Flores que se adaptam ao deserto

Flores que se adaptam ao deserto

Os desertos são conhecidos por ter um dos climas mais extremos da terra, no explica William Hashimoto, da Floricultura de Coroa de Flores, Existem algumas flores que se adaptam ao deserto. “É um local com um terreno que possui solo arenoso e extremamente seco”, reforça Hashimoto. Mas, existem flores que se adaptam ao deserto.

E as principais características das plantas do deserto são: presença de espinhos, poucas ou até mesmo ausência de folhas pequenas — para que não ocorra a perda de água —, raízes profundas para facilitar a absorção de água de lençóis freáticos e alta capacidade de armazenamento de água em seus caules e raízes. 

Mas, quais as espécies que fazem parte dessa lista exclusiva de flores que se adaptam ao deserto? Veja abaixo as 5 mais famosas.

Saguaro: Um cacto alto que é extremamente abundante nas regiões desérticas das Américas e é essencial para fornecer abrigo, proteção e alimento para uma variedade de animais, incluindo humanos. Uma de suas características mais estranhas é a capacidade da planta de inchar para armazenar água, aumentando muito seu peso. 

Arbusto de creosoto: É uma planta rasteira e muito bonita de se ver, principalmente na época da floração, que vai de fevereiro a agosto. Sua importância está em seu papel de hospedeiro, pois é um refúgio para um grande número de insetos do deserto.

Palmeira: Outra planta do deserto nativa da África, distingue-se das outras pela altura que atinge, pois, árvores altas não são comuns em desertos. Esta planta prefere solos arenosos e altas temperaturas.

Aloe ferox: Embora seu nome lembre facilmente aloe vera, é uma planta diferente que só pode ser encontrada perene na África do Sul. Embora ofereçam alguns benefícios aos humanos, eles são limitados porque é impossível cultivá-la fora de seu habitat.

Adenium obesum: Rosa do deserto, também conhecida como flor do deserto, é uma planta originária do Sul da África e da Península Arábica. O seu nome científico é Adenium obesum estas plantas podem alcançar os 4 metros de altura e um metro e meio de largura.