Entenda como evitar a insolação durante a viagem

Entenda como evitar a insolação durante a viagem

insolação

 

A insolação acontece quando você se expõe ao sol ou a temperaturas muito altas por um longo período. O seu organismo, com uma temperatura limite, para funcionar corretamente, não consegue mais mantê-la. 

Então, mesmo que você sue — um dos métodos para diminuir a temperatura —, em algum momento seu corpo não dá mais conta de fazer isso e a temperatura se eleva. Por isso, durante uma viagem, além dos cuidados com a pele e o uso do protetor solar, você também deve se preocupar com a insolação e desidratação.

 

Confira abaixo o que você deve fazer para evitar o problema e garantir uma viagem tranquila.

Evite exposição prolongada ao sol

Ficar muito tempo tomando sol pode ser perigoso não apenas por causa das queimaduras, mas pelo risco da insolação. Vai para praias ou hotéis com piscina? Se exponha ao sol apenas antes das 10h e após as 16h. Além disso, capriche no protetor solar.

 

Outra dica é revezar um pouco os locais. Tome sol, para pegar aquele bronze, depois coloque um chapéu ou boné e vá tomar um banho de mar. Depois, volte para debaixo do guarda-sol ou vá para um local com sombra.

Beba bastante água

O ideal é beber ao menos dois litros de água por dia, intercalando com outras bebidas saudáveis, como a água de coco e os sucos naturais. Preste atenção no quanto está ingerindo líquidos, pois, na animação da viagem, pode deixar isso um pouco de lado.

 

O truque é o mesmo de quando você está na sua cidade. Leve uma garrafinha de água com você, preferencialmente os modelos que mantêm o líquido fresco por mais tempo.

Use um bom filtro solar

O filtro solar deve ser o fiel aliado dos viajantes, ainda mais se a ideia é passar um tempo na praia ou curtir a piscina. Opte pelo FPS mais alto para o seu tipo de pele e reaplique o protetor após entrar na água.

 

Mais do que evitar queimaduras, o filtro solar protege a pele contra os raios UVA e UVB, prevenindo o câncer de pele.

Evite as bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas tendem a ser tentadoras nas viagens, principalmente se o dia estiver quente. No entanto, elas são grandes vilãs da hidratação e podem contribuir para a insolação. 

 

Isso significa que você não pode tomar uma cervejinha ou caipirinha? Até pode, mas não abuse. Dê preferência para a água e as bebidas saudáveis. O motivo é bastante simples: o álcool é diurético e fará você perder líquido mais rapidamente por meio da urina.

Use chapéu e guarda-sol

Além do protetor solar, você pode apostar em outros métodos para se proteger do sol e do calor. O chapéu de abas largas é um ótimo aliado, assim como o guarda-sol. Enquanto estiver fora da piscina, mantenha o chapéu ou um boné na cabeça, retire apenas para entrar na água e se for mergulhar.

 

O guarda-sol pode ser substituído por uma tenda quando há mais pessoas envolvidas, o importante é ficar em um local protegido dos raios solares.

Aposte nas roupas com proteção UV

As roupas com proteção UV ajudam a prevenir queimaduras e a exposição aos raios solares. São camisetas usadas na praia ou na piscina, feitas de tecidos leves e refrescantes.

 

Eram muito comuns entre os surfistas, mas agora qualquer pessoa pode utilizá-las e aproveitar o sol com mais tranquilidade.

Abuse do ventilador e do ar-condicionado

Como a insolação também é causada pela elevação de temperatura, vale evitar ambientes muito quentes e abafados. Quando puder, ou sentir que está muito calor, ligue o ar-condicionado ou o ventilador.

 

Os aparelhos vão ajudar a diminuir a temperatura e refrescar o corpo. Manter janelas abertas também é uma opção, caso não goste muito do ar-condicionado.