Lanchonetes: inovação tecnológica para administração

Lanchonetes: inovação tecnológica para administração

administração

Investir em um negócio próprio demanda um capital, conhecimento da área em que atuará e coragem para encarar o mercado, os clientes e a concorrência.

Se um empreendedor entende de administração e possui parcerias comerciais com fornecedores, é uma oportunidade em oferecer novos produtos e serviços para um mercado consumidor ávido por novidades.

Uma lanchonete, por exemplo, é sempre um ponto de referência quando os lanches são saborosos, com um atendimento diferenciado e simpático, com bebidas geladas para acompanhar os diversos tipos de hambúrgueres, cachorros-quentes e demais produtos que podem ser servidos nesse tipo de ambiente.

É importante ressaltar que o mercado oferece uma série de equipamentos que podem ser empregados em um estabelecimento comercial, além dos necessários, fogões, chapas para lanches, geladeiras e congeladores.

Tecnologia alcança estabelecimentos comerciais

Os tablets e celulares fazem parte da vida de muitas pessoas, principalmente, nos grandes centros urbanos, onde é possível realizar várias tarefas por meio de aplicativos dedicados para esses equipamentos.

O desenvolvimento de um cardápio digital pode adiantar os serviços da equipe de atendimento, assim como a possibilidade de oferecer a clientes que não podem estar presentes fisicamente, mas fazem seus pedidos diretamente de sua residência.

As possibilidades de atendimento se expandem quando a tecnologia é bem utilizada. As lanchonetes que adotam esse tipo de ferramenta devem saber separar o serviço de salão com o atendimento domiciliar.

Basta uma organização que a fatura pode ser muito atraente ao final do dia.

A partir do momento que o empreendedor está com a lanchonete aberta ele precisa entender que os consumidores querem ter a melhor experiência gastronômica, seja para saciar a fome ou para provar novos sabores e ingredientes.

Os cuidados devem ser redobrados quando o estabelecimento oferecer serviço de entrega a domicílio.

Os profissionais que levam os produtos até os consumidores devem estar devidamente trajados e uniformizados, até mesmo para uma identificação segura e reforço na divulgação da marca.

Informatização ajuda na administração de negócio

A tecnologia da informação atingiu de tal forma todos os segmentos ligados aos negócios que é impossível não encontrar um ambiente informatizado no dias atuais.

A automação comercial ajuda o empreendedor de diversas maneiras para uma administração adequada de seu estabelecimento.

Da mesma forma, que é possível reunir os dados de pedidos que foram realizados em um aplicativo exclusivo da lanchonete, tanto no salão de atendimento quanto nos produtos encaminhados para as entregas a domicílio, é possível controlar o estoque de produtos à disposição.

Os bloquinhos de notas podem ser substituídos por uma catraca com cartão magnético, onde a comanda identifica a entrada de um cliente e serve para a anotação dos pedidos realizados dentro do salão de atendimento.

Dessa forma, é possível identificar de maneira eletrônica tudo que foi solicitado, tudo em uma comunicação integrada.

Conforto também está no aroma local

A tecnologia é importante para o desenvolvimento de serviços prestados para clientes que estão acostumados com as ferramentas disponíveis no dia a dia de muita gente.

Ainda assim, é preciso identificar os funcionários de maneira correta, para que possa ser solicitado sua ajuda a qualquer momento.

Esse serviço é imprescindível, pois ainda existem pessoas que não estão acostumadas com toda a tecnologia disponível, ou podem possuir alguma dificuldade visual e precisar de toda a ajuda possível.

De todas as maneiras, a empresa deve disponibilizar um uniforme personalizado lanchonete para os funcionários, facilitando a identificação imediata.

Isso é importante até mesmo para reforçar a marca junto aos clientes, até mesmo aqueles que fazem as entregas domiciliares. A roupa adequada pode constar:

  • Logo;
  • Nome da empresa;
  • Identificação do funcionário;
  • Tecido confortável.

A ambientação pode remeter a diferentes temas, o que pode refletir nas vestimentas dos funcionários. Mas, o cheiro característico pode se manter no ar, sem agredir o olfato dos clientes que estão presentes no salão de atendimento.

Por isso, a cozinha deve contar com a instalação de uma coifa industrial para lanchonete, captando toda a fumaça de gordura e retendo em um filtro apropriado, para evitar poluição do ar externo.

Um empreendimento comercial precisa atender seus clientes de maneira correta, com um treinamento adequado para a equipe de atendimento e todos os demais colaboradores que contribuem para um ambiente agradável e confortável para todos.

A disposição de equipamentos tecnológicos também é um diferencial que ajuda na administração da empresa. A economia de tempo reflete em mais lucro e possibilidades de investimentos em outros setores, como expansão de negócios e abertura de novas lanchonetes e, por que não, até mesmo uma rede de franquias.