Espaços de coworking

Espaços de coworking

coworking

Neste texto, falaremos sobre coworking e empreender, que são as palavras do momento, porém poucas pessoas entendem o que elas significam. De modo geral, empreender significa arriscar com uma esperança de lucro que pode se concretizar ou não.

Assim, podemos concluir que empreender é uma atitude de retornos incertos. O fato é que esse caminho é muito mais difícil quando se está sozinho.

É nesse momento que surgem o que chamamos de espaço de coworking.

A palavra tem diversas definições, sendo a que vamos utilizar, a que diz que o coworking é um tipo de movimento de pessoas, com ideias, empresas com projetos e também comunidades que querem compartilhar e fazer negócios mais significativos e modernos.

Assim, o escritório perde a característica modular individual, e torna-se uma sala comercial compartilhada.

Para entendermos como funciona esse novo modelo de empreender e fechar negócios, precisamos compreender como funcionava a estrutura tradicional, para então colocar uma nova perspectiva em pauta.

Escritórios tradicionais e escritórios de coworking

Os escritórios tradicionais eram espaços pequenos ou grandes com porta de vidro ou de metal, dependendo do orçamento, e o lugar é só da empresa, porém, você precisa arcar com tudo como:

  • Aluguel;
  • Contas;
  • Limpeza;
  • Infraestrutura.

Além do mais, se você for um pequeno empresário, você trabalhará de forma solitária, já que são poucas as pessoas que vêm ao escritório.

Já os escritórios de coworking têm uma nova visão, com o intuito de não ser um espelho, mas uma nova forma de fechar negócios, que se baseia na colaboração.

É um lugar em que você divide o espaço com profissionais de ramos iguais ou que estão atrelados ao seu, dessa forma podendo ocorrer cooperação entre jobs.

Além do mais, o que antes era uma grande dispensação do orçamento, agora os custos são diminuídos, já que você divide todas as despesas com as pessoas que compartilham o espaço.

Assim, os espaços de coworking têm planos de utilização que podem ser usados mensalmente, por hora ou então por semana.

Esses espaços não são como os escritórios em condomínios empresariais. Aqui, as pessoas se relacionam e cada empresa é totalmente independente da outra.

A relação acontece de forma natural. Dessa forma, um espaço de coworking pode ser em um local com fechamento de varanda, como dentro de um shopping.

Entendendo melhor o coworking

Para entender melhor o coworking, é necessário entender que a visão de mercado se modificou ao longo dos anos e que os espaços também seguiram o mesmo caminho.

Na era do coworking, não somente as varandas são compartilhadas, todo o espaço é utilizado por mais de uma empresa, inclusive os recursos daquele local.

Assim, de maneira geral, o espaço de coworking auxilia no estabelecimento de relações de trabalho com outras pessoas de outras empresas, fomentando o mercado por meio do newtworking profissional que é possibilitado por esse modelo moderno.

Por exemplo, você trabalha em uma empresa de varejo e conhece alguém de uma fábrica de tecidos. Essa pessoa que frequenta os mesmos espaços que você, pode acabar fechando um negócio como fornecedor para desenvolver suas peças, por exemplo.

Muitos espaços podem ser usados comunitariamente, como salas de reuniões, área de impressoras, serviços terceirizados, salas de café, e, em alguns espaços, há serviços de secretaria.

Benefícios do uso do coworking

A primeira delas é que você não precisa se preocupar em saber se a cortina de vidro varanda está quebrada. Isso porque o dono do local sempre revisa todos os equipamentos.

Assim, podemos citar como características das empresas de escritório compartilhados:

Flexibilidade

A flexibilidade é o grande motivo por que o coworking tem crescido tanto, pois você pode usar o espaço quando quiser, podendo usar uma ou mais vezes na semana.

Grande parte dos coworkings funcionam de maneira contínua nos fins de semana, assim, para quem não tem uma rotina, ou prefere trabalhar de Domingo a Domingo, é uma boa pedida.

Complemento do home office

O coworking pode ajudar na concentração, inclusive porque o home office, em alguns sentidos, permite um pouco a distração. Assim, esses espaços se tornam uma grande alternativa para sair desse processo.

Dessa forma, vimos que os novos escritórios são a nova pedida, pois eles vão garantir o futuro e também permitir que negócios novos sejam fechados em períodos de tempo mais rápidos.