Ferramentas de marketing digital para tornar seu negócio mais eficaz

Ferramentas de marketing digital para tornar seu negócio mais eficaz

vendas

Marketing Digital pode ser considerado como o ato de comercializar ou vender produtos ou serviços usando táticas online. 

Assim, pode-se dizer que o marketing digital inclui todos os esforços que uma marca faz no mundo virtual. 

A importância dessas estratégias decorre do fato de que mais da metade da população mundial usa a Internet hoje. 

E esse número continua crescendo: de acordo com a Pew Research, a porcentagem de usuários adultos da Internet aumentou 5% nos últimos três anos. 

Isso já mostra a importância do marketing digital hoje. E isso é abordado no texto abaixo que explora os benefícios, estratégias e outras informações  do marketing digital. 

Por que o marketing digital é tão importante 

Um dos grandes princípios do marketing tradicional se baseia em vender o produto certo para a pessoa certa na hora certa. 

Para tanto, diversas práticas podem ser utilizadas para levar o produto ao conhecimento dos consumidores, para desenvolver um relacionamento mutuamente benéfico tanto para as empresas quanto para as pessoas. 

E no marketing digital não é diferente. No entanto, como esse tipo de marketing chega ao público é feito de diferentes maneiras. 

Um fato que muitas empresas relutam em aceitar é que a maioria das decisões de compra começa  online. 

Isso significa que, antes de  comprar produtos de esporte, uma pessoa pesquisa na Internet suas melhores opções e lê as opiniões e avaliações de outros consumidores para garantir que está tomando a melhor decisão de compra. 

O consumidor, portanto, não é mais alguém que aceita tudo o que lhe é oferecido, mas  um ser ativo que dita as regras. 

Nesse sentido, à medida que o consumidor desenvolve um novo comportamento de compra, é necessário se adaptar a tal situação. 

Investir em marketing digital para empresas é a melhor forma de garantir a qualidade das informações em toda a experiência online de um potencial comprador. 

Algumas  vantagens adicionais do marketing digital podem ser citadas como: 

  •  Coloca a marca em foco; 
  •  A comunicação com os clientes aumenta; 
  •  A marca pode aparecer em várias áreas; 
  •  A empresa torna o processo de compra mais eficiente. 

Além disso, é importante destacar que o marketing digital pode ser utilizado por todo tipo de empresa, desde pet até, por exemplo, empresas de educação.

As  estratégias de marketing digital mais importantes 

Considerando o conceito e as vantagens do marketing digital explicados acima, o texto aborda as estratégias mais utilizadas pelas empresas no mundo virtual: 

  •  Email marketing; 
  •  Marketing de Conteúdo; 
  •  Ferramentas do Google; 
  •  Redes sociais. 

 Contribua para o E-mail Marketing 

Quando falamos em e-mail marketing, muitas pessoas pensam no famoso “spam”. 

Eles já associam isso a algo ruim. Isso  porque muitas empresas, como empresas de transcrição, cometem o erro de comprar listas de e-mail de internautas para enviar informações sem sequer saber se essas pessoas estão interessadas. 

No entanto, a realidade pode ser completamente diferente. O marketing por  e-mail feito da maneira certa pode ser muito benéfico para uma empresa, pois pesquisas mostram que 75% dos usuários adultos da Internet dizem que o marketing por e-mail é a forma mais adequada de marketing que podem fazer. 

O e-mail marketing pode ser considerado em sua definição mais simples como uma forma de promover um negócio específico como cursos de saúde, por meio de e-mail. 

Esse tipo de marketing é capaz de desenvolver relacionamentos com potenciais consumidores e manter os clientes atuais  informados e proporcionar benefícios que fidelizam o consumidor à marca. 

Os benefícios do e-mail marketing podem ser ainda mais significativos se um cliente tiver uma experiência satisfatória com determinada empresa e, portanto, está interessado em novas ofertas. 

No entanto, o sucesso do e-mail marketing deve-se principalmente ao fato de ser altamente personalizável e, portanto, direcionado a grupos-alvo específicos. 

