Loja virtual: vale a pena investir?

Loja virtual: vale a pena investir?

Loja

Para quem é dono de um negócio ou pretende investir em uma loja, deve entender a importância de acompanhar as inovações tecnológicas para atrair o cliente.

Além disso, é necessário pensar em como obter diferenciais competitivos diante da concorrência e por isso, quanto mais diferencial, maior credibilidade empresarial e consequentemente, maior atração por parte dos clientes.

Basicamente, para quem tem um negócio ou pretende abrir um, precisa definir os seguintes pontos de modo anterior:

  • Público-alvo;
  • Fornecedores;
  • Funcionários;
  • Investimento e capital de giro;
  • Local onde será a loja.

Sobre o local é importante ressaltar que existem uma alteração entre ter uma loja física para lojas em ambientes virtuais.

Sendo assim, ter um negócio não depende necessariamente de você ter uma loja física, com endereço local. Você pode ser proprietário de um negócio que tem sites de compras online e estar dentro do ambiente virtual.

O meio digital

No século 21, o uso de ferramentas tecnológicas por meio do digital já que comum em várias empresas. Inclusive, diversas empresas, mesmo tendo uma loja física, desejam expandir o seu negócio por meio de um site.

Isso permite que clientes de todo o país adquiriram seus produtos, aumentando sua visibilidade e credibilidade. Quem não está no ambiente digital, sem dúvidas, está perdendo vendas e a chance de criar novos clientes e parcerias.

Estar no meio digital representa ter seu site e algumas redes sociais onde o cliente pode conhecer seus produtos, descontos e promoções e ainda, adquirir presente criativos e realizar compras online.

Para utilizar a tecnologia, é importante pensar na criação de sites Curitiba  por meio de uma equipe de tecnologia de informação, além de conseguir certificados de segurança para o seu site, aumentando a credibilidade do site.

Para atingir os clientes no meio digital, é importante pensar em algumas técnicas de marketing, como:

  • Definir seu logotipo e identidade visual;
  • Pensar no marketing de conteúdo;
  • Tornar a página versátil, acessível e de fácil navegação;
  • Criar peças digitais de divulgação dos seus produtos.

Sendo assim, imagine que você é dono de uma loja de joias e deseja aumentar as vendas do anel de formatura folheado a ouro.

Para isso, você deve criar conteúdo sobre esse anel para publicação em seu site, elaborar fotos, vídeos e peças digitais para redes sociais, além de colocar a foto e informações desse anel em uma página inicial de destaque do seu site.

Isso atrai a visibilidade do cliente, pensando no aspecto teórico da arquitetura da informação, que visa aumentar a usabilidade, navegabilidade, responsividade e ainda, a acessibilidade do seu site.

Serviços que podem ser oferecidos na loja

Ainda pensando sobre uma loja de joias, por exemplo, você pode ter o seu mostruário de joias todo disponível em um ambiente digital, facilitando as compras do seu cliente.

A compra no ambiente digital ainda é um tabu para muitas pessoas, que têm medo de colocar seus dados, assim como informações bancárias.

Por isso, a construção de um relacionamento no ambiente digital torna-se ainda mais necessário, do que na loja física.

Por isso, a ideia é produzir conteúdo para sua empresa, solucionar os problemas e questões de clientes online de forma rápida e efetiva, obter certificados de segurança para o seu site.

Além disso, para atrair ainda mais a visibilidade dos clientes, é fundamental promover promoções em sua loja virtual. Como uma forma de participação, você pode pedir o e-mail dos clientes e enviar algumas novidades diárias, para aumentar a possibilidade de fidelização.

Por exemplo, na compra de um produto, sua loja pode enviar um vinho pequeno para lembrança. Os clientes gostam de receber brindes e essa entrega aumenta a fidelização do cliente.

É importante que esses brindes sejam entregues de forma personalizada, ou seja, com o logotipo e identidade visual da sua empresa.

Isso é importante para associar aquele produto à marca. A entrega de brindes ou presentes faz com que o cliente se sinta ainda mais especial e esses brindes podem ser variados, como um kit de temperos para presente, uma cesta de café da manhã, uma mochila, dentre outros.

O ideal é que os produtos tenham coerência com que você comercializa em seu site e que os produtos comprados pela internet cheguem no prazo correto que o cliente espera, pensando nessa logística de deslocamento do produto.