Habilidades motoras de manipulação: o que são e como treiná-las

Habilidades motoras de manipulação: o que são e como treiná-las

habilidades

Arremessar, chutar e receber objetos são atos que desenvolvem as habilidades motoras de manipulação em crianças e em adultos

 

Muitos especialistas alegam que a infância é a fase mais importante para a formação de uma pessoa: é nela que traços de personalidade serão criados e em que hábitos e costumes serão aprendidos. 

 

Além disso, essa é a fase do desenvolvimento de habilidades sociais e motoras, o que faz com que seja necessário integrar a criança a atividades, como em escolas e em cursos, e apresentá-la a esportes e a equipamentos esportivos para que essas habilidades sejam criadas e utilizadas com o passar dos anos de sua vida.

 

Para o desenvolvimento de seu físico, as habilidades motoras são fundamentais a fim de que, no futuro, a criança esteja suficientemente treinada em relação aos movimentos fundamentais: manipulação, locomoção e estabilização.

 

Neste artigo, vamos falar sobre habilidades motoras de manipulação e sobre como treiná-las para que elas sejam desenvolvidas em crianças — e em adultos também. Vamos lá!

 

O que são habilidades motoras?

 

Habilidades motoras são traços que as pessoas possuem e estão diretamente relacionadas ao desempenho delas em tarefas ou em atividades físicas. 

 

Apesar de haver a crença de que elas são estabelecidas geneticamente — ou seja, através de genes vindos dos pais, dos avós e dos outros antepassados de um indivíduo —, muito se fala sobre a possibilidade de treiná-las de acordo com a necessidade da pessoa.

 

Ou seja, é possível treinar determinadas habilidades em um jogador de futebol, habilidades essas que são diferentes das habilidades treinadas por um ginasta e por um skatista.

 

Como elas se dividem?

 

As habilidades motoras se dividem em três categorias: as locomotoras, as estabilizadoras e as manipuladoras.

 

Correr e saltar são habilidades motoras classificadas como locomotoras ou de locomoção. 

 

Todo movimento que permita à pessoa se deslocar de um ponto para o outro, seja na horizontal ou na vertical, é considerada uma habilidade de locomoção. Nessa categoria, também se encaixam gestos como o ato de andar.

 

Já as habilidades motoras estabilizadoras são aquelas que permitem que a pessoa mantenha ou recupere o equilíbrio, como rolar e se equilibrar. 

 

Por último, existem as habilidades motoras de manipulação, sobre as quais falaremos no próximo tópico.

 

O que são habilidades motoras de manipulação?

 

Habilidades motoras de manipulação são as habilidades motoras que permitem que a pessoa tenha um relacionamento motor com os objetos e consiga interagir com eles.

 

Por isso, quando vemos crianças aprendendo a chutar e a arremessar bolas ou a segurar objetos, por exemplo, estamos vendo o desenvolvimento de suas habilidades de manipulação. 

 

Além de chutar, arremessar e segurar, outras habilidades de manipulação são receber objetos, rebatê-los e fazê-los quicar.

 

Como elas são treinadas?

 

Essas habilidades são treinadas através de exercícios físicos! Por isso, Educação Física é uma das matérias mais importantes para o desenvolvimento das crianças em idade escolar.

 

Cada esporte aprendido ajuda a desenvolver cada um dos atos relacionados às habilidades de manipulação, como veremos agora.

 

Arremessar

O ato de jogar um objeto para alguém ou buscando atingir um alvo é uma das habilidades de manipulação, capacidade que pode ser treinada por meio da prática de esportes como handebol e boliche ou brincadeiras como queimada.

 

Chutar

O ato de chutar treina diferentes partes do pé, como peito, chapa, calcanhar, bico e a parte de fora, sendo treinado com a prática de esportes como futebol e futebol americano.

 

Receber

O ato de segurar um objeto ameaçado ou chutado com as mãos é treinado a partir da prática de esportes e de atividades coletivas, como futebol — na posição de goleiro —, handebol e basquete. 

 

Rebater

O ato de bater em um objeto arremessado sem segurá-lo e deixá-lo parado é muito praticado em esportes como beisebol, tênis, peteca e taco, além de atividades sem o auxílio de materiais.

Quicar

Bater a bola ou outro objeto no chão e fazê-lo voltar para as mãos é uma prática comum do basquete e do handebol.