Algumas atividades podem ser mencionadas, como empresas de marketing para drogarias que enviam ofertas especiais por e-mail para  determinado cliente em seu aniversário. 

Isso faz com que o consumidor crie uma afinidade maior com a empresa, priorizando as compras potenciais. 

Desta forma, uma empresa pode obter diversas vantagens, muitas das quais assentam na facilidade de implementação de medidas de email marketing e nos baixos custos deste tipo de marketing.

O que é  marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se concentra na criação e distribuição de conteúdo valioso, interessante e consistente na Internet para atrair um público claramente definido. 

Além disso, essa técnica de marketing pode levar potenciais consumidores a uma transação de compra. 

No entanto, como o marketing de conteúdo pode ser tão valioso hoje, as empresas estão sempre inundando os usuários com conteúdo que não é interessante ou valioso (como spam). 

A explicação básica que se aplica a todas as técnicas de marketing é que o conteúdo de qualidade é realmente eficaz em termos de lucro do negócio. 

Isso significa que o conteúdo deve ser direcionado a exatamente uma pessoa. 

Por exemplo, uma empresa que implementa um serviço de pintura eletrostática sabe que, para aumentar os  lucros,  não pode simplesmente escrever  termos técnicos para que especialistas editoriais leiam: esse não é o objetivo do marketing digital. 

O objetivo é que as pessoas que precisam deste serviço tirem suas dúvidas e saibam mais sobre esse tipo de serviço. 

Afinal, quem não sabe não se importa. E é por meio do interesse que é possível aproximar cada vez mais o potencial consumidor do evento de compra. 

Conhecendo as ferramentas do Google 

Neste ponto, você já pode ver que o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de construir sua marca online. 

A criação de conteúdo é uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) que visa melhorar o ranking de um negócio quando alguém pesquisa um tópico específico. 

Portanto, se uma pessoa pesquisar no Google por exemplo “empresas de design grafico“, é mais provável que a empresa apareça no topo da pesquisa se for uma  produtora de conteúdo relevante sobre o tema. 

Isso ocorre porque os algoritmos dos mecanismos de pesquisa são capazes de priorizar o conteúdo. 

No entanto, este não é o principal papel do Google para as empresas. Este buscador possui diversas ferramentas para marketing digital como: 

  •  Google Trends; 
  •  Barômetro do Consumidor; 
  •  Google AdSense e AdWords 
  •  Market Finder; 
  •  Pesquisas do Google. 

Essas ferramentas são gratuitas e muito eficazes para criar uma estratégia de marketing internacional. 

A pesquisa de mercado também pode ser usada para coletar informações sobre os hábitos do consumidor, a fim de  desenvolver campanhas publicitárias adequadas.

Trabalhando com redes sociais 

As redes sociais também são muito importantes nas estratégias de marketing digital. 

Possuir um negócio (como uma marca de gestão de documentos eletrônicos) sem  uma estratégia de mídia social bem definida (ou seja, os esforços de mídia social de uma marca) é como  um empresário abrindo um negócio sem contar a ninguém.

Isso porque, de acordo com os dados da pesquisa, cada terceira pessoa está ou esteve conectada a redes sociais  como Facebook, Twitter, Instagram, etc. 

A presença nessas redes é muito importante para uma empresa mostrar seu papel na Internet. 

A criação de um perfil público nas redes sociais permite que os consumidores construam relacionamentos saudáveis ​​com as empresas, pois a comunicação é bidirecional. 

Ou seja, por exemplo, uma empresa que vende sacolas personalizadas para eventos pode tirar dúvidas, responder comentários, coletar sugestões e receber críticas  por meio de campos especiais dessas plataformas. 

Nesse sentido, olhando para os temas abordados no texto acima, percebe-se a importância do marketing digital no cotidiano das pessoas e  empresas. 

A dedicação ao mundo virtual e à Internet mostra que a marca está um passo à frente  das demais, pois decidiu fazer parte desse grande desenvolvimento tecnológico que surge hoje e muda as relações da  sociedade. 

Portanto, ser digital significa estar em todos os lugares ao mesmo tempo.