedores das empresas de epi e comprar todo o material conforme os trabalhos que serão realizados.

Desta maneira, com um planejamento pode ser colocado em prática e ter todos os equipamentos de segurança individuais disponibilizados a partir do momento da entrada do funcionário no trabalho.

Apesar de parecer que apenas em locais como indústrias e canteiros de obras que os equipamentos de segurança individual são obrigatórios, clínicas médicas e empresas de segurança também precisam oferecer a seus funcionários, dependendo da área em que está sendo realizado o trabalho, um equipamento adequado.

Daí a importância em ter uma gestão de saúde ocupacional no ambiente de trabalho, atendendo de forma pontual cada indivíduo, indicando os procedimentos de segurança em todos os segmentos.

É preciso verificar as características de cada ambiente de trabalho, para que se justifique a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção individual, conforme as normas de segurança de cada segmento.

Os riscos são classificados de acordo com a área de atuação e podem ser divididos em :

  • Riscos físicos, causados por maquinário e alteração de temperatura;
  • Riscos químicos, no trabalho da indústria química;
  • Riscos biológicos, ligados à área de saúde;
  • Riscos ergonômicos, que causam fadiga muscular.

Há riscos provocados por terceiros, que podem envolver os profissionais que estão trabalhando dentro de uma empresa, em uma área a ser explorada. Estes riscos envolvem máquinas defeituosas, ou ataque de animais peçonhentos.

Trabalho de risco nas alturas

A segurança do trabalho é um modo de garantir, para os trabalhadores e para a empresa, que todos os riscos serão calculados e evitar ao máximo qualquer situação que coloque um profissional em situação de perigo.

Por isso, o fornecimento de equipamentos de proteção individual devem ser obrigatórios.

Estes equipamentos devem servir como segurança, protegendo a cabeça e os membros dos trabalhadores, sobremaneira em serviços que apresentam alto índice de periculosidade.

Os profissionais que trabalham na manutenção predial externa precisam de equipamentos eficientes, que atendam as necessidade de alcance, do térreo ao último andar, independente do tamanho da construção.

Para realizar a limpeza de janelas, na parte externa de um prédio, o limpador precisa utilizar um equipamento que suporte seu próprio peso, além das ferramentas que são utilizadas para lavar os vidros.

O uso de cinto de segurança é primordial, pois garante que os ventos, caso venha a acontecer, não o balance e provoque um acidente.

Mesmo que o equipamento de elevação seja cercado, é preciso que tudo fique devidamente preso, evitando até mesmo que as pessoas que estão no solo não sofram nenhum acidente com produtos que possam cair da plataforma.

Seguindo as normas de segurança e as leis trabalhistas, há também a obrigatoriedade, no caso de trabalhos realizados nas alturas, do fornecimento de um trole para linha de vida, que permite a movimentação horizontal e vertical do trabalhador, conforme a necessidade de alcance.

A adaptação às leis trabalhistas ofereceu segurança aos trabalhadores e uma maneira de manter as empresas responsáveis pela equipe de trabalho.