Gerenciando uma loja de impressoras

Gerenciando uma loja de impressoras

impressoras

Para quem deseja montar um negócio com impressoras precisa saber que para ter um empreendimento completo será necessário abranger diversos aspectos envolvendo esse produto.

Conserto, aluguel e venda impressora são os tipos de serviços que devem ser oferecidos. Conheça alguns itens relacionados a montagem de um negócio deste tipo:

Tipos de impressora

Ao trabalhar com a venda e aluguel de impressoras, é preciso saber que existem modelos variados para cada finalidade e quem vai vender, alugar ou consertar deve conhecer pelo menos os tipos mais populares, que são:

  • Impressora matricial;

  • Impressora jato de tinta;

  • impressora laser;

  • Impressora Plotter;

  • Impressora de tinta sólida;

  • Impressora de sublimação;

  • Impressora multifuncional.

A impressora matricial é um tipo bastante específico, pois visa a impressão de folhas de pagamento e também de notas fiscais, sendo, portanto, muito requisitada por empresas.

A impressora jato de tinta é uma das mais populares do mercado, sendo encontrada tanto em escritórios quanto no uso doméstico.

A impressão é feita por meio de gotas que são liberadas a partir de cartuchos contidos no equipamento.

 Comprar impressora brother jato de tinta será o desejo da maior parte dos clientes que procuram por esse modelo.

O tipo a laser oferece qualidade superior de impressão que o modelo a jato, sendo comumente adotada em escritórios.

Ao invés do cartucho, esse modelo usa um toner de tinta em pó, o que permite a fixação do material ao papel.

A do tipo Plotter faz impressões em alta escala e com qualidade superior para banners e faixas promocionais.

É possível que esses modelos também trabalhem com corte, sendo muito útil para a fabricação de adesivos.

Esse modelo tem um uso bastante específico também, sendo usado basicamente por empresas que atuam nesse segmento. A impressão também é feita por jato de tinta.

Aluguel de impressoras preço pode ser vantajoso nesse caso, para empresas que não fornecem esse serviço diretamente, mas precisarão fazer um serviço pontual.

Já a de tinta sólida utiliza blocos sólidos de tinta, derretidos no processo de impressão para fixação no papel.

Esse tipo de impressora é muito comum no ambiente industrial, para uso em embalagens, por exemplo.

A impressora de sublimação faz a substituição do cartucho de tinta por esse processo de impressão. Um filme converte as cores em gás, que é aderido pelo papel e fixado nele.

Geralmente, são usados papéis especiais para esse processo.

Além do papel, esse processo pode ser aplicado em tecidos, peças de alumínio e aço inox. Esse é um tipo bem específico e, por essa razão, tem custo elevado para aquisição.

A impressora do tipo multifuncional é muito popular, principalmente no uso doméstico, porque além de imprimir, ela também escaneia, revela fotos digitais, envia fax e atua como copiadora.

São vários produtos em um único aparelho!

Gerenciamento de negócios

Uma vez conhecidos os tipos de impressoras que podem ser oferecidas ao público, seja qual for a finalidade de oferta ao público, aluguel, venda ou conserto, é essencial, antes de dar qualquer passo, montar um bom plano de negócios para estruturar corretamente a fundação da empresa e fazer com que ela seja bastante sólida.

A análise do mercado é o primeiro passo a ser dado. É preciso saber quem são os potenciais clientes, concorrentes, ponto de instalação do negócio, etc.

Deve-se verificar também a disponibilidade de recursos, que vai desde o investimento inicial, até as despesas mensais e a previsibilidade de receitas. Isso fundamenta a tomada de decisões sobre o negócio.

Uma vez que o empreendimento se mostre viável, começa a etapa de instalação e aquisição de equipamentos necessários.

Estando tudo pronto para início das operações, é essencial adquirir um Programa para gerenciamento de loja.

Esse programa será responsável por operacionalizar todo o fluxo de trabalho de forma eficiente e informatizada.

Com esse tipo de processo é possível instaurar um controle de toda a área administrativa, como estoque e almoxarifado, área financeira, controlando gastos e receitas, e área de vendas, otimizando todo esse fluxo, economizando tempo e garantindo eficácia.

Outro aspecto a ser considerado é a contratação de bons profissionais, desde atendentes especializados nos produtos para venda e locação e, claro, bons técnicos para a oferta de conserto de impressoras.

Montar uma loja de impressoras pode ser um negócio muito rentável, devido ao fato de ser uma oferta muito específica, um nicho não muito explorado, oferecendo, assim, uma grande oportunidade a quem decide investir nele.