Equipamentos anti-incêndio para proteção do ambiente corporativo

Equipamentos anti-incêndio para proteção do ambiente corporativo

Dentre os muitos investimentos a serem feitos para um bom funcionamento de instalações residenciais e comerciais, para que se ateste a sua segurança e possam ser usados com tranquilidade e confiabilidade. podemos destacar os itens relacionados à prevenção de incêndio.

Itens de segurança contra incêndios, devidamente instalados, bem como a estruturação correta das instalações, são fundamentais para a concessão de uso pelo público, por meio do corpo de bombeiros.

Vejamos alguns equipamentos contra incêndios que oferecem mais segurança aos frequentadores do local.:

  • Sprinkler;
  • Extintor de incendio;
  • PCF;
  • Central de alarme de incêndio.

Equipamentos e como utilizá-los

Sprinkles são os equipamentos mais comuns utilizados em construções para controlar focos de incêndio.

São instalados em rede, ao longo de toda a estrutura e, no momento em que os sensores detectam um aumento de temperatura até um limite pré-determinado, os sprinklers são acionados automaticamente para evitar que um possível foco de incêndio se espalhe.

O extintor de incendio também é um equipamento obrigatório, tanto em prédios comerciais quanto em prédios residenciais. Existem dois tipos de extintores: H20 e CO2. Os extitores de H2O são indicados para incêndios oriundos de materiais comuns e orgânicos.

Já os extintores de CO2 são recomendados para incêndios causados por danos elétricos em geral. Todos os extintores possuem exigências de segurança em sua instalação, para que sejam corretamente utilizados em caso de emergência.

Por exemplo, ter um metro quadrado ao redor, completamente livre, para que possa ser acessado em caso de necessidade.

Extintores também precisam estar sinalizados no local de instalação, tanto com placas de sinalização quanto com sinais na parede, onde serão instalados. Tudo é pensado para facilitar o acesso aos equipamentos.

Geralmente, esses locais também contam com luz de emergencia em caso de panes elétricas, para garantir a segurança de todos.

Outros equipamentos de controle de incêndio

A porta corta-fogo é uma tecnologia desenvolvida para evitar que, em casos de incêndio, o fogo e a fumaça invadam os outros cômodos. A ideia é garantir mais segurança e proteção aos frequentadores do local.

Para compra, os equipamentos podem ser encontrados por diferentes preços, dependendo do modelo. Todos os modelos estão disponíveis para compra, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais.

A Central de alarme de incêndio convencional pode ser instalada em qualquer ambiente, seja residencial ou comercial. É um equipamento moderno e compacto, munido de alarmes sonoros e lâmpadas para alertar sobre um possível foco de incêndio que esteja acontecendo.

Esse equipamento vem com vários pontos de sensor para que sejam instalados em diversos pontos da edificação e assim cobrir uma extensa área.

Também conhecido como boca-de-incêndio, a caixa de incêndio é uma guarida, geralmente instalada nos andares térreos das edificações, que abriga equipamentos de combate a incêndios, como mangueiras acopladas a registros de controle de saída de água.

Esse tipo de equipamento é bastante eficiente para o combate de focos de incêndio, principalmente quando as chamas já ganharam maior intensidade, sendo muito importante para garantir a segurança contra incêndios nos edifícios.

A Caixa de hidrante instalada nos prédios residenciais e comerciais devem ser operada pelo Corpo de Bombeiros, em caso de incêndio. Além da mangueira, as caixas devem conter o esguicho regulável e chave de mangueira.

Porém, esses modelos são recomendáveis para prédios residenciais e comerciais. Existem, ainda, os hidrantes de solo, que estão instalados nas ruas, em locais específicos, para uso do Corpo de Bombeiros. O acesso, tanto do hidrante quanto a chave de acionamento são de posse dos bombeiros.

Tantos esses tipos de hidrantes quanto outros modelos não citados, precisam seguir normas técnicas de instalação que estejam de acordo com as exigências do corpo de bombeiros para atestar o perfeito funcionamento. Principalmente quando vistorias regulares são realizadas em edificações.

Seguir todas as especificações técnicas referentes a segurança e prevenção de incêndios é uma garantia de bem-estar e tranquilidade tanto para o proprietários do edifício quanto para os moradores do prédio ou funcionários e frequentadores de prédios comerciais.

Atendendo todas as recomendações exigidas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, a obediência a essas normas assegura a todos proteção. Lembre-se d eque Investimentos em segurança nunca são demais.

Pesquise preços realize orçamentos até encontrar os valores ideais para o seu orçamento. Fazendo isso, todos frequentarão o local de maneira segura.